
"...E no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
E eles responderam: "João Batista; e outros, Elias; mas outros, Um dos profetas.
E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou?
E, respondendo Pedro lhe disse: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo." Mateus: 16: 13-16
Esse episódio da vida de Jesus é fascinante, o Mestre institui a igreja sobre essa verdade que Pedro acabara de proferir.
Agora imaginem Jesus com os seus seletos amigos, que já haviam ouvido vários ensinamentos e visto inúmeros sinais e prodígios.
Eles estavam à sós, em uma reunião particular.
Então Jesus começa a pedir o relatório de sua equipe; não era momento de falar, mas de ouvir o que seus discípulos tinham a dizer sobre suas experiências individuais.
Os discípulos haviam encontrado muitas pessoas, cada uma foi um campo missionário. O trabalho deles era falar de Jesus e pregar o reino dos céus, e eles compartilharam essas experiências desse trabalho com Jesus.
O Mestre então pergunta: Quem diz o povo ser o Filho do homem? - Eles responderam facilmente.
Mas Jesus continuou e foi mais fundo: " Mas e vocês, quem dizem que eu sou?"
Um silêncio tomou conta do lugar, até imagino um certo clima de tensão.
Não sei ao certo quanto tempo durou esse silêncio, mas imagino que os discípulos se entreolharam, um esperando que o outro fosse responder.
Na realidade, eles estavam inseguros sobre quem é Jesus.
Imagine que sua amiga chega até você e pergunta: " Você acha que essa roupa me deixa gorda? Fala a verdade." A sua opinião é importante para sua amiga; não vale o que os outros pensam. Importa o que VOCÊ pensa a respeito dela porque vocês são amigas.
Ora, Jesus queria que os discípulos expressassem a verdade que deve existir entre amigos.
Jesus e os discípulos eram grandes amigos, e já tinham um certo tempo de convivência juntos. Para Jesus, era importante saber se os seus amigos íntimos realmente o conheciam. Não importava para Jesus naquele momento o que os outros pensavam a respeito dele, mas importava saber quem Ele era para os seus discípulos.
Talvez o silêncio e tensão que pairou naquela hora o tivesse frustrado. Talvez ele tivesse pensado: "Tanto tempo juntos e eles ainda não sabem quem eu sou? Será que eles ainda não entenderam?"
Não, eles não viam nitidamente quem Jesus era. É como se eles O vissem através de um desses negativos de máquina fotográfica antiga. Você olha pelo negativo contra a luz e até consegue ver silhuetas e perfis, mas não consegue discernir com clareza as cores e os detalhes. Para se ter uma noção real, o negativo precisa ser REVELADO.
Depois do processo de revelação, nós temos a foto, a verdadeira e nítida imagem.
Os discípulos não enxergavam Jesus como realmente era porque a total revelação de Deus ainda não se concretizara, isso iria acontecer lá na cruz, tempos depois. Eles teriam uma pré visualização dessa revelação no monte da transfiguração.
Mas, voltando à nossa cena de tensão e silêncio, de repente Pedro arrisca dizer não exatamente o que ele via, mas o que ele sabia sobre Jesus. Pedro não entendia muito bem como, mas ele sabia que "Jesus é o Cristo, o Filho de Deus Vivo"
Essa é a mais bela e profunda profissão de fé em toda a Bíblia, na minha opinião. É a síntese do Evangelho: Aceitar a Jesus como Salvador, reconhecê-lo como Filho de Deus.
É como se Pedro dissesse: "Quem tu és? ... Vejamos... Tudo o que eu sei é que de alguma forma que eu não sei explicar Deus está bem diante dos meus olhos. O Deus vivo que eu posso ver e tocar."
Realmente é algo complexo para se explicar. Mas Pedro acertou em cheio, não porque falou com sabedoria humana, teorizando sobre quem é Jesus, mas porque falou com o coração.
Quem é Jesus para você? Ele te pergunta, assim como naquela hora com os seus discípulos.
Responda com o seu coração.
Será que você vai teorizar e dizer: "Jesus foi mais um grande profeta que nasceu em Belém..." Ou então: "Jesus é aquele que curou muita gente" ou ainda:"Jesus é aquele que a gente lembra no Natal".
Vá mais fundo, quem é Jesus para você?
Ele quer se REVELAR à você como criador, Senhor e Salvador da sua vida, o próprio Deus.
Nessa hora importa para Jesus saber quem Ele é para você.
Faça a seguinte oração:
"Senhor, reconheço que preciso de Ti.
Peço a Ti, Jesus, que te reveles a mim de uma forma poderosa e sobrenatural.
Eu só consigo te enxergar como que por um negativo, mas agora quero vê-lo como realmente és.
Vem em meu coração fazer morada, pois sei que tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.Amém".
Que o Senhor Jesus se revele a você!
Até a próxima!
Aurea Souza