sábado, 13 de setembro de 2014

O violino quebrado



Sim, cada um vai e volta como a sombra. Em vão se agita, amontoando riqueza sem saber quem ficará com ela ... (Salmos 39:6).

Hoje ví essa imagem em uma postagem na rede social que muito me chocou, e me inspirou a escrever uma meditação.
Na hora me deu uma dor no coração ao ver esse violino quebrado e me perguntei: "Quem faria isso com um instrumento tão cheio de GLAMOUR, tão BELO e tão CARO? "
Muitos comentários nessa postagem também expressaram indignação: "Estou chocada!", "Ai, que dó" "Partiu meu coração", "Nem imagino o que faria se acontecesse uma coisa dessas com o meu".
Tenho um violino também, e cuido muito bem dele, com todo APEGO e carinho.Estou prestes a vendê-lo para comprar um outro de qualidade superior, mas vou vendê-lo com muita dor no coração...esperando que ele continue sendo bem cuidado e aproveitado por quem comprar.
Mas note as palavras que deixei em letras maiúsculas: glamour, belo,caro e apego.
Bem, estamos falando de coisas materiais, e como podemos nos apegar a elas, achando que se tivermos algo mais bonito, mais chique e mais caro teremos uma posição melhor ou seremos vistos de uma forma diferente.Como se o seu valor estivesse nas coisas que você tem.
Mas não é isso o que a bíblia nos ensina, ao contrário, ela nos mostra que tudo é passageiro e que devemos ajuntar tesouros espirituais, onde o ladrão não rouba e a traça e a ferrugem não consomem.São tesouros que não acabam e nem envelhecem.
Por mais valor que possamos dar a um violino, para Deus isso não passa de um pedaço de madeira...
Por mais bela que seja a sua estrutura e mais agradável o som, nada se compara a beleza da glória de Deus que contemplaremos no céu e ao som do canto dos anjos que lá ouviremos todos os dias.
E mais um detalhe sobre o céu, é que a bíblia nos diz que lá as ruas são de ouro. E eu penso: Se nada daqui levaremos, nem dinheiro e nem nada material, se lá não haverá compra nem venda, então para que as ruas são de ouro?
Talvez exatamente por isso... Muitas pessoas matam, trapaceiam ou passam a vida trabalhando por causa do ouro. Mas um dia estaremos pisando em cima disso que hoje damos tanto valor...
E então é por isso que Jesus hoje te pergunta: Que proveito há em você ganhar o mundo inteiro e perder a vida eterna?
Muitos estão tão apegados as coisas desse mundo, mas não vêem as coisas superiores que Deus tem reservado, tanto aqui como no céu, para os que confiam nele.
Assim como eu, que por mais que saiba que vou ter um violino superior,ainda tenho um sentimento de apego ao outro.
Para Deus nos dar o excelente, muitas vezes temos de renunciar, entregar tudo e confiar que se ele nos pede algo, nos dará sempre algo ainda melhor.
Que possamos abrir mão das riquezas e glórias deste mundo para receber a mais sublime e incalculável riqueza de Deus.
Aurea Souza













sexta-feira, 13 de junho de 2014

Eu sou do Senhor Jesus

"Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aque

le outro escreverá na própria mão: Eu sou do Senhor; e por sobrenome tomará o nome de Israel." Isaías 44:5  
Bem, nessa época de copa, eu tenho reparado que as pessoas se animam e vibram na torcida a cada jogo, a cada gol, e ainda são capazes de gastar muito dinheiro com ingressos e enfrentar filas quilométricas para ver um jogo no estádio.Fora as decorações e acessórios para torcer à caráter.
Tudo para se ter o orgulho de ganhar uma taça para a nação.
Orgulho... essa é a palavra que me vem à mente quando leio esse trecho das escrituras. Esse orgulho de pertencer a um Deus maravilhoso e ser chamado pelo Seu nome. Tanto orgulho que dá vontade de que todos saibam que "Eu sou do Senhor", está marcado, selado em nós, qualquer um que olhar para nós pode ver a quem pertencemos.
Isso é a alegria, o orgulho de fazer parte da família de Deus e jogar no seu time.
Então quantas pessoas que tem orgulho de ser brasileiros e torcem para o Brasil, teriam essa mesma empolgação nas coisas do Senhor?
Quantas pessoas que pintam o rosto de verde e amarelo e soltam fogos na hora dos gols, vibrariam com a mesma intensidade a cada alma ganha para Jesus?
Quantas pessoas que saem pelas ruas com camisetas da seleção, de bandeira do Brasil, ou de seu time de preferência, vestiriam a camiseta do evangelho, sem vergonha de ser identificado como Cristão?
Ora, as pessoas tem orgulho de seu time e até se ofendem e brigam feio quando falam mal...Isso é fácil de se observar, os noticiários sempre mostram brigas em estádios entre times adversários, e a coisa é violenta mesmo...
Então onde estão os torcedores dispostos a defender, a lutar e a morrer por Jesus?
O tempo se aproxima da volta de Jesus, já estamos no finzinho do segundo tempo, e nessa partida, cada gol é uma alma salva.
Para isso precisamos driblar o inimigo e partir para o ataque.
Deus conta com atletas comprometidos e preparados, com verdadeiros craques da Palavra e artilheiros da evangelização.
Deus precisa de pessoas que vistam a camisa e dêem o máximo de sí... pessoas que vibrem com as vitórias da igreja e defendam a sã doutrina como defenderiam um time do coração.
O jogo não pode parar, e os atletas tem que se respeitar e fazer cada um a sua parte..um prepara a jogada para o outro. Isso nos leva a pensar no espírito de unidade na diversidade que deve existir na igreja. Todos servimos ao mesmo Deus, todos temos os mesmo objetivos...Mas tenho observado muitos pastores pedendo tempo com ataques pessoais a outras igrejas e doutrinas e com isso o time todo perde. São tantos escândalos, falsidades e oportunismo que vemos em igrejas ditas cristãs, que acabam somando alguns gols contra. Esse é o tempo em que mais o povo de Deus precisa se juntar e trabalhar em equipe.
E nesse time não existem estrelas, nem favoritos... Mas existem muitos achando que estão com a bola toda, que fazem e acontecem, que tem um ministério internacional...mas cuidado com a motivação. Um gol no time de Deus, nunca é para se auto gloriar. Se assim for, todo o seu esforço, todos os seus gols serão em vão.   
Você foi escalado para jogar nesse time e estamos em uma partida decisiva. Então dê o seu melhor,vista a camisa e vamos dar de 10 a 0 pro mundo!















sexta-feira, 6 de junho de 2014

O urso fofo

Marcos 4:35-41  Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem.
36 E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam.
37 Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.
38 E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?
39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.
40 Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?
41 E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

O Mestre nos ensina nessa narrativa a termos controle das nossas emoções na hora da adversidade e a descansarmos e termos confiança em Deus.
Observe que Jesus estava dormindo, totalmente aconchegado e relaxado em um travesseiro fofo, quando é acordado aos gritos desesperados de seus discípulos em pânico.
E o pânico era geral, as ondas davam medo, o escuro assustava, os trovões eram apavorantes, o vento sacudia o barco de modo que iria a qualquer momento virar... E a reação deles é chamar Jesus: Mas será que não vês? Será que não se importa que vamos todos morrer? Como pode dormir nessa tempestade?
Mas ainda que o mundo desmorone ao nosso redor, se Jesus está no barco, não precisamos temer a noite e o temporal.
Claro que Jesus se importava, claro que ele sabia o que estava acontecendo... Mas a verdade é que somos humanos, e muitas vezes o medo e desespero nos fazem questionar, como eu mesmo muitas vezes já questionei: Onde estás, Senhor? Não vês o que está acontecendo? Não vês o que estão fazendo comigo? Não te importas comigo?
Muitas vezes pensamos que Jesus está ausente, que ele não vê o que acontece ou mesmo que se esqueceu de nós. Mas ele nos ensina que tudo o que precisamos fazer é agarrar um travesseiro fofo, virar para o lado e descansar... quando Jesus se levantar será para dar a vitória, ele não nos deixará submergir, ainda que venha a tempestade. Ele é o Deus que até o vento e o mar o obedecem, ele tem todo o poder... logo, ele tem todo o controle da sua vida, ele sabe o que está acontecendo, ele sabe o que você sente.
Eu tenho um urso fofo, que é bom para abraçar nas noites frias, de solidão, de tempestade, de medo... medo do futuro, medo de tantas coisas... e o medo é normal, e a tempestade chega eventualmente. Mas quando se tem Jesus, basta ter um travesseiro ou um urso fofo, se agarrar e pensar: É só uma tempestade... Jesus está aqui, e tudo isso vai passar logo.
Quando Deus vê a nossa fé e confiança nele em meio a tempestade, ele se agrada. A bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus. Apenda a depender de Deus, pela fé, e isso o agradará. Tenha a certeza de que ele está no controle, não é preciso pânico.
Saiba que Jesus está vendo tudo, ele se importa e na hora certa ele se levantará em sua vida e repreenderá toda a tempestade.
Pedro aprendeu isso com o mestre... Ele, que era um homem extremamente impulsivo, talvez tivesse sido um dos primeiros a sacudir Jesus para o acordar na hora da tempestade. Mas numa outra ocasião, quando Pedro estava preso e ia ser levado a morte na manhã seguinte, a bíblia diz que ele estava em um sono profundo...Um anjo o foi libertar, e o anjo precisou sacudí-lo: Vamos, Pedro, acorde! Eu vim tirá-lo daqui.
Um homem prestes a morrer deveria passar a noite em claro, chorando ou orando incessantemente por livramento... mas ele estava dormindo, descansando, esperando no Senhor.
Sei que é difícil fazer como Pedro, pois muitas vezes nos desesperamos com coisas tão menores, não é verdade? Mas ainda que estejamos andando pelo vale da sombra da morte, não temeremos, pois o Senhor está conosco por onde quer que andarmos...
Esse louvor da Eyshila é muito lindo... Medite na letra e que você também possa dizer: Já tenho fé pra descansar nas ondas de um bravo mar.
Pense: Se Jesus está tranquilo no seu barco dormindo sobre um travesseiro fofo, por que você precisa se preocupar? Na hora certa ele se levantará para dar uma solução, basta confiar.
O gás que acabou e você não tem dinheiro, o aluguel que está para vencer, as contas, os problemas no serviço... Descanse, agarre um travesseiro fofo e entregue tudo a Deus, ele sabe o que fazer e quando agir. 
Aurea Souza


Mestre, o vento balançou meu barco
Mestre, estou à beira de um naufrágio
Mestre, será que não vê?
Será que eu vou perecer?
Sinto na pele o frio desse vento
Chego a crer que não estás me vendo
Lembro que estás logo ali
Na proa do meu barco a dormir
Eu sei que não estou só
E já posso crer que amanhã
Vai ser bem melhor
Só porque estás comigo eu
Posso clamar
Eu acredito que eu não vou naufragar
Só porque estás comigo eu
Posso clamar
Já tenho fé pra descansar
Nas ondas de um bravo mar
Sim, eu posso clamar
Mestre, vem me ajudar
Eu sei que não estou só
E já posso crer que amanhã
Vai ser bem melhor
Só porque estás comigo eu
Posso clamar
Eu acredito que eu não vou naufragar
Só porque estás comigo eu
Posso clamar
Já tenho fé pra descansar
Nas ondas de um bravo mar
Sim, eu posso clamar
Mestre, vem me ajudar
Quem é esse que até o vento e o mar lhe obedecem?
Quem é esse que ordena e milagres acontecem?
Jesus, esse nome toda língua confessará
Jesus, céu e terra se prostram pra Te adorar
Jesus, o presente que Deus enviou pra nós
Jesus, até o vento se cala pra ouvir Tua voz
Posso clamar
Eu acredito que eu não vou naufragar
Só porque estás comigo eu
Posso clamar
Já tenho fé pra descansar
Nas ondas de um bravo mar
Sim, eu posso clamar
Mestre, vem me ajudar
Posso clamar
Eu acredito que eu não vou naufragar
Só porque estás comigo eu
Posso clamar
Já tenho fé pra descansar
Nas ondas de um bravo mar
Sim, eu posso clamar
Mestre, vem me ajudar