quarta-feira, 25 de abril de 2012

Festa ou luto?

"Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
Levaram-no com a arca de Deus, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Aiô ia adiante da arca.
Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos. 
Quando chegaram a eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. 
Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu alí por essa irreverência; e morreu alí junto à arca de Deus. 
Desgostou-se Davi porque o Senhor irrompera contra Uzá". 2 Samuel 6:3-8

Essa é uma história muito triste, pois o que era para ser um dia de grande alegria, acabou se tornando também um dia de luto.
Foi um grande acidente, uma tragédia inesperada, mas na verdade, podemos ver algumas coisas que poderiam ter sido observadas pelo rei Davi, e talvez essa tragédia não tivesse acontecido.
Acontece que a arca jamais poderia ser carregada em carruagens, seu tranporte só poderia ser feito pelos levitas consagrados para esse fim, cada um segurando uma ponta nos ombros, através de uma madeira que atravessava as argolas que tinham em cada ponta da arca, de modo que arca não era nem tocada.
Esse foi um erro, e com certeza Davi sabia que aquele não era o modo correto de se transportar a arca do Senhor. Então os bois tropeçam e a arca quase cai no chão, e Uzá teve uma atitude, um reflexo que acho que qualquer um de nós teria: estendeu a mão para que ela não caisse. Infelizmente ele morreu naquele instante, pois tocara na arca do Senhor.
Mas e aí, ele tinha que ter deixado cair,então? Não sei o que se passou na mente dele na hora, mas certamente o zelo por algo tão precioso que estava quase caindo,o fez tomar aquela atitude, foi uma reação natural, e talvez  você e eu tivéssemos feito o mesmo no lugar dele.
Nada aconeteceu com a arca, que foi salva de qualquer arranhão, mas a trgédia com Uzá poderia ter sido evitada, se Davi tivesse observado e obedecido a Deus quanto ao modo correto de se fazer as coisas.
Davi sofreu com esse acontecimento, ele ficou "desgostoso com Deus" pela morte de Uzá.
Como se ele tivesse dito: "Senhor, porque o Senhor fez isso, logo hoje num dia de festa?" "O Senhor estragou tudo" "Precisava ter matado a Uzá?"  Não vejo Davi reconhecendo que o erro foi dele nesse episódio.
Podemos aprender com isso que muitas vezes ficamos desgostosos com Deus por causa de nossos próprios erros, mas vejam bem, Deus não tem nada a ver com isso.
Queremos muitas vezes culpar a Deus pela nossa infelicidade ou tragédias que acontecem em nossas vidas, mas muitas vezes estamos sofrendo consequências de nossas atitudes e escolhas ou mesmo algum pecado. A fonte das nossas tragédias, muitas vezes somos nós mesmos.
Naquele dia, a alegria se misturou ao luto, e assim também nós podemos estragar dias de glória e unção com nossos pecados. Podemos perder o melhor da festa, a mais total alegria, por causa de nossas escolhas erradas.
Isso não quer dizer que tudo está perdido, já que Deus é misericordioso, mas quem perde com essas más escolhas somos nós mesmos. Quão completa não teria sido a alegria daquele dia se tivesse havido obediência, mas a festa não teve mais o mesmo brilho. Davi perdeu muito com isso, teve que sofrer em um dia de alegria.
Muitas vezes nós podemos por a perder a nossa bênção ou mesmo impedir que elas venham, por causa de desobediência e pecado.
Podemos ter objetivos bons, louváveis, como Davi, que queria levar a arca de Deus para Jerusalém, mas quando tentamos alcançar esses objetivos de uma forma torta, as tragédias acontecem. E não culpe a Deus por isso.
Tem um lado ainda mais triste na questão da desobediência: Ela faz inocentes pagarem pelo seu erro.
Muitas vezes os nossos erros e más escolhas afetam pessoas inocentes ao nosso redor.
Foi o que aconteceu com Uzá, que pagou inocentemente com a vida por um erro de Davi. Uma tragédia tão boba, que não dá nem para acreditar, do nada um homem morreu. E pensar que poderia não ter acontecido...Aliás, não deveria ter acontecido.
Então cuidado, pois uma bobeira sua, uma mancada sua, pode afetar alguém de uma forma muitas vezes irreversível.
Seu mau testemunho pode afastar alguém de Deus, suas escolhas podem fazer você e sua família sofrerem.
Más amizades podem ter uma consequência trágica para você, então cuidado com todo tipo de escolhas.
Você mesmo pode sofrer e fazer outros sofrerem inocentemente.
Quem bebe e usa drogas sofre as consequências dessa escolhas e faz toda a família sofrer junto.
Então pense no que você quer para a sua vida e para a vida daqueles que você ama: Festa ou luto?
Tudo depende de uma escolha sua, portanto escolha obedecer.
Assim fazendo, sua vida será sempre uma festa pela presença da glória de Deus em você.