quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Revelação


"...E no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou?
E eles responderam: "João Batista; e outros, Elias; mas outros, Um dos profetas.
E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou?
E, respondendo Pedro lhe disse: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo." Mateus: 16: 13-16
Esse episódio da vida de Jesus é fascinante, o Mestre institui a igreja sobre essa verdade que Pedro acabara de proferir.
Agora imaginem Jesus com os seus seletos amigos, que já haviam ouvido vários ensinamentos e visto inúmeros sinais e prodígios.
Eles estavam à sós, em uma reunião particular.
Então Jesus começa a pedir o relatório de sua equipe; não era momento de falar, mas de ouvir o que seus discípulos tinham a dizer sobre suas experiências individuais.
Os discípulos haviam encontrado muitas pessoas, cada uma foi um campo missionário. O trabalho deles era falar de Jesus e pregar o reino dos céus, e eles compartilharam essas experiências desse trabalho com Jesus.
O Mestre então pergunta: Quem diz o povo ser o Filho do homem? - Eles responderam facilmente.
Mas Jesus continuou e foi mais fundo: " Mas e vocês, quem dizem que eu sou?"
Um silêncio tomou conta do lugar, até imagino um certo clima de tensão.
Não sei ao certo quanto tempo durou esse silêncio, mas imagino que os discípulos se entreolharam, um esperando que o outro fosse responder.
Na realidade, eles estavam inseguros sobre quem é Jesus.
Imagine que sua amiga chega até você e pergunta: " Você acha que essa roupa me deixa gorda? Fala a verdade." A sua opinião é importante para sua amiga; não vale o que os outros pensam. Importa o que VOCÊ pensa a respeito dela porque vocês são amigas.
Ora, Jesus queria que os discípulos expressassem a verdade que deve existir entre amigos.
Jesus e os discípulos eram grandes amigos, e já tinham um certo tempo de convivência juntos. Para Jesus, era importante saber se os seus amigos íntimos realmente o conheciam. Não importava para Jesus naquele momento o que os outros pensavam a respeito dele, mas importava saber quem Ele era para os seus discípulos.
Talvez o silêncio e tensão que pairou naquela hora o tivesse frustrado. Talvez ele tivesse pensado: "Tanto tempo juntos e eles ainda não sabem quem eu sou? Será que eles ainda não entenderam?"
Não, eles não viam nitidamente quem Jesus era. É como se eles O vissem através de um desses negativos de máquina fotográfica antiga. Você olha pelo negativo contra a luz e até consegue ver silhuetas e perfis, mas não consegue discernir com clareza as cores e os detalhes. Para se ter uma noção real, o negativo precisa ser REVELADO.
Depois do processo de revelação, nós temos a foto, a verdadeira e nítida imagem.
Os discípulos não enxergavam Jesus como realmente era porque a total revelação de Deus ainda não se concretizara, isso iria acontecer lá na cruz, tempos depois. Eles teriam uma pré visualização dessa revelação no monte da transfiguração.
Mas, voltando à nossa cena de tensão e silêncio, de repente Pedro arrisca dizer não exatamente o que ele via, mas o que ele sabia sobre Jesus. Pedro não entendia muito bem como, mas ele sabia que "Jesus é o Cristo, o Filho de Deus Vivo"
Essa é a mais bela e profunda profissão de fé em toda a Bíblia, na minha opinião. É a síntese do Evangelho: Aceitar a Jesus como Salvador, reconhecê-lo como Filho de Deus.
É como se Pedro dissesse: "Quem tu és? ... Vejamos... Tudo o que eu sei é que de alguma forma que eu não sei explicar Deus está bem diante dos meus olhos. O Deus vivo que eu posso ver e tocar."
Realmente é algo complexo para se explicar. Mas Pedro acertou em cheio, não porque falou com sabedoria humana, teorizando sobre quem é Jesus, mas porque falou com o coração.
Quem é Jesus para você? Ele te pergunta, assim como naquela hora com os seus discípulos.
Responda com o seu coração.
Será que você vai teorizar e dizer: "Jesus foi mais um grande profeta que nasceu em Belém..." Ou então: "Jesus é aquele que curou muita gente" ou ainda:"Jesus é aquele que a gente lembra no Natal".
Vá mais fundo, quem é Jesus para você?
Ele quer se REVELAR à você como criador, Senhor e Salvador da sua vida, o próprio Deus.
Nessa hora importa para Jesus saber quem Ele é para você.
Faça a seguinte oração:
"Senhor, reconheço que preciso de Ti.
Peço a Ti, Jesus, que te reveles a mim de uma forma poderosa e sobrenatural.
Eu só consigo te enxergar como que por um negativo, mas agora quero vê-lo como realmente és.
Vem em meu coração fazer morada, pois sei que tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo.Amém".
Que o Senhor Jesus se revele a você!
Até a próxima!
Aurea Souza

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Encruzilhada


"Eis que hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição. A bênção quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno,
a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno para seguirdes outros deuses que não conhecestes."
Deuteronômio 11:26-28
Você já esteve numa situação de escolha difícil? Já enfrentou uma saia justa?
Imagine um noivo que convida sua noiva para um jantar romântico, com música da fundo ao vivo e tudo, e então ele diz: "Quer casar comigo?" Ele tira um par de alianças do bolso e diz: "Sabe, nós já passamos por muitas coisas juntos. Acho que precisamos dar um passo, sinto que o nosso relacionamento está ficando sério e eu estou decidido - Quero me casar com você."
E agora? Bem, a noiva tem algumas opções. Se o relacionamento amadureceu a ponto de assumir um compromisso, ela vai aceitá-lo na hora. Ela pode fazer doce e pedir um tempo para pensar - o que denotaria incerteza de seu amor pelo noivo. Ela também pode chegar à conclusão de que não o ama tanto assim e recusar o pedido, terminando o relacionamento para que eles não enganem um ao outro - o que seria no mínimo cruel, depois de tanto tempo juntos e tantas juras de amor.
Foi mais ou menos isso o que Deus fez com o povo no trecho bíblico que lemos - colocou o povo em uma verdadeira encruzilhada. Eles tinham dois caminhos a escolher.
Ora, Deus iniciara um relacionamento com o povo de Israel, tirou-os do Egito, lutou por eles, alimentou-os no deserto, fez promessas de conquistas e vitórias... ou seja, havia uma história. O relacionamento de Deus para com o povo tomara novas dimensões. Agora eles eram um povo livre, Deus esteve com eles no momento da opressão e na alegria da liberdade..
É como se Deus dissesse: "Sabe, já passamos por muitas coisas juntos, eu os amo e fiz tudo por vocês. E quanto a vocês, será que realmente me amam? Eu hoje coloco diante de vocês duas opções: A bênção ou a maldição. Escolham!
Vocês dizem que são meu povo, mas adoram outros deuses; vocês dizem que amam, mas me desobedecem; vocês querem a liberdade, mas não querem ficar sem a carne do Egito; Até o mar eu abri por amor a vocês, mas vocês pensaram que eu iria deixá-los morrer de fome no deserto.Agora decidam-se: Querem me servir ou não?"
O povo se viu diante de uma saia justa, não dava mais para brincar com os sentimentos de Deus. Era uma encruzilhada, e a escolha do caminho a seguir, bem como as consequências dessa escolha cabiam ao povo assumir.
Será que você não se encontra nessa situação? Talvez você já conheça a Palavra de Deus, talvez você já tenha congregado, talvez até tivesse um cargo na igreja no passado.
Não brinque mais com os sentimentos de Deus, você já passou por tantas coisas com Ele. Seria no mínimo crueldade e ingratidão rejeitar um amor tão grande e verdadeiro. Assuma um relacionamento com Deus, que como o noivo oferece uma aliança de amor à sua noiva, oferece a você a nova aliança eterna do sangue do cordeiro.
Deus disse:"Hoje eu coloco duas opções diante de você" É HOJE, não dá para pensar e responder depois. Decida já! Se HOJE ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações.
Você está numa encruzilhada. O que você decidir depois de ler tudo isso poderá mudar sua vida. O caminho que você escolher é reponsabilidade sua, você assume as consequências da sua decisão.
Saiba que pessoas estão morrendo e indo para o inferno porque não tiveram essa opção, nunca ouviram falar de Cristo. Hoje você tem essa escolha.
Chega um momento na vida em que você deve decidir: ou céu ou inferno; ou Deus ou os seus pecados; ou bênção ou maldição.
Deixe da lado essa vida de frieza espiritual, de pecados e impurezas, deixe de flertar com o mundo. Assuma já uma postura de amor e submissão à Deus.
Escolha o seu rumo!
Deus te ama e te quer andando nos caminhos dele!
Só para te ajudar a escolher:
" Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte " Prov. 14:12
"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado é o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" Mateus 7: 13-14
Escolha o seu caminho e boa viajem!
Beijos
Aurea Souza

Conselhos de Anjo

"E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome
era Manoá; e sua munlher era estéril, e não tinha filhos.
E o anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: "
Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.
Agora, pois, guarde-te de que bebas vinho, ou bebida forte, ou comas coisas imundas;
Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha, porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar Israel da mão dos Filisteus." Juízes 13: 2-5

Essa é a história de Sansão, um dos mais famosos e polêmicos dos juízes de Israel.
Observe que a mãe de sansão era estéril e certamente desejava muito ter filhos. Deus já tinha planos para aquela família, Deus conhecia o coração daquela mulher.
O anjo do Senhor apareceu a ela e disse que ela teria um filho que seria especial diante dos homens. Além de ser o sonho da esposa de Manoá, aquela gravidez era plano de Deus.
Deus prepara o melhor para aqueles que esperam nele. Ela teve o prazer de ter um filho anunciado por um anjo; não o teve de um modo comum, mas por um milagre; não um filho qualquer; mas um juíz cuja história fascinante está registrada na Bíblia.
Assim, vocês que são ou almejam ser pais, devem orar por seus filhos, sabendo que eles são plano de Deus. Profetize desde o ventre que a criança é amada, esperada e será separada para um propósito especial. Dedique seus filhos a Deus.
Foi isso que o anjo ordenou à mulher de Manoá - Dedique-o ao Senhor!
O milagre aconteceria, mas havia uma série de regras que deveriam ser seguidas. Para começar, a mulher não poderia beber vinho - ela deveria permanecer pura. Ela também não poderia comer comida impura, ou seja, sacrificada a ídolos.
Que bom seria se os todos os pais fossem assim, buscando sabedoria de Deus através de jejum e oração, consagrando-se ao Senhor.
Mais tarde a mulher conta a notícia ao seu marido e ele entra em choque. O choque não foi nem pela notícia do milagre, mas por saber que agora ele teria que educar uma criança. Isso é uma grande responsabilidade.
Ele orou insistentemente ao Senhor pedindo que o anjo voltasse e desse dicas de como criar seu filho que chegaria. Isso porque Manoá estava despreparado - já havia se acostumado com a idéia de não ter filhos.
Mas de qualquer forma, que bom seria se fosse assim, você ora e um anjo vem te ajudar a criar seu filho.
E se você pedisse e o anjo realmente aparecesse, ele certamente diria o mesmo que disse a Manoá: "Você já sabe o que fazer, dedique-o. "
Dedicar quer dizer ensinar o filho na Palavra, mostrar o caminho certo, preservá-lo do mundo e ser um exemplo para ele. Principalmente seja um exemplo; não seja negligente nesse aspecto, com você mesmo e com seu filho.
Quando parecer difícil, recorra à oração e o Espírito Santo que está em você te fará lembrar como agir.
Talvez você esteja despreparado com Manoá; e talvez seja um adolescente que engravidou uma moça - não esperava por essa, né? E agora?
O anjo não vai aparecer, mas você já sabe o que fazer: Dedique seu filho. Receba a criança e dê o melhor que puder oferecer.
E quanto à moça? Será que abortar é o caminho?
Mesmo não sendo planejado pelos pais, uma criança é sempre plano de Deus e Ele permitiu que fosse concebida como se lê no Salmo 139: "Entreteceste-me no ventre da minha mãe...Os meus ossos não te foram encobertos quando no oculto fui formado... Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe..."
O anjo não precisa aparecer: dedique-o a Deus.
Muitos pais estão sendo negligentes com seus filhos no aspecto da criação, e pior, dão mau testemunho.
Se o anjo viesse visitar sua família para ver como você está criando seu filho, o que será que ele diria?
Não precisa se sentir perdido, apenas siga a Bílbia, que é o melhor manual de todos!
Que você e sua família sirvam ao Senhor!!!
Beijos
Aurea Souza


sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Jamais terá sede


Hoje me peguei meditando na passagem bíblica onde Jesus conversa com a mulher samaritana na beira do p0ço.
Jesus utilizou uma ótima estratégia de evangelismo, ele aproveitou uma situação. A abordagem dele foi simples: "Você pode me dar um copo de água? Estou com sede."
Esse foi o ponto inicial de uma conversa que mudaria a vida daquela mulher para sempre. Jesus ofereceu a ela a água viva, e ela nunca mais teve sede. Ela recebeu a salvação e nunca mais foi a mesma.
As pessoas continuam sedentas e perdidas. Quem as ajudará?
Essa situação me fez lembrar um dia quando estávamos na FICOC -Feira Internacional do Consumidor Cristão.
Nós estávamos lá no nosso estande, vendendo suco de guaraná e produtos naturais. No evento todo, nosso estande era o único que tinha algo para beber, por toda a feira não havia onde as pessoas pudessem matar sua sede.
Lá estava também o pr. Márcio Valadão acompanhando o Diante do Trono, que tinha um estande alí na FICOC. Eu enfrentei uma fila quilométrica para ver a Ana Paula Valadão - e ela me deu até um autógrafo, está anexado nessa postagem.
Teve um momento em que minha irmã ficou sozinha no estande e o pastor Márcio Valadão estava andando pela feira e teve sede.
Ele se aproximou do nosso estande e utilizou uma abordagem semelhante a de Jesus. Ele pediu um copo de suco à minha irmã, e enquanto ele bebia, conversava com ela.
Ele perguntou a ela como estava a sua vida com Deus, e minha irmã respondeu que não ia à igreja. O pastor a evangelizou, orou por ela e ainda disse para ela ir ao estande do Diante do Trono buscar um cd autografado pela Ana Paula. Ele fez questão de dar a ela esse presente.
Minha irmã não foi buscar o cd, e o tempo passou. Mais tarde um rapaz veio ao nosso estande procurando pela minha irmã e disse que a Ana Paula estava esperando por ela para dar o cd.
Então finalmente ela foi buscar o cd "Quero me apaixonar", certamente essa era a mensagem que minha irmã precisava ouvir, ela ainda precisa voltar ao primeiro amor.
Enfim, assim Deus usa seus servos para dar água aos sedentos, uma palavra de bênção.
Seja um instrumento de refrigério!!!
E se você tem sede, Jesus tem para te oferecer a água viva e você jamais terá sede novamente.
Ah, eu ganhei um autógrafo da Ana também, e dizia: "Que a unção fresca do Espírito Santo seja realidade em sua vida!"
Frescor, refrigério para a alma sedenta, é isso o que Jesus nos oferece.
Fui tremendamente abençoada com essas palavras e tomei posse dessa unção fresca do Espírito Santo.
Que você também seja abençoado e deixe Jesus saciar sua sede!
Beijos
Aurea Souza

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O chamado de Abraão - Amigo de Deus


"E o Senhor disse: Ocultarei a Abraão o que eu farei? Abraão certamente se tornará um grande e poderoso povo, e todos os povos da terra serão abençoados por meio dele.
Porque eu o escolhi, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que eles observem o caminho do Senhor, praticando retidão e justiça a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão tudo o que disse a respeito dele." Gen.18:17-19
Abraão foi um amigo de Deus, tinha grande intimidade com o Senhor.
Quando temos amigos fiéis, fazemos de tudo para honrar e preservar essa amizade. Em nossas atitudes pensamos sempre no bem-estar do nosso amigo fiel; Numa viagem, sempre compramos uma lembrança para agradar e mostrar que pensamos no nosso amigo. Quando acontece algo bom, queremos nosso amigo perto para compartilhar. Quando estamos tristes, o amigo nos consola. Quando tomamos uma decisão importante, o amigo fiel é um dos primeiros a saber, pois ele se importa com o que fazemos e com o que acontece conosco.
A amizade entre Deus e Abraão era assim.
Deus não esconderia nenhuma decisão importante de seu grande amigo Abraão. Ele teve o prazer de abençoá-lo, para mostar o valor dessa amizade.
Assim é o amor do nosso Deus e esse amor por Abraão se estende até nós ainda hoje, pois em Abraaão todas as famílias da terra foram abençoadas. Nós também podemos desfrutar dessas bênçãos e dessa amizade íntima com Deus.
Deixe Deus mostrar o quanto ele te ama. Deus se lembra de você o dia todo, o tempo inteiro - Lembra-se de manter o planeta funcionando a cada dia, de fazer o sol brilhar, de te dar o alimento, de te livrar de tantas coisas ruins, de te dar sáude, enfim...
Retribua essa amizade que é expressa em atitudes. Tenha também uma atitude de gratidão a Deus e dê a ele o seu melhor!
O SACERDÓCIO
Abraão foi escolhido com um grande propósito: Ordenar a seus filhos e sua casa depois dele, para que eles observem o caminho do Senhor...
A amizade de Deus por sí só já é o maior bem que o ser humano pode ter. Quem é que não zela e cuida dos seus bens? Nos sentimos responsáveis em cuidar do carro, lavando e fazendo manutenções; nos sentimos responsáveis pela casa, limpando os móveis e os eletrodomésticos. enfim, o sacerdócio é também uma responsabilidade.
O maior dos sacerdócios é a família. Se você cuida da casa e do carro, cuide também da sua família.
Se Abraão devia ensinar seus filhos e os filhos depois dos filhos, você também deve ensinar seus filhos no caminho do Senhor. Nisso não se pode falhar.
A família fica desestruturada e cheia de problemas quando o homem não assume o seu papel sacerdotal. Abraão ensinava seus filhos, Jó sacrificava por seus filhos e Isaque orou ao Senhor por sua mulher porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as orações DELE.
Em todos esses casos, a bênção chegou porque esses homens eram sacerdotes do lar.
Exerça seu sacerdócio profético, profetize sobre sua família, a autoridade foi dada ao homem como cabeça do lar para isso.
Não falo de uma hierarquia, de valores, como se o homem fosse superior à mulher, mas de um papel, uma função que cabe ao homem. Essa função é o sacerdócio do lar, que é a autoridade espiritual.
Enquanto os filhos são pequenos, a autoridade espiritual é dos pais. Os pais devem educar, proferir palavras de incentivo e bênção, preparando-os para a vida.
Seja um sacerdote, receba e ministre sobre o seu lar as bênçãos de Abraão!!!!
Beijos
Aurea Souza

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Adorador Ideal



"E Saul disse a seus servos: Buscai-me um homem que toque bem, e trazei-mo.
Então um dos jovens respondeu e disse: Eis que vi um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar bem, ele é forte e homem de guerra, prudente em palavras, e de belo aspecto; e o Senhor está com ele." I Samuel 16:17-18

Imaginemos o perfil do adorador ideal.
Davi foi um homem segundo o coração de Deus, o compositor dos mais profundos pensamentos de louvor a Deus, e é com certeza um modelo de adorador ideal.
Vejamos as suas características:

-Ele tinha boa fama
Davi talvez não fosse amigo próximo do jovem que acompanhava o rei, mas sua fama era boa o bastante para ter sido lembrado pelo rapaz.
O adorador ideal deve ser assim também, bom e prestativo; sempre deixando boas impressões a todos que o conhecem.

-Ele tocava bem
O rei pediu alguém que tocasse bem. Isso indica que Davi se aprimorava nos seus dons, levava a música à sério. Enquanto cuidava das ovelhas, contemplando aquela paisagem inspiradora, ele criava e ensaiava com dedicação a sua harpa.
Assim, o adorador ideal deve se aperfeiçoar a cada dia, se renovando e investindo em seus dons. Faça um curso de canto, se você canta; faça um curso de música, se você toca algum instrumento. Esteja sempre antenado com o que está acontecendo na área da música cristã.

-Ele era forte e homem de guerra
O interessante é que o jovem começa a profetizar sobre a vida de Davi, já que ele não era rei ainda e não passava de um pastorzinho de ovelhas. Como o jovem dá como referência um forte homem de guerra?
Davi acabara de ser subestimado pelo próprio pai. Quando o profeta Samuel foi ungir dentre os filhos de Jessé o futuro rei de Israel, ele foi esquecido.
Davi era o mais fraco e o único dentre seus irmãos que não era guerreiro até então. Ninguém acreditava que ele era capaz, Davi era totalmente subestimado.
O profeta Samuel disse que Deus não vê como vê o homem, Deus olha o coração. O jovem conseguiu ver Davi como Deus o via: Um forte, um homem de guerra, um líder.
E Davi não se deixou ver como os outros o viam, não levou em conta o desprezo do pai e dos próprios irmãos. Ele poderia ter se sentido inferior por causa da diferença entre ele e seus irmãos.
Assim o adorador ideal deve ser um forte, um homem de guerra. O adorador ideal deve ser forte na palavra, sabedor que o ministério de adoração e louvor é uma batalha espiritual. O louvor edifica, cura e liberta, o adorador ideal é um ministro desse poder.
Não ouça quando o inimigo diz que você não é capaz e que louvar não é tão importante quanto outras funções na igreja. O que o diabo mais quer é abafar quem você é de verdade.Não permita isso!!

-Ele era prudente em palavras
Deve haver uma relação direta entre o que você prega e o que você vive. Davi era prudente em palavras, ele só falava coisas que edificavam. Davi era o tipo de homem que pensava antes de falar.
O adorador ideal não pode ser diferente; deve estar pronto para falar o certo na hora certa.
O adorador ideal não pode falar de intimidade com Deus sem buscar ele mesmo essa intimidade em sua vida; não pode falar de cura divina sem ter ele mesmo experimentado isso em sua vida; não pode exortar e falar sobre santidade sem buscar a santidade e viver corretamente.

-Ele era bonito
Davi, além de tudo era bonito...
Tudo de bom, né? Um excelente partido para qualquer moça da época.
Mas a questão aqui é: O que tem a ver se Davi era bonito?
Bem, a beleza de Davi vinha da intimidade que ele tinha com Deus. Você já percebeu como o povo de Deus é lindo? Já percebeu como algumas pessoas são tão belas que dá até para ver Jesus nelas? Ele tinha algo que chamava à atenção. E observe o detalhe: Homens não costumam reparar na beleza de outro homem, mas o jovem do rei percebeu algo que destacava Davi.
Quando Deus transforma a vida da pessoa, até o seu aspecto muda.
Assim também é o adorador ideal, ele expressa a beleza, a santidade de Cristo

-O Senhor era com ele
Isso era o que Davi tinha de mais importante: O senhor era com ele.
Assim o adorador ideal deve ter a unção de Deus, um chamado claro e certamente seu ministério será abençoado.
Seja um adorador ideal: Aquele que adore em espírito e em verdade!!!!!
Beijos,
Aurea Souza