quinta-feira, 5 de março de 2009

Reforma Ortográfica


"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão".Mateus 24:35

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei até que tudo seja cumprido". Mateus 5:18


Novas regras
O acordo incorpora tanto características da ortografia utilizada por Portugal quanto a brasileira. O trema, que já foi suprimido na escrita dos portugueses, desaparece de vez também no Brasil. Palavras como "lingüiça" e "tranqüilo" passarão a ser grafadas sem o sinal gráfico sobre a letra "u". A exceção são nomes estrangeiros e seus derivados, como "Müller" e "Hübner".
Seguindo o exemplo de Portugal, paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" --como "idéia", "heróico" e "assembléia"-- deixam de levar o acento agudo. O mesmo ocorre com o "i" e o "u" precedidos de ditongos abertos, como em "feiúra". Também deixa de existir o acento circunflexo em paroxítonas com duplos "e" ou "o", em formas verbais como "vôo", "dêem" e "vêem".
Os portugueses não tiveram mudanças na forma como acentuam as palavras, mas na forma escrevem algumas delas. As chamadas consoantes mudas, que não são pronunciadas na fala, serão abolidas da escrita. É o exemplo de palavras como "objecto" e "adopção", nas quais as letras "c" e "p" não são pronunciadas.
Com o acordo, o alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de "k", "y" e "w". A utilização dessas letras permanece restrita a palavras de origem estrangeira e seus derivados, como "kafka" e "kafkiano".
Dupla grafiaA unificação na ortografia não será total. Como privilegiou mais critérios fonéticos (pronúncia) em lugar de etimológicos (origem), para algumas palavras será permitida a dupla grafia.
Isso ocorre em algumas palavras proparoxítonas e, predominantemente, em paroxítonas cuja entonação entre brasileiros e portugueses é diferente, com inflexão mais aberta ou fechada. Enquanto no Brasil as palavras são acentuadas com o acento circunflexo, em Portugal utiliza-se o acento agudo. Ambas as grafias serão aceitas, como em "fenômeno" ou "fenómeno", "tênis" e "ténis".
A regra valerá ainda para algumas oxítonas. Palavras como "caratê" e "crochê" também poderão ser escritas "caraté" e "croché".
HífenAs regras de utilização do hífen também ganharam nova sistematização. O objetivo das mudanças é simplificar a utilização do sinal gráfico, cujas regras estão entre as mais complexas da norma ortográfica.
O sinal será abolido em palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento também começa com outra vogal, como em aeroespacial (aero + espacial) e extraescolar (extra + escolar).
Já quando o primeiro elemento finalizar com uma vogal igual à do segundo elemento, o hífen deverá ser utilizado, como nas palavras "micro-ondas" e "anti-inflamatório".
Essa regra acaba modificando a grafia dessas palavras no Brasil, onde essas palavras eram escritas unidas, pois a regra de utilização do hífen era determinada pelo prefixo.
A partir da reforma, nos casos em que a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar por "r" ou "s", essas letras deverão ser duplicadas, como na conjunção "anti" + "semita": "antissemita".
A exceção é quando o primeiro elemento terminar em "r" e o segundo elemento começar com a mesma letra. Nesse caso, a palavra deverá ser grafada com hífen, como em "hiper-requintado" e "inter-racial".

Bem, essa é a nossa nova forma de escrever corretamente segundo a reforma ortográfica que entrou em vigor recentemente. Na realidade, se eu cometer erros ortográficos, perdoem-me, pois ainda estou acostumada com a antiga forma de escrever.
A gente se adapta aos poucos, toda mudança é assim mesmo, é complicado no começo, mas as pessoas se acostumam.
Essa postagem também é cultura! Espero que tenham se atualizado com relação à nossa escrita.
Mas a questão é que desde que se escrevia farmácia com "ph", muitas alterações ocorreram em nossa língua, já passamos por reformas ortográficas antes e essa não será a última.
Breve os livros precisarão passar por revisões e reedições para se adequarem as atualizações.
Isso porque a língua é algo vivo, que está em constante mudança, muitas vezes essas mudanças ocorrem pela diferença entre a língua oral e a língua escrita, que acabam influenciando na ortografia de um modo geral.
Bem, Jesus afirma que as suas palavras nunca precisam passar por nenhuma revisão de nenhuma natureza. As palavras de Jesus são vivas, imutáveis.
A língua pode passar por revisões, mas as palavras de Jesus permanecem as mesmas. A bíblia já passou por muitas situações até chegar a nós hoje. Ela era escrita em forma de rolo, os famosos pergaminhos. A bíblia, desde a sua escrita, já foi esquecida, queimada, enterrada, afundada, mas conseguiu chegar inteira até nós hoje.
Os escribas tinham o maior cuidado em copiar a bíblia palavra por palavra à mão, com uma pena e tinta. eles lavavam as mãos antes e depois de escrever a palavra Senhor, cada vez que aparecia no texto, e utilizavam uma pena especificamente para escrever o nome do Senhor.
A bíblia precisava ser escondida em brechas nos templos e rochas, precisamente para que fosse preservada e pudesse ser achada por alguém.
Um dia, um certo pastor de ovelhas estava pastoreando suas ovelhas e uma delas se perde.
A ovelha rebelde havia entrado em uma gruta, e o jovem pastor atira uma pedra para ver se chama a atenção da ovelha e com o susto a atrai de volta. A ovelha volta correndo, mas quando atirou a pedra, ele ouviu um barulho de algo se quebrando, e quando ele vai conferir, eis que era um vaso contendo um pergaminho. Eram os manuscritos do Mar Morto, fundamentais para comprovar a integridade dos textos bíblicos.
Existem várias versões da bíblia como a versão na linguagem de hoje, bastante útil para quem quer ler a bíblia numa linguagem mais fácil e contemporânea. Isso é bom, tenha tantas quantas versões da bíblia você puder ter, isso abrirá a sua mente.
Eu mesmo tenho a bíblia em espanhol, em inglês, em francês e até em guarani. Descobri também que a bíblia é um ótimo recurso para quem quer aprender uma nova língua.
Eu ficava lendo a bíblia o dia inteiro e não queria parar para nada, umas três abertas ao mesmo tempo. A palavra de Deus é uma fonte de sabedoria e alimenta mesmo, é riquíssima, por isso nunca passará.
A bíblia é o único livro escrito por 40 homens de 3 continentes diferentes que viveram em épocas diferentes cujas palavras fazem sentido. Nenhum escritor que começasse uma obra e deixasse para outro continuar e esse por sua vez passasse a outro autor, teria a sua idéia original preservada. Nada faria sentido no final.
Assim a bíblia possui na realidade um único autor, e a mesma história do começo ao fim, exaltando um único personagem. Homem nenhum, de sua própria mente poderia produzir tais idéias. Só mesmo a santa inspiração de Deus.
Além disso, a bíblia relata os erros do homem, e homem nenhum exporia seus erros dessa forma. É so ver do começo ao fim os erros e pecados de pessoas como Davi, Sansão, enfim... É um livro verdadeiro que não tem medo de expressar a realidade: O homem é pecador e precisa do perdão de Deus.
Mas tem gente querendo fazer reformas semânticas na bíblia a todo custo. Quantas pessoas deturpam a palavra para dar sentido à doutrinas falsas? Pegam um texto isolado e acham que deve ser levado ao pé da letra. Ou ainda outros dizem que a bíblia não tem hoje valor algum, pois foi escrita para aquele tempo e para aquela cultura, as coisas mudam.
É verdade, tudo muda, hoje é tudo diferente dos tempos bíblicos, mas o homem continua o mesmo pecador e as palavras de Jesus continuam as mesmas.
Já ouvi que existe uma igreja de homossexuais, criada a partir do texto que relata a amizade entre Davi e Jônatas, sugerindo que eles teriam um envolvimento homossexual.
Já ouvi que ufólogos usam a bíblia para apoiar sua teoria de aparição de discos voadores em textos como Ezequiel 1, que seria a visão de um disco voador. No monte da transfigurção, Moisés e Elias vem a Jesus num disco voador, por isso os discípulos ouviram um grande barulho, enfim...
Já ouvi que espíritas também usam a bíblia para apoiar doutrinas de reeencarnação e diálogo com os espíritos, usando textos como o de Saul e a feiticeira, ou o texto de Mateus 11:14, onde Jesus afirma que João Batista é o Elias que havia de vir.
Mas ao que me consta, nenhuma reforma semântica ou ortográfica foi permitida por Jesus, aliás, em Apocalipse 22:18-19 lê-se: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro".
De modo que, tudo vai passar, mas a Palavra de Deus permanece para sempre e ninguém tem o direito de reformar para dar sentido a doutrinas duvidosas.
Isso é algo muito sério, a Palavra de Deus é santa e deve ser respeitada. Leia a Bíblia com zelo e reverência, Deus vai falar com você e te ensinar o que é certo.
Nunca seja levado por interpretações errôneas, pois o que o inimigo quer é te confundir e ocultar a verdade da Palavra de Deus de acordo com a sã doutrina.
Persevere na Palavra e seja como os cristãos de Beréia, que conferiam na bíblia tudo o que os pastores pregavam para ver se era mesmo assim.
Que Deus te abençoe e te faça crescer na fé!
Aurea Souza












segunda-feira, 2 de março de 2009

Lóide e Eunice


"Chegou também a Derbe e a Listra. Havia alí um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio." Atos 16:1
Bem, Timóteo havia sido instruído na Palavra de Deus desde muito pequeno, e certamente apreciava todas as histórias que sua avó e sua mãe contavam, elas talvez tivessem sido testemunhas oculares do ministério de Jesus.
Fato é que Timóteo cresceu fascinado com o evangelho e se identificou com o trabalho do apóstolo Paulo, tanto que Paulo o levou para ser um parceiro de missões.
Mas aí vemos que para Deus agir na vida de Timóteo, foi necessário um tempo de instrução, e essa instrução começou bem cedo.
Assim, nada melhor do que instruir seu filho na Palavra, certamente ele crescerá e se tornará um cristão forte, pronto para ser usado por Deus.
Percebo também na história de Timóteo, que Eunice era casada com um homem grego, sendo ela uma judia crente. Os judeus convertidos ao cristianismo sofriam grande preconceito naquela época, não era fácil professar a sua fé, ainda mais quando o marido não compartilha a mesma visão.
Aparentemente, Eunice era casada com um homem não convertido, um incrédulo.
Isso porque não se faz menção do pai na criação religiosa de Timóteo.
Supondo que Eunice fosse a única crente em sua família, a criação religiosa de Timóteo deve ter se tornado uma tarefa ainda mais difícil.
Lóide e Eunice cuidavam sozinhas de Timóteo, que se tornou um homem de Deus, pastor e grande amigo e ajudador do apóstolo Paulo.
Talvez você seja o único crente em sua famíla e tenha a responsabilidade de ganhar os seus familiares para Cristo.
Sei que pode ser uma tarefa árdua, você pode encontrar resistência e mesmo afrontas diretas, mas tenha paciência.
Mostre com a sua conduta o Deus a quem você serve e esse testemunho de fé e mudança de vida que todos verão em você será o bastante para atraí-los a Deus.
Timóteo foi escolhido por Paulo porque todos falavam muito bem dele, a sua fama chegou aos ouvidos de Paulo. Assim seja você também exemplar, ainda que pareça que ninguém esteja te notando por mais que você faça. Deus vai honrar a sua conduta no tempo oportuno.
Falar de Deus para um membro incrédulo na família nunca é perda de tempo, por isso, não desista se o parente pelo qual você ora há anos ainda não se converteu. Insista e a sua família será ganha para Cristo.
Podemos nos sentir sozinhas, como imagino que Eunice deve ter se sentido, por não ter com quem conversar sobre o evangelho. Certamente Eunice, Lóide e Timóteo liam juntos textos da Palavra e meditavam com zelo.
Hoje é tão mais fácil, você pode congregar livremente, escolher a bíblia na tradução, formato e cor que você quiser. Não há desculpas para deixar de meditar na Palavra e aprender de Deus. Não há desculpas para não ensinar seus filhos nesse caminho.
Sendo o único crente, não há nada a fazer além de ser o canal que Deus vai usar para atingir a todos os membros de sua família.
Que você possa receber a bênção restauradora de Deus em seu lar, e toda a sua família seja alcançada.
Beijos
Aurea Souza







A Nova Versão da Multilplicação dos Pães




"Ao cair da tarde, vieram os discípulos a Jesus, e lhe disseram: O lugar é deserto e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer.
Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes vós mesmos de comer.
Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
Então ele disse: Trazei-mos.
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a relva, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou. Depois, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes, às multidões.
Todos comeram e dos pedaços que sobejaram recolheram ainda doze cestos cheios".
Essa história nos fala do poder de Deus que pode fazer brotar abundantemente, quando parece não haver mais de onde tirar, o pão.
Esse pão tanto pode ser um pão espiritual, quanto aquele que sacia a fome do nosso corpo.
Histórias como essa continuam a se repetir, pois Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será eternamente.
Nessa manhã fui à EBD, e o irmão Erik testemunhou a sua experiência no ministério de distribuição de alimentos para moradores de rua.
Esse projeto nasceu no coração do irmão Erik, mas a prática necessita de recursos financeiros e voluntários.
O irmão sentiu, ao ver a situação daqueles moradores de rua, que algo precisava ser feito. Ele não poderia despedir aquela multidão vazia, é como se o irmão tivesse ouvido aquela ordem de Jesus: Dai-lhes vós mesmos de comer.
Rapidamente ele compartilhou esse projeto com uma instituição evangélica para buscar apoio, mas não conseguiu. Sentiu-se desanimado pelas palavras dos irmãos que não o incentivaram em prosseguir com esse ministério.
Não tendo nenhum tipo de apoio, ele acreditou mesmo assim que poderia ser capaz de pormover uma janta digna para os moradores de rua.
Ele tinha no bolso para gastar R$60,00 no projeto. Erik orou ao Senhor pois sabia que esse dinheiro não daria para cobrir os gastos que teria com o jantar. Era como aqueles poucos pães e peixes para uma grande multidão.
Alguns irmãos disseram: deixa para outra oportunidade, a gente pode fazer com mais calma depois.
Novamente Erik pensou em desistir, mas não ouviu as palavras contrárias, continuou acreditando que seria possível. Ele não iria adiar o projeto, era isso o que o inimigo queria. Afinal, você passar um dia sem jantar não é tão ruim, você pode se alimentar depois. Mas aqueles moradores de rua não poderiam esperar.
A multiplicação foi acontecendo, pois num telefonema alguém pede o número de conta bancária de Erik e oferece R$50,00. Agora já eram R$110,00 para o projeto.
Mas ainda assim ele tinha um problema para resolver com relação ao alto preço da carne. O irmão pediu a Deus que mostrasse uma saída, e que o dinheiro fosse o suficiente para comprar tudo o que fosse preciso.
Erik viu logo depois da oração o comercial de um supermercado oferecendo a carne que ele queria por um preço bem abaixo do que ele já havia visto. Não houve dúvidas, o comercial tinha sido uma resposta de Deus.
Erik comprou tudo o que precisava, desde refrigerante de marca até a carne de qualidade para a janta. Agora faltava apenas os pratos para marmitex.
Na verdade, Erik havia pesquisado num site de compras pela internet o preço do cento dessas embalagens marmitex.
Quando foi a uma loja, certo de que encontraria as embalagens dentro do valor que havia pesquisado, viu que na realidade o valor era muito mais alto. A diferença de preços era tão grande que Erik deu meia-volta e já abria a porta do carro, quando ouviu Deus falando ao seu coração: "Vai desistir da bênção? Volte àquela loja".
Ele voltou à loja, comversou com a atendente que confirmou o valor das embalagens, e então ele pediu para falar com o gerente da loja.
Ele foi recebido pelo gerente e se apresentou dizendo que trabalhava numa determinada empresa e estava alí porque iria realizar um trabalho social de distribuição de alimentos para moradores de rua.
O gerente disse: "Então você trabalha em tal empresa? Eu tenho um parente que trabalha lá também. "
Erik até conhecia o parente desse homem e isso facilitou a conversa entre eles.
Mas o gerente continuou: "Mas então, em que posso ajudá-lo?
O irmão contou a respeito do seu projeto e disse que necessitava de embalagens para fazer as marmitex e distribuir o alimento.
Erik pensou que ganharia um super desconto, mas o rapaz cedeu 100 unidades dessas embalagens e abençoou o projeto.
Como havia sobrado dinheiro, Erik comprou doces para a sobremesa, que foram embulhados num saquinho com um versículo bíblico dentro. Para quem não tinha muito, nem imaginava ele que poderia ser capaz de oferecer até uma sobremesa.
Logo a pequena equipe começou a trabalhar, eram umas cinco pessoas apenas.
Então surgiu uma outra questão: Para onde ir?
Erik pediu ao Senhor que o guiasse, e com o carro cheio de alimentos, seguiu adiante.
Nem havia andado muito, e já avistava uma família de moradores de rua. Nem iria parar alí, mas resolveu começar com eles.
Erik ofereceu a janta para aquela famíla, e o pai disse que eles não haviam nem almoçado. E ao degustar a janta, comentou: Olha, tem até refrigerante! Eu nem lembro quando foi a última vez que tomei um refrigerante desses.
Aquele homem, bem como a sua famíla, receberam o alimento físico e espiritual.
Esse homem ainda foi o guia de Erik durante toda a entrega, pois ele conhecia muito bem cada um dos pontos onde ficavam os moradores de rua. Mais uma vez Deus respondeu a oração do irmão em seu pedido de direcionamento.
O projeto foi um sucesso, a missão foi cumprida. Erik pôde abençoar e compartilhar com as pessoas, e conheceu muita gente interessante. Não somente ele abençoou, mas foi também abençoado.
E se ele tivesse desistido? Ele poderia ter adiado o projeto por causa das dificuldades, mas Deus queria mostar algo.
Aprenda com isso que, não importa a dificuldade, se o trabalho é para Deus, vai acontecer.
Alguém disse que a obra de Deus tem 3 estágios: começa difíl, torna-se impossível, e então é feita.
Nunca se desanime em meio às dificuldades, com os "baldes de água fria" nos seus projetos, acredite na visão que Deus te deu.
Tenha fé, pois o que Deus quer é que tenhamos fé e aprendamos a confiar e depender da direção dele.
Assim como na multiplicação dos pães e peixes, Erik conseguiu atender 100 pessoas com um pouco de dinheiro, os R$ 60,00 que tinha até então.
Portanto, dê você mesmo de comer àqueles que tem fome, junte-se a uma obra missionária, e se quiser adotar o projeto do irmão Erik, eis os endereços para contato. Segue o blog e o e-mail para maiores informações:
http://projvida.blogspot.com/
proj.vida@uol.com.br
Agora você já conhece a nova versão da multiplicação dos pães.
Experimente o poder de Deus em sua vida, aplique-se em abençoar o próximo e certamente você viverá experiências como essa.
Beijos
Aurea Rikaczewski