domingo, 26 de julho de 2009

Um único momento na vida


Tenho meditado muito sobre as conquistas da vida, os acertos, os erros, o que ainda falta conquistar e se ainda há chance de obter essas conquistas.
Ainda mais quando se percebe que a idade vai avançando e se tem cobranças sobre muitas coisas; a sociedade pode ser cruel, não há lugar para quem chega em segundo.
Num único dia vi dois programas curiosos, um deles mostrava um concurso Nacional de fisiculturismo masculino. Homens correndo atrás do título de “corpo perfeito”, e para isso eles ficam sem se alimentar e sem tomar água principalmente. Um deles passou mal e chegou a desmaiar pois veio de longe dirigindo sem comer e sem tomar água – ele não ganhou.
Minutos antes do concurso o repórter entrevistou um deles e perguntou:
-Você está confiante? Preparado? Como você está se sentindo?
E ele disse: Com sede.
- E vai tomar água? – o repórter insistiu.
-De jeito nenhum, no máximo um cubinho de gelo. – o rapaz respondeu determinado. Ele também perdeu.
O ganhador vai ser considerado o Mister Universo por algum tempo, mas e depois, pelo que será lembrado? E o esforço dos outros? Os outros se esforçaram tanto quanto o que ganhou e também tem seus talentos, também eram muito bonitos. Mas havia lugar para apenas um.
Meninas morrem para atingir um ideal de perfeição que a sociedade impõe, fazem cirurgias plásticas cada vez mais cedo. Hoje vi uma reportagem sobre isso, meninas com quinze anos querendo modificar o corpo para atingir um padrão. Nem estão com o corpo completamente formado e já pensam em cirurgia plástica.
Esse é um tipo de escravidão que as pessoas não devem se permitir aceitar. Ninguém precisa que outros digam como você deve parecer, como você deve se vestir ou impor padrões inatingíveis. Isso é engano do Diabo , é como ele tem agido nesses tempos modernos para afastar as pessoas de Deus. Ele faz com que as pessoas percam tempo demais se preocupando com o que os outros vão pensar e acabam deixado de buscar o que realmente importa: a espiritualidade, a comunhão com Deus.
Aqueles que correm atrás dessas coisas, Paulo diz que correm na verdade para ganhar uma coroa perecível, uma fama efêmera.
Mas às vezes somos tentados a nos comparar ou imaginar como seria bom ter determinada posição social, determinado bem material ou determinado tamanho de seio.
Ontem ouvi uma música da Whitney Houston, já havia cantado essa música muitas vezes, mas especialmente dessa vez, algo me fez refletir sobre a letra, e as palavras foram entrando no meu coração e acredite, até fui ministrada pela canção. Era o que eu precisava ouvir porque era assim que eu me sentia, e não tinha ninguém para conversar, e acho que ninguém me entenderia. Então descobri que não estava maluca, alguém sabia como eu me sentia, não estava sozinha.
O título da canção é: One moment in time, algo como: Um único momento na vida.
Lá vai a tradução:
Um único momento na vida

Cada dia que eu vivo
Eu quero ser
O melhor de mim
Eu sou apenas uma
Mas não estou sozinha
Meu melhor dia ainda não vivi
Meu coração já foi quebrado
Para provar o doce
Eu encarei a dor
Eu levantei e cai
E ainda falta tanto

Eu quero um único momento na vida
Onde eu seja mais do que eu pensei que pudesse ser
Onde todos os meus sonhos estejam a uma batida de coração de distância
E as respostas estejam lá para mim
Me dê um único momento na vida onde eu corra contra o destino
Então naquele único momento na vida
Eu vou sentir, eu vou sentir, eternidade

Eu vivi para ser a melhor
Eu quero tudo, não há tempo para menos
Já fiz os planos agora aqui está a chance
Bem nas minhas mãos
Coro
Oh, você será um vencedor
Para a vida inteira
Se você aproveitar aquele único momento na vida
Faça brilhar!

Eu quero um único momento na vida
Onde eu seja mais do que eu pensei que pudesse ser
Onde todos os meus sonhos estejam a uma batida de coração de distância
E as respostas estejam lá para mim
Me dê um único momento na vida onde eu corra contra o destino
Então naquele único momento na vida
Eu vou sentir, eu vou sentir, eternidade
Então eu serei livre

Bela canção, mas o que eu pude aprender disso é que podemos e devemos ter ideais, objetivos que nos tragam satisfação e realização pessoal.
Aí é que está a questão, faça o que fizer, que seja para SUA realização pessoal, não para agradar ninguém, não só porque os outros tem ou fazem.
Do contrário você só vai se esforçar a vida toda, superando tudo para provar tudo para todo mundo, vai ser o melhor, e não vai ter reconhecimento algum por isso. Ao contrário, após uma conquista, vão te cobrar sempre mais.
E aí no fim das contas você vai chegar à conclusão, como diz na música: Ainda falta tanto – e sempre vai faltar, o vazio vai continuar. É a mesma conclusão que Salomão chegou quando disse: Eu corri minha vida toda atrás de todo tipo de satisfação: Tive mulheres, dinheiro, poder e fama, achei que isso me faria feliz, mas tudo é vaidade e correr atrás do vento.
O que eu achei mais profundo nessa canção é quando o refrão diz: Eu quero um único momento na vida onde eu seja mais do que eu pensei que pudesse ser.
Outro dia estava assistindo uma roda de debate sobre Michael Jackson. As pessoas julgavam e falavam sobre sua vida e carreira, ele havia morrido, e ainda assim as pessoas o colocavam numa espécie de tribunal. Ele foi uma pessoa triste, desde pequeno foi cobrado mas conseguiu provar seu valor. Foi um menino lindo, que foi chamado de feio, entre outras coisas, pelo próprio pai. Pena que ele acreditou nisso... ele se deixou ser o que os outros falavam dele.
Mas a questão é que nesse debate falaram que depois de ter gravado Thriller, as pessoas esperavam sucessos igualmente estrondosos, e que ele não correspondeu a essas expectativas. Viu? Por mais que você faça, vão querer sempre mais, e se depois você ficar doente tentando atingir esses objetivos, essas mesmas pessoas que cobram vão pular fora, não vão estar lá para ajudar. Foi o que aconteceu com o Michael.
Aí alguém no debate falou para defendê-lo: Mas um gênio que fez Thriller, Billie Jean e Beat it, e tudo de um mesmo álbum, não precisava ter feito mais nada na vida mesmo.
E é verdade – é aquele momento único na vida. Se é único, ele não se repete. E você se torna vencedor para o resto da vida se aproveitar esse momento.
Ou seja, Michael fez história na música, não foi apenas mais um cantor, ele fez a diferença no mundo do videoclipe, e todos os artistas que vieram depois apenas entraram pela porta que já estava aberta depois do vídeo Thriller, nada de novo. Ele fez de uma única música algo que valeu pela sua carreira inteira. O que cobrar de alguém assim? O que cobrar de um garotinho que conseguiu liderar e muito bem um conjunto musical com seus irmãos muito mais velhos que ele?
Ainda citando Michael como exemplo, certa vez ele assistia o Grammy, a maior premiação da música, com sua irmã Latoya, e então ele disse: “Ouça bem isso que vou te dizer, Latoya, um dia você vai me ver ali, você vai ver como vou mostrar meu potencial.” E isso aconteceu - várias vezes.
Então o segredo é acreditar em você e no seu potencial, nunca queira ser igual a ninguém, seja você mesmo e isso fará a diferença. Não acredite nas coisas ruins que possam dizer ou que possam te desencorajar. Simplesmente acredite e espere acontecer.
Ou você luta para ser igual a alguém e atingir certo padrão e entra por uma porta já aberta, sendo apenas mais um, ou você mostra quem você é, sem se esforçar, e mostra seu valor, o que você tem de especial e diferente e se torna alguém que abre a porta.
Eu tenho até orado por um único momento na vida onde eu seja mais do que pensei que pudesse ser. Quero algo que me faça vencedora para a vida inteira, mas para isso é preciso correr contra o destino. Muitas vezes precisamos só de uma chance, de um único momento, uma oportunidade de correr como igual contra o destino.
Um dos meus sonhos é fazer um curso de dublagem que vai começar agora em Agosto, menos de um mês. Eu acredito que tenho potencial para fazer esse curso, embora nunca tenha sido encorajada, pelo contrário, ninguém acredita que eu seja capaz. Um curso desses é caro, e você precisa ter registro de ator e tudo o mais para poder dublar filmes, seriados e desenhos. É o momento único na vida que preciso aproveitar, mas ainda não tenho emprego (o destino),
Já estou graças a Deus a um passo de trabalhar e poder pagar esse curso e realizar um sonho e digo que as pessoas ainda vão ver muitos trabalhos de dublagem feitos por mim. Tenho uma chance de conseguir um emprego, tenho uma entrevista marcada e não posso deixar essa oportunidade passar. Quando precisamos, Deus realmente nos dá chances únicas que não se pode desperdiçar.
Mas o destino também diz que não posso ter filhos. Eu quero muito, é o maior dos meus sonhos e eu quero um único momento na vida onde esse sonho não esteja distante, e tem que ser agora, não há tempo para menos. Por mais que o destino pareça levar vantagem na corrida, sei que Deus me dará um momento único onde eu possa correr contra ele de uma forma justa.
Até porque já me disseram para desistir, que minha fé é cega, que Deus não vai fazer milagre nenhum e se for para ter filhos, isso não vai ser pela mão de Deus, mas pela mão do homem. E aí, não vou aceitar o decreto de derrota dos outros, o que vale para mim é o que Deus diz.
Agora mesmo estou ouvindo o PR. Silas Malafaia pregar, e ele acabou de falar sobre a ressurreição da filha de Jairo. Bem, Jesus já havia decretado o milagre, Jesus se prontificou em ajudar Jairo, ele estava muito preocupado pois sua filhinha estava doente. Mas no meio do caminho, mesmo com a bênção selada, alguém disse: Não perca seu tempo, desista, não incomode o mestre, a menina morreu. É isso? Estava tudo acabado? Não! Jesus disse: Jairo, crê somente. Jesus quis dizer com isso: Confie em mim, não ouça os outros.
Seu milagre já foi decretado, não ouça murmuradores, apenas creia.
Já me disseram que eu não sou mulher, que meu marido está perdendo tempo da vida dele comigo, e tantas coisas duras e injustas. Mas se Deus está no controle, não importa que o mundo diga que você é um perdedor, você já tem o que precisa para vencer: O nome de Jesus, no qual somos mais do que vencedores.
Não ouça as mentiras do diabo, mas se concentre na verdade de quem você é. Ora, eu por exemplo sei que meu marido me ama e se assim não fosse ele não estaria do meu lado “perdendo tempo da vida dele”.
As circunstâncias podem ser duras, podem doer, talvez até você esteja se sentindo impotente diante de um grande desafio, de mãos atadas, querendo realizar algo e não vê como fazê-lo.
Nunca diga que é impossível, e não fique quieto esperando que as coisas aconteçam, corra atrás. Ainda que seja necessário esperar, então que espere com fé, se prepare para o que você quer realizar. E quando aquele momento único na vida chegar, apenas aproveite.
Talvez você tenha sido vítima de pessoas invejosas e inoportunas, que criticam e cobram, mas acredite-me, essas pessoas não são melhores que você. Existem pessoas amarguradas, perdedoras, que vivem uma vida miserável, e por isso atacam os outros para que todos se sintam como elas. Não são felizes e acham que os outros também não podem ser.
Por isso, diante de um insulto ou crítica, veja bem de quem vem essa palavra, como é a vida dessa pessoa, e se vale a pena ouvir o que essa pessoa diz.
Muito bem, imagine que você acabou de sair do banco com uma nota novinha e cheirosa de R$ 50,00, e andado pelo caminho de volta para casa, você acha outra nota de R$ 50,00 na rua. A nota que você achou estava suja, amassada e até molhada, pois você a encontrou na rua, e tinha até um rasgo remendado com fita adesiva. Mas na hora de fazer alguma compra ambas as notas terão o mesmo valor,nem mais e nem menos. Você pode comprar com a nota suja e amassada os mesmos itens que compraria com a nota novinha saída do banco.
O que eu quero te dizer é que existem pessoas que se acham cédulas novas e por isso se acham mais valorosas que você, te fazem sentir suja e amassada e sem valor, mas no fim das contas você tem um valor intrínseco, que ninguém pode tirar de você. Ninguém tem o direito de te humilhar, subestimar e te fazer sentir menosprezado, e você não deve se sentir assim. Mostre seu valor para as pessoas amando, servindo aos outros, abençoando vidas, isso fará de você uma pessoa especial, e você terá verdadeiros “fãs” para a vida toda.
Ou você se preocupa a vida inteira provando seu valor para os outros, ou você descansa na certeza de quem você é e isso traz a liberdade que a frase final da música diz. Então você será livre: livre de padrões, livre de expectativas, livre de preconceitos, livre de pressões, livre de cobranças, livre de insultos e tudo o mais. Nada disso importará mais para você.
Que você seja uma pessoa livre e aproveite cada oportunidade de crescimento e realização em sua vida
Aurea souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário