sábado, 6 de outubro de 2012

Karatê Kid 3

"E outra semente, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um" Mt.13:7
"Eu sou a videira, vós , os ramos.Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" João 15:5

Hoje assisti a a terceira parte do filme Karatê Kid, e como no primeiro, tirei algumas lições para minha vida que gostaria de compartilhar.
Até porque eu tinha orado muito a respeito de minha vida espiritual, se em algo eu havia errado ou se estava fazendo algo que não fosse da vontade de Deus.
A resposta veio através de pessoas e de como Deus tem agido comigo. Deus tem me abençoado e aberto portas de oportunidades e restaurado muitos sonhos...Ou seja: Deus abençoa quem está no caminho certo e verdadeiramente quer acertar e fazer a vontade de Deus.
E esse filme me ajudou a ver isso com mais clareza.
A história do rapaz campeão de karatê continua quando ele é desafiado a participar de um torneio para defender seu título. O mestre Myiagi se recusa treiná-lo, pois pensa que se for para fins egoístas, para apenas se sentir "o melhor", o karatê não tem sentido. O mestre questionou as motivações do rapaz em participar desse torneio e não concordou em inscrevê-lo na competição.
Depois de o grupo de desafiantes quebrarem a lojinha do sr. Myiagi e quase matarem uma rara e valiosíssima árvore bonsai, o rapaz aceita o desafio e se inscreve para o torneio.
Mas o mestre se recusa a treiná-lo, e o rapaz busca um mestre que se apresentou muito bom e simpático, disposto a treiná-lo de graça... Mas aí Daniel percebe que aquele mestre tem valores muito diferentes de tudo o que ele aprendeu, usava sua arte para o mal. O rapaz acabou se tornando uma pessoa diferente, mais agressiva e distante. Isso por causa da influência de seu novo mestre.
Acontece que Daniel era tão ingênuo que pensava que poderia manter esse flerte escondido de seu mestre Myiagi. O mestre, é claro, sabia de tudo, sabia que ele estava procurando solução para o seu problema com outro mestre. E cada dia Daniel chegava com um pé inchado, um ombro deslocado, fruto do seu treinamento que o transformaria em uma "máquina de matar".
O mestre curava suas feridas, perguntava o que estava acontecendo, mas só podia esperar em silêncio que seu aluno não se perdesse. Em uma cena muito bonita, o mestre Myiagi chora quando sente que Daniel está distante e diferente, ele olha para uma foto do rapaz e diz: "O coração de Myiagi fica tão vazio sem você, Daniel-san"
Mas o mestre do mal se revelou ser mesmo do mal, e que na verdade, não se importava nem um pouco com Daniel. E o rapaz é claro, pulou fora, nunca mais quis saber de vê-lo. Quando ele foi pessoalmente na academia dizer que não queria mais participar do treinamento, ele se vê em uma emboscada, e todos os inimigos do rapaz estavam com esse mestre do mal.
Nessa hora, aparece o mestre Myiagi para salvá-lo, bem na hora em que o rapaz precisava de ajuda.
É claro que o rapaz pede perdão ao seu mestre, diz que não sabia que seria assim. E que na verdade ele o fez por mágoa, já que o mestre se recusou a treiná-lo.
Aí o mestre Myiagi começa a treinar Daniel, mas o rapaz se sente indigno, afinal traiu o seu mestre e fez tudo diferente dos valores que tinha aprendido.
Aí vem a lição bonita do filme: o mestre Myiagi mostra a árvore bonsai que quase morreu e o rapaz se maravilha que ela esteja florescendo. O mestre diz: "Ela conseguiu porque tem raiz forte, assim como o karatê dentro de você. Não importa o que aconteça, se tem raíz forte, ele não se perde."
Depois de muito treino, Daniel vence o torneio, mas pelas motivações corretas: defender os valores de karatê de seu mestre.
Da mesma forma nossa vida pode ser como essa história, quando enfrentamos problemas e muitas vezes Deus se recusa em interferir, acabamos por nos entristecer e questionar a Deus e até pensamos em outros meios de conseguir o que queremos, acabamos flertando com outros mestres.
Quando você pensa que Deus não está te abençoando o bastante na vida financeira e resolve começar a jogar na loteria ou outros jogos de azar, você está flertando com outro mestre.
Quando você pede um relacionamento abençoado e ele parece não chegar e você procura na prostituição, você está flertando com outro mestre.
Quando você está com problemas ou deprimido e prefere beber e usar drogas ao invés de pedir ajuda a Deus, você está flertando com outro mestre.
Enfim.. Nunca deixe de estar do lado de Deus, ainda que pareça que ele esteja se recusando a te abençoar.Até porque existem situações na vida que nós mesmos criamos, e Deus não tem nada a ver com isso, como quando Daniel pede que o mestre Myiagi o inscreva no torneio. Quantas coisas pedimos a Deus por motivos egoístas e quando não temos o que queremos ainda nos achamos no direito de criticar e nos magoar com Deus. Ora, Deus é o mestre, não somos nós que damos ordens a ele, não temos o direito de dizer o que queremos como se Deus tivesse obrigação de fazê-lo.
Aí quando realmente estamos encrencados por algo que nós mesmos criamos, muitas vezes procuramos a resposta fácil, a resposta em outros lugares e nos esquecemos de Deus. Aí procuramos um mestre que nos diga, não a verdade, mas o queremos ouvir. E isso nos distancia da verdade de Deus, cada vez mais e mais até nos tornarmos frios e indiferentes. Acabamos influenciados por amigos, doutrinas, comportamentos e vícios. Sofremos,damos cabeçadas, e lá está Deus para tratar nossas feridas, mesmo sabendo que estamos sendo infiéis... e ele só pode chorar e esperar que uma hora voltemos a confiar e que nossos olhos se abram.
Mas uma confiança Deus tem em nós: se a raíz do que existem em nós é forte, não importa o quanto erramos, ela não vai se perder.
É como Jesus disse sobre a semente que caiu em boa terra, ela cresce e dá frutos. Assim somos nós, o evangelho verdadeiro plantado em nossos corações deve crescer e dar frutos. A nossa fé está firmada em Jesus, e devemos estar nele pois sem ele nada podemos fazer. Jesus é nossa raíz forte, com ele não há problema ou mágoa ou pecado que nos façam perecer.
Fuja de tudo o que te afasta de Deus, não espere ser tarde demais, não espere perceber que sua vida está diferente e fria por causa de influências de mestres do mal.
Quando eu realmente vi que estava me influenciando por causa de mestres do mal, resolvi sair fora o quanto antes, pois nada pode se colocar entre Deus e eu. Antes minha fé e meu testemunho a qualquer outra coisa. Quando o mestre se revelou ser do mal, Daniel saiu fora, pois viu o quanto estava se comprometendo, sabia que não que podia continuar a negar seus valores e tudo o que seu mestre ensinou.
Saia fora quando o mal se revelar, vai chegar uma hora em que você vai ter que escolher. Assim como o mestre do mal fez com Daniel, o falso mestre vai parecer muito bonzinho e vai fingir que se importa com você e vai querer te ajudar naquilo que você precisa. Vai te seduzir aos poucos e quando você se der conta, vai se tornar uma pessoa pior, fria e vai cada vez mais se parecer com o mestre do mal.
Não se deixe influenciar, o mal não se sustenta, não dá pra enganar alguém o tempo todo. Uma hora seus olhos vão abrir e você vai ter que decidir qual mestre seguir. Até certo ponto Deus permite, até para sua experiência que você flerte, assim como o mestre Myiagi, que sabia o que Daniel estava fazendo em segredo, mas quando ele precisou interferir, ele interferiu e tomou controle da situação. Foi necessário cair a capa do mestre do mal  para que Daniel tomasse sua decisão, Não adiantaria o mestre Myiagi falar ou aconselhar, Daniel não ouviria, pois na visão dele, ele tinha encontrado um mestre bom que estava disposto ajudá-lo.
Na minha vida isso aconteceu, e eu caí fora assim que a capa caiu, e foi bom que tenha chegado a esse extremo de o mal se revelar, pois de outra forma eu não ouviria ninguém.
Mas minha escolha foi os valores que aprendi com meu mestre, embora tivesse flertado, envergonhado e traído com outro mestre do mal que só me quebrou como o bonsai.
Mas o que Deus fez comigo e me ensinou é que ele me ama e minha fé foi provada, mas resistiu por ter uma raíz forte. E essa raíz é Jesus, aleluia!
Assim, firme suas raízes em Jesus e você não será abalado, não flerte com outros mestres, confie em Jesus e você será mais do que vencedor, você será um campeão!

Aurea Souza