
A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus...” I Reis 11
“Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se tem separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus, porque tomaram suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nessa transgressão.
E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito.” Esdras 9
Esses dois textos tratam de uma forma de corrupção, uma espécie de prostituição cultural e espiritual.
No caso de Salomão, vê-se que ele teve muitas mulheres, não só pelo fato de ser mulherengo, mas também porque tinha interesses políticos. A união com filhas de líderes de outros países garantia paz, estabilidade financeira e comercial, além de dar a Salomão uma grande sensação de superioridade e poder.
Acontece que essas alianças políticas e familiares não eram agradáveis aos olhos de Deus. Salomão tinha tudo o que precisava sem ter que se unir a mulheres estranhas, elas fizeram perverter o seu coração.
Cada uma delas veio com sua cultura e religião, e Salomão foi cedendo a esses hábitos e cultos pagãos.
O pior nem é o fato de ele ter se unido a essas mulheres, o pior é a desobediência que ele demonstrou, pois Deus já havia deixado claro que ele não deveria fazer esse tipo de aliança e o que aconteceria se ele o fizesse.
Salomão não poderia dar uma de “desentendido” perante Deus, até porque ele foi o homem mais inteligente que existiu, ele errou feio e sabia disso.
Tanto no caso de Salomão quanto no caso relatado em Esdras, vemos que a prostituição vem de onde deveria vir o exemplo: dos líderes. Eles foram os primeiros a cair nessa transgressão.
Os líderes podem muitas vezes errar e escandalizar o povo com sua conduta, muitos cedem à “mulheres estranhas”.
São muitos os políticos e até pastores que se dizem evangélicos que cedem a corrupções e provocam escândalos. Todo tipo de corrupção pode ser uma “mulher estranha”, pode ser a droga, o álcool, desvio de dinheiro, crimes de qualquer natureza, enfim.
Talvez você nunca tenha experimentado nenhum tipo de droga, mas já encontrou amigos que lhe oferecem insistentemente essa “mulher estranha”, falam de tudo de bom que você pode sentir ao se unir a ela e até dizem que você será um fraco se não experimentar. Eles só não dizem que depois esse caminho traz a ruína, pois foi isso o que aconteceu com Salomão por causa do seu pecado.
Talvez você tenha a oportunidade de crescer em sua empresa, mas para isso você deve fazer algo errado, deve passar por cima das pessoas e conquistar dinheiro de forma ilícita.
Parece fácil, mas não é o melhor caminho.Salomão sabia disso... Não ceda à “mulher estranha” da corrupção.
Pode ser que apareçam em seu caminho mulheres muito bonitas que facilitam para você, e você pode sentir-se tentado a ceder. Essas são mulheres estranhas, você tem a sua e deve ser feliz com ela, nunca ceda a prazeres momentâneos.
Quem sabe você congrega, mas às vezes sente vontade de não ir à igreja, pois poderia fazer muitas outras coisas, poderia ir a qualquer outro lugar ao invés disso. Essas são tentações das quais você deve fugir.Tudo o que te induz a não buscar a presença de Deus são “mulheres estranhas”.
Outro dia ví uma reportagem sobre rachas de carro, e como as pessoas não medem esforços em uma prática ilegal e perigosa. Os que praticam o racha colocam Deus em último lugar. Também deixam em segundo plano a própria vida, a vida dos outros e a lei de trânsito.
Uma dessas pessoas ao ser entrevistada disse: “Tudo o que eu poderia gastar comigo, eu invisto no carro”. Tudo para poder tirar um racha com alguém.
Muitas pessoas colocam um carro na frente de Deus, e esse pecado não é em nada diferente do pecado que vimos nos dois textos bíblicos.
Outros colocam cachorros na frente de Deus, e esses animais se tornam mais do que animais de estimação, se tornam ídolos, que precisam ser quebrados. Enquanto crianças morrem de fome, muitos cães dormem em colchões de nenê, fazem acumpultura para tirar o stress e tomam banho de ofurô.
Deus não se agrada disso, essa conduta é abominável aos olhos de Deus, que não tolera inversão de valores.
Deus te ama e quer sua total atenção, quer você por inteiro. Deus é um Deus zeloso, ciumento, não divide sua glória com ninguém e nem o seu louvor dá a imagens de escultura.
Deus quer o seu coração e quer ver você livre do laço da “mulher estranha”.
Talvez você nem tenha forças para se libertar dos pecados e vícios, você até sabe que precisa, mas simplesmente não consegue.
Entregue-se a Deus, a boa notícia é que Ele te entende e pode te libertar.
Além disso,Deus é fiel e cumprirá o que te prometeu, mas você precisa entregar-se a Ele totalmente, você deve ser fiel a Deus e não se unir a nenhum tipo de “mulher estranha”.
Seja abençoado e que Deus seja o seu único alvo e motivação.
Até
Aurea Rikaczewski
Nenhum comentário:
Postar um comentário