quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Karatê Kid








"O que eu faço, não entendes tu agora, mas entenderás depois” (Jo. 13:7)

Deus tem me falado muito, muito mesmo, sobre a paciência e sobre entender a soberania do Senhor e descansar, sabendo que ele tem tudo sobre controle.
Desde louvores que ouço até pregações na igreja, a palavra tem sido sempre "aquietar e confiar", o que é algo muito difícil, quando estamos tribulados ou não vemos a saída.
Até mesmo em um filme essa mensagem ficou muito clara para mim, e eu gostaria de compartilhar.
Estava eu assistindo o filme Karatê Kid, o primeiro da série, e não pude deixar de meditar em algumas coisas.
Trata-se da história de um rapaz que tinha um problema sério de perseguição e ainda tinha pouco tempo para aprender karatê para participar de uma competição.
Ele busca um simpático professor, o sr. Miyagi, e logo no inicío, antes de qualquer coisa, ele faz um pacto com o aluno: Eu me comprometo em ensinar o bom karatê, e você se compromete em aprender e sem questionar.
O rapaz vai todos os dias a casa do mestre para suas aulas, mas começa a ficar intrigado quando percebe que tudo o que ele faz é trabalhar pintando a casa, pintando a cerca, encerando o assoalho e lavando os carros do sr. Miyagi.
Já irritado com a situação, e tribulado, pois via que se aproximava o dia da competição e até o momento ele não tinha aprendido nada de karatê, ele vai tirar satisfações com o mestre.
Ele foi disposto a falar umas boas verdades e ir embora: Que mestre é você, que me prometeu ensinar karatê, mas não tenho feito nada a não ser trabalhar para você...cadê o karatê, e as minhas aulas?
Quando enfim, o sr. Miyagi revela ao jovem a sua técnica, e ele percebe que todos aqueles movimentos que ele tinha aprendido eram essenciais para o karatê. Não era um trabalho em vão, tinha um propósito.

Quantas vezes nós nos esquecemos que Jesus é nosso mestre? E ficamos tribulados, mesmo sabendo que ele tem tudo sobre controle.
Da mesma forma que o sr. Miyagi, Deus se compromete a nos ensinar, se nós obedecermos SEM QUESTIONAR. Existem coisas que não interessa ao aluno saber, existem exercícios que o aluno não entende porque está fazendo, mas o mestre sabe para que serve e a hora de por em prática o que o aluno aprendeu.
Não esqueça que Deus é seu mestre, não questione e saiba que ele tem tudo sobre controle.
Então ainda que você esteja dia após dia encerando o assoalho, pintando a casa e lavando os carros, sem entender o porquê, tenha calma e não questione. Ainda que você esteja a poucos dias de uma grande prova na sua vida e ainda não viu o karatê em nada do que tem feito, não se preocupe.
Saiba que o que Deus está fazendo em sua vida, você pode hoje não entender, mas um dia você vai ver o propósito maior de Deus e tudo vai se resolver.
Apenas lembre-se do acordo inicial: Sua função é aprender sem questionar.
Sei que parece difícil quando tudo parece perdido, ou vivemos uma situação que aparentemente é irreversível, impossível.Dá vontade de dizer umas verdades para o mestre: Por que estou vivendo isso? Não há sentido nessa prova que estou vivendo, cade o karatê nisso tudo?
No filme, lembro que o rapaz falou "todas as verdades", depois virou as costas e já ia embora, sem nem ouvir o mestre. O sr. Miyagi grita e o chama de volta, com autoridade de mestre. É uma cena bonita, pois o rapaz para e volta, e aí o mestre ordena que ele mostre tudo o que aprendeu.
Talvez você esteja a ponto de virar as costas e ir embora, talvez a mágoa e a tribulação sejam tão grandes que você pensa em dizer "umas verdades" para o mestre Jesus e ir embora, desistir de tudo, e até da fé, já que você não vê o karatê na sua vida. Você pensa em deixar a igreja, já que você tem orado, jejuado, e parece que o milagre não vem, nada acontece, e talvez esteja até indo de mal a pior.
E você culpa a Jesus, pois afinal, ele prometeu uma mudança na sua vida, ele prometeu a bênção... mas cadê?
Com autoridade de mestre, Jesus grita o seu nome e diz: AQUIETAI-VOS e sabei que eu sou Deus.
Você pode não entender agora, mas não importa, continue encerando o chão, pintando a cerca, a casa e lavando os carros, se é isso que Deus tem te mandado, mas nunca questione. E principalmente, NUNCA DESISTA, nunca jogue tudo pro alto, mesmo que você não veja o propósito, aguarde o tempo certo.
Lembre-se que o verdadeiro karatê, a verdadeira fé é aquela que temos quando não olhamos para as circunstâncias, mas entendemos que se Deus prometeu, ele vai cumprir.
Se não fosse assim, não seria fé, um aluno só aprende quando confia no seu mestre.
Que você desenvolva sua fé a cada dia, e não se preocupe, você não está sozinho, o que você está vivendo não é em vão, pois Deus tem um plano muito maior para você. Um plano de crescimento e vitória!
Mas para isso, confie no mestre.
Jesus está apenas esperando para vibrar com a sua vitória!
Beijocas
Aurea Souza