sábado, 13 de setembro de 2014

O violino quebrado



Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela ... (Salmos 39:6).

Hoje ví essa imagem em uma postagem na rede social que muito me chocou, e me inspirou a escrever uma meditação.
Na hora me deu uma dor no coração ao ver esse violino quebrado e me perguntei: "Quem faria isso com um instrumento tão cheio de GLAMOUR, tão BELO e tão CARO? "
Muitos comentários nessa postagem também expressaram indignação: "Estou chocada!", "Ai, que dó" "Partiu meu coração", "Nem imagino o que faria se acontecesse uma coisa dessas com o meu".
Tenho um violino também, e cuido muito bem dele, com todo APEGO e carinho.Estou prestes a vendê-lo para comprar um outro de qualidade superior, mas vou vendê-lo com muita dor no coração...esperando que ele continue sendo bem cuidado e aproveitado por quem comprar.
Mas note as palavras que deixei em letras maiúsculas: glamour, belo,caro e apego.
Bem, estamos falando de coisas materiais, e como podemos nos apegar a elas, achando que se tivermos algo mais bonito, mais chique e mais caro teremos uma posição melhor ou seremos vistos de uma forma diferente.Como se o seu valor estivesse nas coisas que você tem.
Mas não é isso o que a bíblia nos ensina, ao contrário, ela nos mostra que tudo é passageiro e que devemos ajuntar tesouros espirituais, onde o ladrão não rouba e a traça e a ferrugem não consomem.São tesouros que não acabam e nem envelhecem.
Por mais valor que possamos dar a um violino, para Deus isso não passa de um pedaço de madeira...
Por mais bela que seja a sua estrutura e mais agradável o som, nada se compara a beleza da glória de Deus que contemplaremos no céu e ao som do canto dos anjos que lá ouviremos todos os dias.
E mais um detalhe sobre o céu, é que a bíblia nos diz que lá as ruas são de ouro. E eu penso: Se nada daqui levaremos, nem dinheiro e nem nada material, se lá não haverá compra nem venda, então para que as ruas são de ouro?
Talvez exatamente por isso... Muitas pessoas matam, trapaceiam ou passam a vida trabalhando por causa do ouro. Mas um dia estaremos pisando em cima disso que hoje damos tanto valor...
E então é por isso que Jesus hoje te pergunta: Que proveito há em você ganhar o mundo inteiro e perder a vida eterna?
Muitos estão tão apegados as coisas desse mundo, mas não vêem as coisas superiores que Deus tem reservado, tanto aqui como no céu, para os que confiam nele.
Assim como eu, que por mais que saiba que vou ter um violino superior,ainda tenho um sentimento de apego ao outro.
Para Deus nos dar o excelente, muitas vezes temos de renunciar, entregar tudo e confiar que se ele nos pede algo, nos dará sempre algo ainda melhor.
Que possamos abrir mão das riquezas e glórias deste mundo para receber a mais sublime e incalculável riqueza de Deus.
Aurea Souza