segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Salvação



Nessa postagem, gostaria de falar sobre Deus e o seu grande amor por nós.
Bem, no princípio Deus criou todas as coisas; os céus, a terra e tudo o que nela há. E tudo o que Deus criou era muito bom, mas faltava algo.
Deus então criou o homem, a sua imagem e semelhança, um ser capaz de raciocinar, que se relaciona e tem capacidade de tomar decisões.
Ao criar o primeiro homem com suas próprias mãos, Deus tinha a intenção de ter no homem um amigo, um parceiro na sua obra de criação.
O homem foi feito para dominar sobre toda a criação, cuidar dos animais e do meio ambiente.
Mais do que isso, o homem seria o único ser dentre toda a criação capaz de se relacionar intimamente com Deus. E a amizade entre Deus e o homem era assim, perfeita. O Criador falava todos os dias face a face com a sua obra prima – o homem.
Imagine poder falar com Deus e Ele te responder audivelmente! A relação de amizade entre Deus e o homem era assim tão próxima, tão informal.
Acontece que o homem virou as costas para Deus através do pecado da desobediência. Adão e Eva preferiram acreditar em uma mentira do diabo a serem obedientes a Deus. E olha que Ele não havia pedido muito, apenas que eles não comessem do fruto de uma árvore do meio do jardim.
Pecado é a única coisa que afasta o homem de Deus, é o pecado que acaba com esse relacionamento tão próximo.
O pecado traz a morte, que é a separação total de Deus por toda a eternidade.
Mas e agora, o homem estaria para sempre afastado de Deus? Será que já não há remédio para o pecado?
A bíblia diz que a recompensa pelo pecado é a morte, e diz também que TODOS pecaram e estão afastados da glória de Deus.
O pecado é uma dívida enorme que o homem jamais seria capaz de pagar por suas próprias forças.
Com a desobediência de Adão e Eva, um enorme abismo se criou entre Deus e o homem, assim esse relacionamento de amizade foi quebrado.
Imagine uma criança que brinca o dia inteiro de futebol em dia de chuva num campo de terra. Aí a criança quer entrar em casa toda molhada e com os sapatos repletos de barro pisando pela sala que a mãe acabou de limpar. Certamente a mãe não vai permitir, a reação dela seria: “NÂO!!!!!! O meu chão limpo!!!! Nem pense em entrar assim. Tire os sapatos aí fora e vá direto para o banho.”
Esse é o sentimento de Deus em relação ao pecado, ele simplesmente não tolera, é como se fosse o barro nos sapatos da criança.
Com essa sujeira do pecado é impossível entrar na presença de Deus.Pois Deus é limpo, puro e santo.
A boa notícia é que Deus nos fez para ser como ele mesmo é.
Assim, não há nada que VOCÊ possa fazer para restaurar a sua comunhão com Deus, Mas existe algo que ELE fez que pode te salvar e restaurar a sua posição perante Ele.
Deus mandou Jesus Cristo, seu único filho para vir a esse mundo e fazer a reconciliação do criador com a criatura.
Jesus, sendo o próprio Deus, Deixou a sua glória e se fez carne, veio a esse mundo como homem, sujeito as mesmas provações e tentações que qualquer um de nós.
Isso tudo ele fez por amor, pois Jesus tinha toda a glória, mas abriu mão de tudo isso para poder se relacionar com o homem.
Imagine uma criança que corre até o pai para beijá-lo quando ele chega em casa. Por mais que a criança pule e pule para beijar seu rosto, ela jamais conseguirá, pois é pequena.
Se a criança não consegue alcançar o rosto do pai, o jeito é o pai se abaixar até uma altura onde a criança possa beijá-lo.
Foi isso o que Deus fez, o homem não poderia mais, por causa do pecado, ver a sua face, por isso Ele “se abaixou”, na figura de seu filho Jesus.
Jesus é o único meio de o homem alcançar o rosto de Deus, só Jesus é o caminho da salvação;
Não há outro. Pode pular e pular, mas só Jesus pode te dar a salvação e te perdoar os pecados que te afastam de Deus.
Mas novamente o homem virou as costas para Deus, rejeitando a Jesus e o crucificando sem ter cometido crime algum.
É difícil acreditar que a humanidade tenha rejeitado um presente tão maravilhoso, uma proposta tão amigável de reconciliação.
Mas Deus, através do sangue derramado de Jesus se reconcilia com todo aquele que recebe a Jesus como o único Senhor da sua vida e confessa que ele é o filho de Deus que tira o pecado do mundo.
Jesus veio para todos, mas nem todos o aceitaram. Mas a todos quantos o receberem terão o DIREITO de serem chamados filhos de Deus.
Que tremendo, não? Aceitando a Jesus é como se você nascesse de novo aos olhos de Deus. Você se torna uma nova criatura, as coisas velhas e o pecado ficam para trás e tudo se faz novo, você recebe uma nova oportunidade para se relacionar com Deus.
Mesmo sendo pecaminosos, Deus quer que nos voltemos para ele, e não apenas ele quer ser nosso amigo, mas quer que nós o chamemos de pai. Podemos com ousadia desfrutar dessa relação pai e filho.
E você? Quer hoje receber a Jesus como senhor da sua vida?
Quer nascer de novo e se tornar filho de Deus?
Faça comigo essa oração:
“Senhor Jesus, eu te recebo em minha vida. Entendo e creio que tu és o filho de Deus, o único que pode me perdoar os pecados e me reconciliar com Deus.
Eu abro o meu coração e confesso a ti os meus pecados, peço que o Senhor me perdoe e me limpe de toda iniqüidade.
Eu aceito o seu presente de salvação através do precioso sangue de Jesus que foi derramado por mim.
Agradeço pelo teu amor, e agradeço por que agora posso te chamar de pai.
Que eu possa viver como um filho de Deus, vitorioso sobre o mundo e sobre o pecado.
Em nome de Jesus. Amém.”
Essa foi a melhor decisão que você poderia tomar em sua vida.
Que deus te abençoe em sua jornada na fé.
Aurea Souza

Injustiça humanaxJustiça de Deus

Imagine que você esteja trabalhando em uma grande empresa, onde você é um funcionário antigo que trabalha direitinho, faz hora extra, “puxa o saco do patrão”, nunca causou nenhum tipo de problema dentro da empresa.
Contudo, você nunca recebeu um aumento, e nunca foi reconhecido por seus serviços. Então chega um novato que acha que sabe tudo, consegue em pouco tempo uma promoção e um salário melhor que o seu.
Responda sinceramente: Qual a primeira palavra que te vem a mente sobre essa situação?
Você pensou: “felicitações” ao novato, ou “injustiça!” ?Somos humanos e dificilmente você de coração demonstraria felicidade por alguém que está num lugar que deveria ou poderia ser seu.
Muitas vezes nos sentimos assim injustiçados, e até sofremos “injustiças involuntárias”, quando vemos, por exemplo, uma pessoa de mau caráter progredir na vida todo feliz. Aí você pensa: “E eu que sou cristão, faço tudo certinho, mas não tenho tanto quanto aquele fulano e ainda estou desempregado.”
E quando você, que como eu quer ser mãe, assiste aos noticiários e vê casos e mais casos de meninas menores que engravidam, casos de aborto, casos de abandono de crianças, enfim... Tudo isso é revoltante, ainda mais quando você pensa:”Tanta gente despreparada tem filhos, e até quem não quer tem, e eu não consigo.”
Que injustiça! Seria a definição disso.Bem,não é questão de amargura, despeito ou inveja, até porque inveja é querer o que é dos outros. Nunca queira o que é dos outros, mas corra atrás do que é seu, se eles conseguem, você também consegue.
Devemos com as injustiças da vida nos fortalecer e nos tornar pessoas melhores e aprovadas por Deus. Ele não deixa nehuma injustiça passar em branco, Ele está vendo tudo, e no tempo certo te exaltará.
E quando isso acontecer, não pense que é por mérito seu, e nem se utilize das bênçãos para humilhar os outros.
Estava assistindo o reality show “A fazenda”, e achei muito bonita a história de vida do participante Carlinhos.
Mas é interessante como quando nas horas em que estamos prosperando aparece a família toda de onde nem se imagina, e todos se dizem ser amigos.
Esse moço Carlinhos estava entre os finalistas para levar o grande prêmio, e muitos acreditavam que a família que o havia abandonado retornou apenas por interesses. Esse rapaz não ganhou o jogo, mas deve ter ganhado paz no coração ao liberar perdão e aceitar a família, mesmo tendo sido rejeitado no passado.
Ele poderia ter virado as costas e nem querer saber de ninguém e dizer: “É justo, é o troco pelo que vocês me fizeram.”
Numa situação de injustiça também se encontrou José, que foi vendido como escravo pelos irmãos e foi afastado de seu pai e de seu país. José por causa de outra tremenda injustiça passou parte da sua juventude em uma prisão. E as prisões não eram tão confortáveis como as de hoje. Imagine quanta mágoa e revolta ele poderia ter sentido, afinal ele havia sido vendido pelos irmãos e preso sem ter feito absolutamente nada.
Mas Deus não nos deixa ser injustiçados, e José foi liberto e se tornou depois o maior governador que o Egito já teve.
Mas José não se aproveitou dessa posição para dar o troco, e nem virou as costas para a sua família. Ele liberou perdão e chamou a todos para morarem no Egito com ele.
A questão não é o quanto você tenha sido injustiçado, mas sim qual a sua atitude em relação a essa injustiça.
Talvez você tenha sido injustiçado ou traído por alguém próximo,ou até mesmo pelo seu cônjuge. Não estou subestimando a dificuldade em perdoar, não estou fazendo pouco dos seus sentimentos, sei que é difícil- ou até humanamente impossível aceitar a injustiça. Queremos logo que a justiça seja feita em nosso favor, queremos logo a vingança.
Mas nenhuma “vingança” é maior do que liberar perdão, pois o inimigo quer que você se corroa em mágoa e revolta. E se você perdoar, o diabo sai perdedor, e você se vinga do verdadeiro vilão da história.
Deixa as coisas acontecerem e Deus vai preparar o caminho da sua vitória.
Ainda como exemplo o reality show da tv, o ganhador foi no mímino inesperado,muitos acharam até injusto, pois ele foi um rapaz polêmico e pouco autêntico no jogo. Ele ganhou um milhão de reais, e aí a gente se pergunta: “Não é muito dinheiro para quem nem precisa”?Seja como for, não podemos olhar para o que acontece com os outros.
A Bíblia diz que não devemos cobiçar a prosperidade do ímpio. “O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio sabe sondá-lo. Quando triunfam os justos, há grande festividade; quando, porém, sobem os perversos,os homens se escondem.” Provérbios 28: 11-12. Medite nisso e que você encontre conforto em meio a injustiça, saiba que Deus tem orgulho dos seus filhos quando enfrentam com coragem as dificuldades. Logo chegará o seu momento de ser honrado e os justos se alegrarão com você!
Beijos
Aurea Souza

Mulheres estranhas

“O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de faraó: moabitas, amonitas, edomitas e hetéias, das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes aos seus deuses.
A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus...” I Reis 11
“Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se tem separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus, porque tomaram suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nessa transgressão.
E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito.” Esdras 9
Esses dois textos tratam de uma forma de corrupção, uma espécie de prostituição cultural e espiritual.
No caso de Salomão, vê-se que ele teve muitas mulheres, não só pelo fato de ser mulherengo, mas também porque tinha interesses políticos. A união com filhas de líderes de outros países garantia paz, estabilidade financeira e comercial, além de dar a Salomão uma grande sensação de superioridade e poder.
Acontece que essas alianças políticas e familiares não eram agradáveis aos olhos de Deus. Salomão tinha tudo o que precisava sem ter que se unir a mulheres estranhas, elas fizeram perverter o seu coração.
Cada uma delas veio com sua cultura e religião, e Salomão foi cedendo a esses hábitos e cultos pagãos.
O pior nem é o fato de ele ter se unido a essas mulheres, o pior é a desobediência que ele demonstrou, pois Deus já havia deixado claro que ele não deveria fazer esse tipo de aliança e o que aconteceria se ele o fizesse.
Salomão não poderia dar uma de “desentendido” perante Deus, até porque ele foi o homem mais inteligente que existiu, ele errou feio e sabia disso.
Tanto no caso de Salomão quanto no caso relatado em Esdras, vemos que a prostituição vem de onde deveria vir o exemplo: dos líderes. Eles foram os primeiros a cair nessa transgressão.
Os líderes podem muitas vezes errar e escandalizar o povo com sua conduta, muitos cedem à “mulheres estranhas”.
São muitos os políticos e até pastores que se dizem evangélicos que cedem a corrupções e provocam escândalos. Todo tipo de corrupção pode ser uma “mulher estranha”, pode ser a droga, o álcool, desvio de dinheiro, crimes de qualquer natureza, enfim.
Talvez você nunca tenha experimentado nenhum tipo de droga, mas já encontrou amigos que lhe oferecem insistentemente essa “mulher estranha”, falam de tudo de bom que você pode sentir ao se unir a ela e até dizem que você será um fraco se não experimentar. Eles só não dizem que depois esse caminho traz a ruína, pois foi isso o que aconteceu com Salomão por causa do seu pecado.
Talvez você tenha a oportunidade de crescer em sua empresa, mas para isso você deve fazer algo errado, deve passar por cima das pessoas e conquistar dinheiro de forma ilícita.
Parece fácil, mas não é o melhor caminho.Salomão sabia disso... Não ceda à “mulher estranha” da corrupção.
Pode ser que apareçam em seu caminho mulheres muito bonitas que facilitam para você, e você pode sentir-se tentado a ceder. Essas são mulheres estranhas, você tem a sua e deve ser feliz com ela, nunca ceda a prazeres momentâneos.
Quem sabe você congrega, mas às vezes sente vontade de não ir à igreja, pois poderia fazer muitas outras coisas, poderia ir a qualquer outro lugar ao invés disso. Essas são tentações das quais você deve fugir.Tudo o que te induz a não buscar a presença de Deus são “mulheres estranhas”.
Outro dia ví uma reportagem sobre rachas de carro, e como as pessoas não medem esforços em uma prática ilegal e perigosa. Os que praticam o racha colocam Deus em último lugar. Também deixam em segundo plano a própria vida, a vida dos outros e a lei de trânsito.
Uma dessas pessoas ao ser entrevistada disse: “Tudo o que eu poderia gastar comigo, eu invisto no carro”. Tudo para poder tirar um racha com alguém.
Muitas pessoas colocam um carro na frente de Deus, e esse pecado não é em nada diferente do pecado que vimos nos dois textos bíblicos.
Outros colocam cachorros na frente de Deus, e esses animais se tornam mais do que animais de estimação, se tornam ídolos, que precisam ser quebrados. Enquanto crianças morrem de fome, muitos cães dormem em colchões de nenê, fazem acumpultura para tirar o stress e tomam banho de ofurô.
Deus não se agrada disso, essa conduta é abominável aos olhos de Deus, que não tolera inversão de valores.
Deus te ama e quer sua total atenção, quer você por inteiro. Deus é um Deus zeloso, ciumento, não divide sua glória com ninguém e nem o seu louvor dá a imagens de escultura.
Deus quer o seu coração e quer ver você livre do laço da “mulher estranha”.
Talvez você nem tenha forças para se libertar dos pecados e vícios, você até sabe que precisa, mas simplesmente não consegue.
Entregue-se a Deus, a boa notícia é que Ele te entende e pode te libertar.
Além disso,Deus é fiel e cumprirá o que te prometeu, mas você precisa entregar-se a Ele totalmente, você deve ser fiel a Deus e não se unir a nenhum tipo de “mulher estranha”.
Seja abençoado e que Deus seja o seu único alvo e motivação.
Até
Aurea Rikaczewski

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Age of empires

"Quanto a mim, porém, ando na minha integridade; livra-me e tem compaixão de mim.
O meu pé está firme em terreno plano; nas congregações bendirei ao Senhor.
O Sennhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?
O Senhor é a fortaleza da minha vida ; a quem temerei?
Os malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos eles é que tropeçam e caem.
Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim uma guerra, ainda assim terei confiança...
Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam" Salmo 26-27

Instalamos em nosso computador um jogo muito legal chamado "Age of empires" (Era dos impérios). Nesse jogo você é um desbravador e sua missão é explorar o território e implantar aldeias. Você começa o jogo com alguns camponeses, que sob suas ordens, caçam, mineram e recolhem lenha. Ainda você precisa construir casas, muralhas e formar um exército.
O inimigo pode atacar a qualquer momento, por isso o povo não pode estar nem muito espalhado e nem muito tempo em um lugar só.
A medida em que o explorador anda, o lugar ao redor se ilumina, e um novo pedaço do mapa é desvendado. A intenção do jogo é desbravar toda a área, até que tudo fique iluminado, pois onde pisar o pé do explorador se torna um território conquistado.
E quanto mais o explorador avança, mais o exército inimigo fica furioso, pois eles também querem explorar e dominar o território. Há risos e palavras de ameaça do inimigo.
É um jogo um pouco difícil de se jogar, mas eu me diverti muito.
Também pude aprender algumas verdades espirituais com isso...
Deus nos colocou nesse mundo como desbravadores, peregrinos. Nesse mundo também encontramos forças inimigas que podem sair das trevas a qualquer momento para nos atacar,
e precisamos estar preparados para isso.
Muitas vezes não temos essa percepção do mundo espiritual, mas onde nós pisamos, também iluminamos e conquistamos territórios inimigos.
Por onde você vai, saiba que a luz de Cristo brilha, e à medida em que isso acontece, as trevas vão saindo, e você pode ver a paisagem ao redor.
Você já entrou em uma casa para visitar alguém e depois a pessoa diz que sua visita trouxe uma paz diferente? Ou então você já visitou alguém e saiu da presença dessa pessoa mais leve e em paz?
Isso acontece quando contagiamos ou somos contagiados pela luz de Cristo, e isso nos faz deixar de lado toda preocupação e desânimo.
Quando oramos por alguém e a enfermidade vai embora, quando intercedemos e a bênção acontece, quando louvamos e sentimos a presença de Deus, quando ministramos o conforto sobre a vida de alguém, são em situações como essas que vamos avançando com a Luz de Cristo e conquistando territórios.
Assim devemos fazer nossa luz brilhar, e não ficar acomodados em um lugar, escondendo a nossa luz.
E quanto mais avançamos, assim como no jogo, mais o inimigo se irrita e avança furiosamente.
Já sentiu-se "odiado" por alguma pessoa e nem sabe o porquê? Enfim, podemos ser odiados e perseguidos sem nenhuma razão aparente, mas Jesus já nos advertiu sobre isso. Ele disse que seríamos odiados por todos por causa do evangelho. Sabemos que podemos ser injuriados, perseguidos, humilhados e acusados falsamente por amor a Jesus.
No texto que lemos, o salmista fala que o seu pé está firme em terreno plano. Assim também nós devemos avançar aos poucos, sabendo onde estamos pisando. No jogo, a tela se ilumina à medida em que o explorador avança, e isso dá segurança para ir adiante, podemos saber o que tem pela frente.
No jogo a sua intenção é implantar um povoado, se espalhar, e o inimigo tenta frustrar a todo custo a sua estratégia.
Da mesma forma nós fomos chamados para avançar, ganhando pessoas para Cristo e povoando o céu. Devemos fazer valer a nossa vocação e fazer o possível para "saquear o inferno e povoar o céu".
O evangelho precisa avançar, só assim Jesus será entronizado entre as nações. À medida em que o evangelho alcança um povo, o inimigo perde território.
Ouvi dizer que existe uma tribo indígena na amazônia que nunca teve contato de nenhuma natureza com o homem branco. É claro que é do interesse do inimigo que essa parte do mapa permaneça escura, inexplorada. Para isso, o diabo usa de justificativas aparentemente boas como : Ninguém pode se aproximar para evitar que eles percam a cultura, e não corram o risco de adquirir doenças próprias do homem branco.
Mas quem será o explorador disposto a desbravar essa terra em trevas, mesmo contra todos?
Enquanto todo o território não for desbravado, o jogo não termina. Assim como o fim não virá enquanto o evangelho não for pregado a todos os povos e a toda criatura de todas as tribos, línguas e nações.
E nesse jogo também vemos que o explorador não trabalha sozinho, ele tem camponeses, sem os quais não poderia avançar. Ele também pode pedir ajuda da grande cidade, e eles enviam pessoas, soldados, mantimentos e até dinheiro. Os camponeses trabalham muito lenhando, minerando e caçando para o bem da aldeia.
Assim, no reino de Deus também devemos ser colaboradores. As igrejas devem ser como a cidade grande na ajuda para os missionários.
Devemos entender que o missionário não é "representante da igreja" em um lugar, ele "é a igreja" onde quer que esteja.
Assim como o explorador vai com a bandeira de seu país e tem cada terreno conquistado como colônia, também o missionário leva o reino de CRISTO e onde quer que haja um trabalho missionário, alí é território do Senhor Jesus.
Temos pensado muito em abrir um ponto de pregação, para que depois se solidifique uma igreja, mas sabemos que essa é uma tarefa a ser executada com cautela e precisamos nos preparar com recursos, principalmente cobertura espiritual.
Assim, não tenha medo de avançar em sua visão ministerial, mas tenha em mente que você precisa de oração e não se arrisque a andar sozinho.
Que Deus te dê um coração corajoso de explorador e que você leve a bandeira de Cristo, fincando-a em lugares ainda não explorados que precisam ser revelados através da luz de Deus.
Até mais
Aurea Souza