terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sim, Senhor

Aluguei um filme bem legalzinho entitulado “Sim senhor”. É uma comédia com o ator Jim Carrey. A idéia do filme em si é interessante, rendeu cenas engraçadíssimas.
É a história de um sujeito que nunca está a fim de nada, ele se fechara para a vida após um divórcio. Nunca saía com os amigos e recusava todo e qualquer convite para se divertir.
Ele trabalhava num banco e era responsável pela análise e liberação de empréstimos a micro empresários.
Ele nunca aprovava nenhum, dizia não a todos indiscriminadamente.
Esse comportamento preocupava seus amigos mais próximos, então um desses amigos o convidou para participar de uma palestra promocional de um programa de auto ajuda.
Nesse programa, o rapaz foi desafiado a dizer “sim” para todas as coisas por um período de tempo. Ele concluiria com êxito o programa “diga sim” se ele aproveitasse cada oportunidade, aceitasse cada convite e topasse tudo o que viesse pela frente dentro desse determinado período.
Aí o filme começa a ficar engraçado. Ele aceita ir a todas as festas, mesmo cansado. É proibido dar qualquer resposta negativa. Ele até salva um rapaz de cometer suicídio.
Ele resolve aprender a pilotar helicóptero, tocar violão e até faz um curso de língua estrangeira.
Cada cliente que o consultava para o empréstimo saía do banco feliz da vida com seu empréstimo concedido.
Depois de muita confusão e momentos hilariantes causados pelo desafio do programa de auto ajuda, o rapaz é chamado pelo gerente do banco para uma conversa.
O gerente não brigou com ele por causa das aprovações de empréstimos. Ao contrário, ele foi elogiado pela iniciativa, pois aqueles micro empresários utilizaram os empréstimos para tocar os seus negócios. A maioria deles prosperou e é claro, depositaram mais dinheiro no banco.
No final, ele aprende que precisamos ousar e dizer “sim” a certas oportunidades na vida. É sempre bom estar aberto para aprender novas habilidades, fazer novos amigos e adquirir novas experiências.
Mas de todas as oportunidades que nos aparecem, devemos escolher e analisar bem o que realmente queremos fazer, o que realmente é importante fazer e o que realmente é viável fazer.
Dizem que eu concordo com tudo, faço tudo o que me pedem. É verdade, eu não gosto de negar favores ou contrariar as opiniões dos outros.
Tudo o que me aparece eu gosto de aproveitar, quanto mais conhecimento melhor. Quanto mais convites e oportunidades se aproveitar na vida é melhor, pois nem sempre essas oportunidades voltam.
Aprenda a dizer “sim” para a vida, “sim” para as oportunidades, sem medo de errar. Muitas vezes na vida é necessário arriscar, dar uma virada e dizer “sim” a novas escolhas.
Comece dizendo: Por que não? Vou fazer isso e pronto.
Diga “sim” a relacionamentos sólidos, diga “sim” a quem te pede pão, diga “sim” a quem precisa de apenas uma pequena oportunidade.
No caso do filme, pessoas prosperaram por causa de uma palavra positiva, por causa de uma pequena oportunidade, de um empréstimo concedido.
Um “sim” que você diz pode mudar a vida de alguém. Às vezes tudo o que as pessoas precisam é de apenas uma palavra positiva, incentivadora.
Quando você está no metrô e pensa: ”Por que não? Vou falar de Jesus para essa pessoa sentada ao meu lado”. Você está dizendo um “sim” que pode mudar uma vida.
Enfim, esteja aberto para as oportunidades e ouse dizer sim.
Há um tempo atrás, o cantor Moacir Franco contou numa entrevista como teve uma de suas músicas como tema de abertura de uma novela no SBT. Trata-se da novela “Canavial de paixões”, creio eu, não me recordo ao certo o título, não assisti essa novela.
Enquanto essa novela estava em fase de produção, um amigo de Moacir e produtor da novela, disse a ele que precisava de uma música que tivesse a ver com a trama.
Esse amigo disse a Moacir em primeira mão que a trama se passaria em um canavial, onde aconteceriam muitas intrigas e sabotagem com uma série de incêndios.
Na hora, Moacir não hesitou em falar que havia composto recentemente uma música que falava exatamente sobre um canavial incendiado. Disse que a música seria perfeita para a abertura da novela e que se houvesse interesse, ele poderia cedê-la.
Moacir não tinha na realidade música nenhuma, mas não queria perder essa grande chance.
Sabendo do tema, ele em sua casa trabalhou na música e rapidamente apresentou ao seu amigo responsável da produção.
A música foi um grande sucesso e pelo que me lembre, era muito bonita mesmo.
Não estou fazendo apologia à mentira de Moacir nesse caso, mas ele teve uma oportunidade e tanto, foi criativo e soube pensar rápido. Ele também confiou em sua própria capacidade artística, ele sabia que era capaz de compor uma música de qualidade e em pouco tempo.
Ouse, confie em você, diga “sim” aos seus sonhos e acredite que “sim”, você pode.
Mas existem momentos em que realmente você deve priorizar certos objetivos e deixar outros para depois.
Meu irmão tem 3 cachorrinhas e todas elas deram cria. São 2 SRD e uma poodle. Um cachorro entrou no quintal da casa dele enquanto ele saiu de férias. Da ninhada, a mais bonitinha é uma fêmea, branquinha, filhote da poodle.
Não é todo o dia que se tem a oportunidade de se adotar um filhote fofinho, assim de graça.
Dá vontade de aproveitar a chance de adotar um filhotinho para criar, só para não deixar o momento passar.
A essa situação tentadora, eu infelizmente vou ter que dizer não.
Quando eu tiver uma casa com espaço adequado e condições, e se acontecer de uma oferta semelhante aparecer, certamente eu direi “sim”.
De modo que, nem tudo o que aparece de uma forma muito fácil para você, necessariamente Você precisa dizer “sim”.
Você não precisa se prender a um emprego que não gosta com um salário que não supre as suas necessidades, por exemplo, então invista em novas qualificações profissionais. Diga “sim” a uma visão dinâmica e empreendedora, e por que não, até mesmo abrir o seu próprio negócio.
Mas faça o que fizer, que você faça o que realmente quer fazer e faça com dedicação.
Eu tive uma camiseta com uma inscrição enorme com o seguinte dizer: YES
Para mim, aquele “YES”, fora de um contexto, não me dizia absolutamente nada.
Não se pode dizer “sim” aleatoriamente sem refletir sobre o que ou a quem estamos dizendo “sim”.
A bíblia diz que a nossa palavra deve ser “sim, sim; não, não”.
Ou seja, você deve ter convicção daquilo que está afirmando e sustentar as suas idéias.
Se você falou que vai fazer algo, então faça; se você prometeu algo, então cumpra. Enfim, seja coerente.
Por isso eu resolvi dar um significado aquele “YES” da minha camiseta. Eu reformulei a camiseta e fiz uma pintura e ela acabou ficando assim: Say YES to Jesus!
Essa camiseta era um tanto justa e acabou ficando apertada, de modo que eu nem a usei tanto quanto gostaria.
Mas nada é melhor do que “vestir a camisa” do evangelho, mostrando às pessoas que a melhor decisão que elas podem tomar na vida é dizer “sim” a Jesus.
Existem pessoas no mundo que precisam de uma pequena oportunidade, de apenas uma iniciativa sua. Elas querem apenas a sua boa vontade.
Então diga: “Sim, Senhor! Eu vou”
Até mais e que sua vida seja repleta de respostas positivas e bênçãos
Aurea Rikaczewski

Nenhum comentário:

Postar um comentário