quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Enfeites Natalinos

Estamos no mês de Outubro e as pessoas já estão se preparando para o Natal.
As empresas já começam a trabalhar num rítmo acelerado para suprir as demandas de enfeites, panetones e presentes.
Muitos conseguem bons empregos nessa época, ainda que temporários.
Outro dia ví como uma empresa contratou funcionários para fabricar artigos de enfeites natalinos para shoppings e grandes empresas. E, segundo eles, a demanda é muito grande. Por dia são fabricados inúmeros lacinhos e enfeites de todo o tipo, tudo artesanal e com muitos detalhes. Realmente os enfeites natalinos são muito belos de se ver, são cheios de cores e nos remetem a um clima alegre e festivo.
Eu, pessoalmente, gosto muito de ver as decorações natalinas nos shoppings. Afinal, as pessoas gastam tempo e dinheiro e muito trabalho num projeto desses, e o resultado é sempre agradável aos olhos.
Mas tantos enfeites e cores no natal, assim como os balões e chapéuzinhos no aniversário de alguém, servem para exteriorizar uma alegria muito grande devido a um acontecimento marcante e singular.
Além de tudo, o enfeite também serve para dar a sua "personalidade" ao ambiente. Eu provavelmente vou enfeitar a minha casa nesse natal, mas você não encontrará na minha decoração nenhuma imagem de papai noel, nem nada que tire o foco da real essência dessa data.Os enfeites falam, transmitem uma idéia, podem refletir um pouco da sua personalidade e aquilo em que você acredita.
Tanto é verdade que os enfeites refletem a nossa personalidade, que Paulo alerta as mulheres que elas não devem muito se enfeitar com anéis, colares, brincos, esmaltes, maquiagens, chapinhas, permanentes e tudo o mais, mas sim que elas devem se enfeitar com boas obras, levando uma vida pura e de obediência a Deus.
Uma das peças de decoração que tenho é um quadro que fiz com a letra do meu hino preferido "Castelo Forte", uma tradução íntegra da letra original em alemão.
Não é apenas um quadro que pendurei na parede, pois quem ler vai saber um pouco da minha personalidade. E além disso, como também creio que existe uma realidade espiritual, gosto de imaginar que o inimigo deve pensar duas vezes antes de tentar algo contra o meu lar ao ver uma declaração tão poderosa.
Já o Marcelo pendurou na parede o seu certificado de batismo, devidamente emoldurado para que todos possam ver. Esse certificado para ele tem um grande valor, pois só ele sabe as lutas que passou antes de se entregar a Cristo.
Na minha casa existem vários enfeites e também tenho uma coleção de ímãs de geladeira, gosto de tudo arrumado e devidamente enfeitado.
Eu gosto tanto desses enfeites e coisas delicadas que se eu pudesse a minha casa seria igual a da Minnie mouse. E até que não seria má idéia...
Mas a verdade é que o nosso adorno deve ser o amor de Deus em nós. A alegria e paz de Deus em nossas vidas enfeitam os lugares por onde passamos.
A bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto, ou seja, enfeita o seu semblante. É gostoso e contagiante admirar uma pessoa feliz. Assim como é agradável admirar as cores do natal.
Paulo diz que devemos nos alegrar sempre no Senhor e esse enfeite da alma exterioriza a alegria que temos na nossa salvação, que é o fato mais marcante e singular na vida de uma pessoa.
Devemos nos enfeitar com boas obras, servindo, amando e respeitando o próximo.
Quando vemos uma bela decoração de Natal, sabemos que esse resultado só foi possível graças ao tempo, dinheiro e criatividade que foram investidos pela pessoa. Também nós devemos nos empenhar em crescer a cada dia nessa graça para com as pessoas.
É bom investir tempo orando pelos amigos e parentes, até mesmo por aqueles que te querem mal. Especialmente esses que te querem mal é que precisam das suas orações e do seu amor.
Esse é o enfeite mais belo que alguém pode ter: o amor incondicional.
E sabe do que mais? Amar quem é legal e te ama e te ajuda é muito fácil, mas para amar alguém que aos seus olhos pode "nem merecer" é mais difícil e exige um certo esforço e disciplina.No começo pode até parecer forçado "amar os seus inimigos" como disse Jesus, mas você precisa apenas tomar a decisão inicial: eu vou amá-lo. E então, com o passar do tempo, não será mais uma atitude "forçada", mas você o fará naturalmente, orando com sinceridade e amor por aquela pessoa.
Seu amor e seu enfeite pode mudar a vida daquela pessoa fria e rabugenta.
Lembro-me de uma história que ouvi, de uma professora que deu um lindo vestido azul para uma aluna muito carente de sua turma. Era um vestido cheio de brilho, e tão belo como aquela menina nunca teve antes. A menina era descuidada, não tinha asseio e vivia com os cabelos embaraçados e despenteados. Talvez pela acomodação com a vida sem brilho e felicidade que a pobreza gerava em sua famíla.
Mas quando ela recebeu aquele presente, tão simples, mas que elevou sua auto estima, ela resolveu fazer algumas mudanças em sua vida.
Primeiro, para combinar com o vestido tão bonito, ela resolveu se lavar e pentear os cabelos.
Todos perceberam a diferença, não era apenas o vestido novo, mas algo nela havia mudado.
Já que a menina não tirava o vestido para nada, a mãe também resolveu mudar sua própria vida; ela se arrumou melhor e passou a cuidar melhor da casa, tudo para combinar com o vestido azul da menina.
O Pai também percebeu a mudança, e para combinar, fez umas reformas na casa e a pintou por dentro e por fora, tirando toda a sujeira e bagunça da frente em sua rua.
Logo os vizinhos também viram algo diferente acontecendo e começaram a cuidar cada um da frente de sua própria casa, tirando toda a sujeira para combinar com a nova pintura do vizinho.
E tudo isso por causa de um vestidinho...
Assim, o enfeite de uma pessoa pode ser contagiante, mudar vidas.
Foi para isso que Jesus nos chamou, para contagiar vidas, fazer a diferença, para que as pessoas ao nosso redor vejam algo especial em nossas vidas e queiram também mudar só para "combinar" com o nosso próprio modo de viver.
Assim, nesse natal não se preocupe com enfeites exteriores e nem se preocupe com os presentes que você pode ganhar.
Muitos nesse natal nem ao menos terão presentes para compartilhar, muitas crianças não ganharão os brinquedos que gostariam de ganhar, mas o que realmente importa é ter a alma enfeitada, cheia de presentes bons para dar.
Jesus tem o presente da Vida Eterna para te oferecer, e essa vida pode ser tão contagiante quanto o vestido azul que aquela garotinha ganhou.
Que o seu natal seja colorido e cheio de enfeites, que sua vida expresse uma alegria verdadeira, que vem de um coração transformado por Jesus.
Deus te abençoe
Aurea Souza
























Nenhum comentário:

Postar um comentário