
"Chegou também a Derbe e a Listra. Havia alí um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego; dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio." Atos 16:1
Bem, Timóteo havia sido instruído na Palavra de Deus desde muito pequeno, e certamente apreciava todas as histórias que sua avó e sua mãe contavam, elas talvez tivessem sido testemunhas oculares do ministério de Jesus.
Fato é que Timóteo cresceu fascinado com o evangelho e se identificou com o trabalho do apóstolo Paulo, tanto que Paulo o levou para ser um parceiro de missões.
Mas aí vemos que para Deus agir na vida de Timóteo, foi necessário um tempo de instrução, e essa instrução começou bem cedo.
Assim, nada melhor do que instruir seu filho na Palavra, certamente ele crescerá e se tornará um cristão forte, pronto para ser usado por Deus.
Percebo também na história de Timóteo, que Eunice era casada com um homem grego, sendo ela uma judia crente. Os judeus convertidos ao cristianismo sofriam grande preconceito naquela época, não era fácil professar a sua fé, ainda mais quando o marido não compartilha a mesma visão.
Aparentemente, Eunice era casada com um homem não convertido, um incrédulo.
Isso porque não se faz menção do pai na criação religiosa de Timóteo.
Supondo que Eunice fosse a única crente em sua família, a criação religiosa de Timóteo deve ter se tornado uma tarefa ainda mais difícil.
Lóide e Eunice cuidavam sozinhas de Timóteo, que se tornou um homem de Deus, pastor e grande amigo e ajudador do apóstolo Paulo.
Talvez você seja o único crente em sua famíla e tenha a responsabilidade de ganhar os seus familiares para Cristo.
Sei que pode ser uma tarefa árdua, você pode encontrar resistência e mesmo afrontas diretas, mas tenha paciência.
Mostre com a sua conduta o Deus a quem você serve e esse testemunho de fé e mudança de vida que todos verão em você será o bastante para atraí-los a Deus.
Timóteo foi escolhido por Paulo porque todos falavam muito bem dele, a sua fama chegou aos ouvidos de Paulo. Assim seja você também exemplar, ainda que pareça que ninguém esteja te notando por mais que você faça. Deus vai honrar a sua conduta no tempo oportuno.
Falar de Deus para um membro incrédulo na família nunca é perda de tempo, por isso, não desista se o parente pelo qual você ora há anos ainda não se converteu. Insista e a sua família será ganha para Cristo.
Falar de Deus para um membro incrédulo na família nunca é perda de tempo, por isso, não desista se o parente pelo qual você ora há anos ainda não se converteu. Insista e a sua família será ganha para Cristo.
Podemos nos sentir sozinhas, como imagino que Eunice deve ter se sentido, por não ter com quem conversar sobre o evangelho. Certamente Eunice, Lóide e Timóteo liam juntos textos da Palavra e meditavam com zelo.
Hoje é tão mais fácil, você pode congregar livremente, escolher a bíblia na tradução, formato e cor que você quiser. Não há desculpas para deixar de meditar na Palavra e aprender de Deus. Não há desculpas para não ensinar seus filhos nesse caminho.
Sendo o único crente, não há nada a fazer além de ser o canal que Deus vai usar para atingir a todos os membros de sua família.
Que você possa receber a bênção restauradora de Deus em seu lar, e toda a sua família seja alcançada.
Beijos
Aurea Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário