sábado, 6 de outubro de 2012

Karatê Kid 3

"E outra semente, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um" Mt.13:7
"Eu sou a videira, vós , os ramos.Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" João 15:5

Hoje assisti a a terceira parte do filme Karatê Kid, e como no primeiro, tirei algumas lições para minha vida que gostaria de compartilhar.
Até porque eu tinha orado muito a respeito de minha vida espiritual, se em algo eu havia errado ou se estava fazendo algo que não fosse da vontade de Deus.
A resposta veio através de pessoas e de como Deus tem agido comigo. Deus tem me abençoado e aberto portas de oportunidades e restaurado muitos sonhos...Ou seja: Deus abençoa quem está no caminho certo e verdadeiramente quer acertar e fazer a vontade de Deus.
E esse filme me ajudou a ver isso com mais clareza.
A história do rapaz campeão de karatê continua quando ele é desafiado a participar de um torneio para defender seu título. O mestre Myiagi se recusa treiná-lo, pois pensa que se for para fins egoístas, para apenas se sentir "o melhor", o karatê não tem sentido. O mestre questionou as motivações do rapaz em participar desse torneio e não concordou em inscrevê-lo na competição.
Depois de o grupo de desafiantes quebrarem a lojinha do sr. Myiagi e quase matarem uma rara e valiosíssima árvore bonsai, o rapaz aceita o desafio e se inscreve para o torneio.
Mas o mestre se recusa a treiná-lo, e o rapaz busca um mestre que se apresentou muito bom e simpático, disposto a treiná-lo de graça... Mas aí Daniel percebe que aquele mestre tem valores muito diferentes de tudo o que ele aprendeu, usava sua arte para o mal. O rapaz acabou se tornando uma pessoa diferente, mais agressiva e distante. Isso por causa da influência de seu novo mestre.
Acontece que Daniel era tão ingênuo que pensava que poderia manter esse flerte escondido de seu mestre Myiagi. O mestre, é claro, sabia de tudo, sabia que ele estava procurando solução para o seu problema com outro mestre. E cada dia Daniel chegava com um pé inchado, um ombro deslocado, fruto do seu treinamento que o transformaria em uma "máquina de matar".
O mestre curava suas feridas, perguntava o que estava acontecendo, mas só podia esperar em silêncio que seu aluno não se perdesse. Em uma cena muito bonita, o mestre Myiagi chora quando sente que Daniel está distante e diferente, ele olha para uma foto do rapaz e diz: "O coração de Myiagi fica tão vazio sem você, Daniel-san"
Mas o mestre do mal se revelou ser mesmo do mal, e que na verdade, não se importava nem um pouco com Daniel. E o rapaz é claro, pulou fora, nunca mais quis saber de vê-lo. Quando ele foi pessoalmente na academia dizer que não queria mais participar do treinamento, ele se vê em uma emboscada, e todos os inimigos do rapaz estavam com esse mestre do mal.
Nessa hora, aparece o mestre Myiagi para salvá-lo, bem na hora em que o rapaz precisava de ajuda.
É claro que o rapaz pede perdão ao seu mestre, diz que não sabia que seria assim. E que na verdade ele o fez por mágoa, já que o mestre se recusou a treiná-lo.
Aí o mestre Myiagi começa a treinar Daniel, mas o rapaz se sente indigno, afinal traiu o seu mestre e fez tudo diferente dos valores que tinha aprendido.
Aí vem a lição bonita do filme: o mestre Myiagi mostra a árvore bonsai que quase morreu e o rapaz se maravilha que ela esteja florescendo. O mestre diz: "Ela conseguiu porque tem raiz forte, assim como o karatê dentro de você. Não importa o que aconteça, se tem raíz forte, ele não se perde."
Depois de muito treino, Daniel vence o torneio, mas pelas motivações corretas: defender os valores de karatê de seu mestre.
Da mesma forma nossa vida pode ser como essa história, quando enfrentamos problemas e muitas vezes Deus se recusa em interferir, acabamos por nos entristecer e questionar a Deus e até pensamos em outros meios de conseguir o que queremos, acabamos flertando com outros mestres.
Quando você pensa que Deus não está te abençoando o bastante na vida financeira e resolve começar a jogar na loteria ou outros jogos de azar, você está flertando com outro mestre.
Quando você pede um relacionamento abençoado e ele parece não chegar e você procura na prostituição, você está flertando com outro mestre.
Quando você está com problemas ou deprimido e prefere beber e usar drogas ao invés de pedir ajuda a Deus, você está flertando com outro mestre.
Enfim.. Nunca deixe de estar do lado de Deus, ainda que pareça que ele esteja se recusando a te abençoar.Até porque existem situações na vida que nós mesmos criamos, e Deus não tem nada a ver com isso, como quando Daniel pede que o mestre Myiagi o inscreva no torneio. Quantas coisas pedimos a Deus por motivos egoístas e quando não temos o que queremos ainda nos achamos no direito de criticar e nos magoar com Deus. Ora, Deus é o mestre, não somos nós que damos ordens a ele, não temos o direito de dizer o que queremos como se Deus tivesse obrigação de fazê-lo.
Aí quando realmente estamos encrencados por algo que nós mesmos criamos, muitas vezes procuramos a resposta fácil, a resposta em outros lugares e nos esquecemos de Deus. Aí procuramos um mestre que nos diga, não a verdade, mas o queremos ouvir. E isso nos distancia da verdade de Deus, cada vez mais e mais até nos tornarmos frios e indiferentes. Acabamos influenciados por amigos, doutrinas, comportamentos e vícios. Sofremos,damos cabeçadas, e lá está Deus para tratar nossas feridas, mesmo sabendo que estamos sendo infiéis... e ele só pode chorar e esperar que uma hora voltemos a confiar e que nossos olhos se abram.
Mas uma confiança Deus tem em nós: se a raíz do que existem em nós é forte, não importa o quanto erramos, ela não vai se perder.
É como Jesus disse sobre a semente que caiu em boa terra, ela cresce e dá frutos. Assim somos nós, o evangelho verdadeiro plantado em nossos corações deve crescer e dar frutos. A nossa fé está firmada em Jesus, e devemos estar nele pois sem ele nada podemos fazer. Jesus é nossa raíz forte, com ele não há problema ou mágoa ou pecado que nos façam perecer.
Fuja de tudo o que te afasta de Deus, não espere ser tarde demais, não espere perceber que sua vida está diferente e fria por causa de influências de mestres do mal.
Quando eu realmente vi que estava me influenciando por causa de mestres do mal, resolvi sair fora o quanto antes, pois nada pode se colocar entre Deus e eu. Antes minha fé e meu testemunho a qualquer outra coisa. Quando o mestre se revelou ser do mal, Daniel saiu fora, pois viu o quanto estava se comprometendo, sabia que não que podia continuar a negar seus valores e tudo o que seu mestre ensinou.
Saia fora quando o mal se revelar, vai chegar uma hora em que você vai ter que escolher. Assim como o mestre do mal fez com Daniel, o falso mestre vai parecer muito bonzinho e vai fingir que se importa com você e vai querer te ajudar naquilo que você precisa. Vai te seduzir aos poucos e quando você se der conta, vai se tornar uma pessoa pior, fria e vai cada vez mais se parecer com o mestre do mal.
Não se deixe influenciar, o mal não se sustenta, não dá pra enganar alguém o tempo todo. Uma hora seus olhos vão abrir e você vai ter que decidir qual mestre seguir. Até certo ponto Deus permite, até para sua experiência que você flerte, assim como o mestre Myiagi, que sabia o que Daniel estava fazendo em segredo, mas quando ele precisou interferir, ele interferiu e tomou controle da situação. Foi necessário cair a capa do mestre do mal  para que Daniel tomasse sua decisão, Não adiantaria o mestre Myiagi falar ou aconselhar, Daniel não ouviria, pois na visão dele, ele tinha encontrado um mestre bom que estava disposto ajudá-lo.
Na minha vida isso aconteceu, e eu caí fora assim que a capa caiu, e foi bom que tenha chegado a esse extremo de o mal se revelar, pois de outra forma eu não ouviria ninguém.
Mas minha escolha foi os valores que aprendi com meu mestre, embora tivesse flertado, envergonhado e traído com outro mestre do mal que só me quebrou como o bonsai.
Mas o que Deus fez comigo e me ensinou é que ele me ama e minha fé foi provada, mas resistiu por ter uma raíz forte. E essa raíz é Jesus, aleluia!
Assim, firme suas raízes em Jesus e você não será abalado, não flerte com outros mestres, confie em Jesus e você será mais do que vencedor, você será um campeão!

Aurea Souza



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Karatê Kid








"O que eu faço, não entendes tu agora, mas entenderás depois” (Jo. 13:7)

Deus tem me falado muito, muito mesmo, sobre a paciência e sobre entender a soberania do Senhor e descansar, sabendo que ele tem tudo sobre controle.
Desde louvores que ouço até pregações na igreja, a palavra tem sido sempre "aquietar e confiar", o que é algo muito difícil, quando estamos tribulados ou não vemos a saída.
Até mesmo em um filme essa mensagem ficou muito clara para mim, e eu gostaria de compartilhar.
Estava eu assistindo o filme Karatê Kid, o primeiro da série, e não pude deixar de meditar em algumas coisas.
Trata-se da história de um rapaz que tinha um problema sério de perseguição e ainda tinha pouco tempo para aprender karatê para participar de uma competição.
Ele busca um simpático professor, o sr. Miyagi, e logo no inicío, antes de qualquer coisa, ele faz um pacto com o aluno: Eu me comprometo em ensinar o bom karatê, e você se compromete em aprender e sem questionar.
O rapaz vai todos os dias a casa do mestre para suas aulas, mas começa a ficar intrigado quando percebe que tudo o que ele faz é trabalhar pintando a casa, pintando a cerca, encerando o assoalho e lavando os carros do sr. Miyagi.
Já irritado com a situação, e tribulado, pois via que se aproximava o dia da competição e até o momento ele não tinha aprendido nada de karatê, ele vai tirar satisfações com o mestre.
Ele foi disposto a falar umas boas verdades e ir embora: Que mestre é você, que me prometeu ensinar karatê, mas não tenho feito nada a não ser trabalhar para você...cadê o karatê, e as minhas aulas?
Quando enfim, o sr. Miyagi revela ao jovem a sua técnica, e ele percebe que todos aqueles movimentos que ele tinha aprendido eram essenciais para o karatê. Não era um trabalho em vão, tinha um propósito.

Quantas vezes nós nos esquecemos que Jesus é nosso mestre? E ficamos tribulados, mesmo sabendo que ele tem tudo sobre controle.
Da mesma forma que o sr. Miyagi, Deus se compromete a nos ensinar, se nós obedecermos SEM QUESTIONAR. Existem coisas que não interessa ao aluno saber, existem exercícios que o aluno não entende porque está fazendo, mas o mestre sabe para que serve e a hora de por em prática o que o aluno aprendeu.
Não esqueça que Deus é seu mestre, não questione e saiba que ele tem tudo sobre controle.
Então ainda que você esteja dia após dia encerando o assoalho, pintando a casa e lavando os carros, sem entender o porquê, tenha calma e não questione. Ainda que você esteja a poucos dias de uma grande prova na sua vida e ainda não viu o karatê em nada do que tem feito, não se preocupe.
Saiba que o que Deus está fazendo em sua vida, você pode hoje não entender, mas um dia você vai ver o propósito maior de Deus e tudo vai se resolver.
Apenas lembre-se do acordo inicial: Sua função é aprender sem questionar.
Sei que parece difícil quando tudo parece perdido, ou vivemos uma situação que aparentemente é irreversível, impossível.Dá vontade de dizer umas verdades para o mestre: Por que estou vivendo isso? Não há sentido nessa prova que estou vivendo, cade o karatê nisso tudo?
No filme, lembro que o rapaz falou "todas as verdades", depois virou as costas e já ia embora, sem nem ouvir o mestre. O sr. Miyagi grita e o chama de volta, com autoridade de mestre. É uma cena bonita, pois o rapaz para e volta, e aí o mestre ordena que ele mostre tudo o que aprendeu.
Talvez você esteja a ponto de virar as costas e ir embora, talvez a mágoa e a tribulação sejam tão grandes que você pensa em dizer "umas verdades" para o mestre Jesus e ir embora, desistir de tudo, e até da fé, já que você não vê o karatê na sua vida. Você pensa em deixar a igreja, já que você tem orado, jejuado, e parece que o milagre não vem, nada acontece, e talvez esteja até indo de mal a pior.
E você culpa a Jesus, pois afinal, ele prometeu uma mudança na sua vida, ele prometeu a bênção... mas cadê?
Com autoridade de mestre, Jesus grita o seu nome e diz: AQUIETAI-VOS e sabei que eu sou Deus.
Você pode não entender agora, mas não importa, continue encerando o chão, pintando a cerca, a casa e lavando os carros, se é isso que Deus tem te mandado, mas nunca questione. E principalmente, NUNCA DESISTA, nunca jogue tudo pro alto, mesmo que você não veja o propósito, aguarde o tempo certo.
Lembre-se que o verdadeiro karatê, a verdadeira fé é aquela que temos quando não olhamos para as circunstâncias, mas entendemos que se Deus prometeu, ele vai cumprir.
Se não fosse assim, não seria fé, um aluno só aprende quando confia no seu mestre.
Que você desenvolva sua fé a cada dia, e não se preocupe, você não está sozinho, o que você está vivendo não é em vão, pois Deus tem um plano muito maior para você. Um plano de crescimento e vitória!
Mas para isso, confie no mestre.
Jesus está apenas esperando para vibrar com a sua vitória!
Beijocas
Aurea Souza


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Festa ou luto?

"Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
Levaram-no com a arca de Deus, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Aiô ia adiante da arca.
Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos. 
Quando chegaram a eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. 
Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu alí por essa irreverência; e morreu alí junto à arca de Deus. 
Desgostou-se Davi porque o Senhor irrompera contra Uzá". 2 Samuel 6:3-8

Essa é uma história muito triste, pois o que era para ser um dia de grande alegria, acabou se tornando também um dia de luto.
Foi um grande acidente, uma tragédia inesperada, mas na verdade, podemos ver algumas coisas que poderiam ter sido observadas pelo rei Davi, e talvez essa tragédia não tivesse acontecido.
Acontece que a arca jamais poderia ser carregada em carruagens, seu tranporte só poderia ser feito pelos levitas consagrados para esse fim, cada um segurando uma ponta nos ombros, através de uma madeira que atravessava as argolas que tinham em cada ponta da arca, de modo que arca não era nem tocada.
Esse foi um erro, e com certeza Davi sabia que aquele não era o modo correto de se transportar a arca do Senhor. Então os bois tropeçam e a arca quase cai no chão, e Uzá teve uma atitude, um reflexo que acho que qualquer um de nós teria: estendeu a mão para que ela não caisse. Infelizmente ele morreu naquele instante, pois tocara na arca do Senhor.
Mas e aí, ele tinha que ter deixado cair,então? Não sei o que se passou na mente dele na hora, mas certamente o zelo por algo tão precioso que estava quase caindo,o fez tomar aquela atitude, foi uma reação natural, e talvez  você e eu tivéssemos feito o mesmo no lugar dele.
Nada aconeteceu com a arca, que foi salva de qualquer arranhão, mas a trgédia com Uzá poderia ter sido evitada, se Davi tivesse observado e obedecido a Deus quanto ao modo correto de se fazer as coisas.
Davi sofreu com esse acontecimento, ele ficou "desgostoso com Deus" pela morte de Uzá.
Como se ele tivesse dito: "Senhor, porque o Senhor fez isso, logo hoje num dia de festa?" "O Senhor estragou tudo" "Precisava ter matado a Uzá?"  Não vejo Davi reconhecendo que o erro foi dele nesse episódio.
Podemos aprender com isso que muitas vezes ficamos desgostosos com Deus por causa de nossos próprios erros, mas vejam bem, Deus não tem nada a ver com isso.
Queremos muitas vezes culpar a Deus pela nossa infelicidade ou tragédias que acontecem em nossas vidas, mas muitas vezes estamos sofrendo consequências de nossas atitudes e escolhas ou mesmo algum pecado. A fonte das nossas tragédias, muitas vezes somos nós mesmos.
Naquele dia, a alegria se misturou ao luto, e assim também nós podemos estragar dias de glória e unção com nossos pecados. Podemos perder o melhor da festa, a mais total alegria, por causa de nossas escolhas erradas.
Isso não quer dizer que tudo está perdido, já que Deus é misericordioso, mas quem perde com essas más escolhas somos nós mesmos. Quão completa não teria sido a alegria daquele dia se tivesse havido obediência, mas a festa não teve mais o mesmo brilho. Davi perdeu muito com isso, teve que sofrer em um dia de alegria.
Muitas vezes nós podemos por a perder a nossa bênção ou mesmo impedir que elas venham, por causa de desobediência e pecado.
Podemos ter objetivos bons, louváveis, como Davi, que queria levar a arca de Deus para Jerusalém, mas quando tentamos alcançar esses objetivos de uma forma torta, as tragédias acontecem. E não culpe a Deus por isso.
Tem um lado ainda mais triste na questão da desobediência: Ela faz inocentes pagarem pelo seu erro.
Muitas vezes os nossos erros e más escolhas afetam pessoas inocentes ao nosso redor.
Foi o que aconteceu com Uzá, que pagou inocentemente com a vida por um erro de Davi. Uma tragédia tão boba, que não dá nem para acreditar, do nada um homem morreu. E pensar que poderia não ter acontecido...Aliás, não deveria ter acontecido.
Então cuidado, pois uma bobeira sua, uma mancada sua, pode afetar alguém de uma forma muitas vezes irreversível.
Seu mau testemunho pode afastar alguém de Deus, suas escolhas podem fazer você e sua família sofrerem.
Más amizades podem ter uma consequência trágica para você, então cuidado com todo tipo de escolhas.
Você mesmo pode sofrer e fazer outros sofrerem inocentemente.
Quem bebe e usa drogas sofre as consequências dessa escolhas e faz toda a família sofrer junto.
Então pense no que você quer para a sua vida e para a vida daqueles que você ama: Festa ou luto?
Tudo depende de uma escolha sua, portanto escolha obedecer.
Assim fazendo, sua vida será sempre uma festa pela presença da glória de Deus em você.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Houston

"Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito" Salmo 51:11



Hoje recebi com tristeza a notícia do falecimento da cantora Whitney Houston.

O motivo da minha tristeza é que ela foi uma pessoa pela qual sempre orei, e é triste saber que ela foi mais uma daquelas pessoas que lançam mão do arado e olham para trás. É triste pois sei que a cobrança para uma pessoa conhecedora do evangelho é maior do que para uma pessoa que nunca teve um compromisso com Cristo.

Whitney desde pequena frequentava a igreja e cantava no coral, era levita. Mas por engano do inimigo acreditou que seria mais aplaudida, mais valorizada, mais famosa e mais rica se cantasse profissionalmente. Claro, né, melhor é mostrar seu talento pro mundo todo e ser aplaudido e reconhecido do que cantar em uma igreja, onde os aplausos nem são para quem canta, mas são para Jesus.

O inimigo criou esse mundo de sonhos no qual ela acreditou, mas tudo se desfez e logo vieram os problemas e a queda. O inimigo tinha armado o laço para acabar com o casamento, com a carreira e a vida dela.

Eu sempre orei pela Whitney, pois tinha a esperança que ela sairia disso tudo e ainda voltaria a cantar hinos de louvor e testemunhar o que Deus fez na vida dela. Infelizmente isso não aconteceu.

Enquanto eu ouvia o noticiário anunciando sua morte, esse salmo me veio à mente. Senti um temor na presença de Deus, como se Ele dissesse:"Havia uma unção, um dom, um ministério muito lindo que eu tinha para ela, mas ela não soube me honrar com isso. E você?"

Na hora eu orei a Deus: "Perdoe meus pecados, mostre o que eu poderia fazer para te servir e não estou fazendo, use tudo o que tenho e sou, mas não retire de mim o teu Espírito." Deus nos chamou a cada um de nós com um propósito e nos concedeu dons, que um dia serão cobrados.

Se Deus nos chamou, somos dele e não podemos olhar para trás, se Deus nos deus dons e armas espirituais pra a obra, devemos usar isso.

Davi sabia que era pecador, mas ele não podia suportar a idéia de estar longe da presença de Deus e deixar de desfrutar do Espírito. Podemos errar, mas nunca queira sair debaixo da presença e unção de Deus.

Quando andamos contra o propósito de Deus, somos infelizes e pagamos um preço, como Whitney, que saiu da presença de Deus e não usou do Espírito de unção que estava sobre ela. Usou sua voz para a própria glória e não para glorificar o nome do Senhor.

Isso é muito sério, esse sentimento de temor e tremor diante de Deus deve estar sempre em nossas vidas. Deus é amor sim, mas devemos ter um temor reverencial e saber que ser crente é algo muito sério. Cada um tem um dom e isso é uma responsabilidade muito grande que não pode ser negligenciada. Não podemos comparecer diante de Deus de mãos vazias.

Se você é pastor, pastoreie com amor.

Se você é levita, louve de todo o coração e que Deus seja glorificado e exaltado.

Se você é obreiro, sirva em sua função com alegria para o Senhor.

Se você é missionário, não desista das almas, por mais que seja difícil.

O mesmo Deus que chamou é o mesmo que também vai capacitar e fortalecer você para toda boa obra. Basta não olhar para trás! Aquele que lança mão do arado e olha para trás não é digno de levar o evangelho de Jesus.

Que você sempre esteja debaixo da Presença e no Espírito de unção.

Aurea Rikaczewski