quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O dom da profecia



"Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Sunem, havia alí uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão. E sucedeu que todas as vezes que passava, alí se dirigia para comer pão.

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que esse que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.

Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e alí lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candieiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para alí se retirará...

Então ( Eliseu) disse ao seu moço Geazi: Chama esta sunamita. E, chamando-a, ela se pôs diante dele.
Então disse ele: que se há de fazer, pois, por ela? E Geazi disse: Ora, ela não tem filho e seu marido é velho.
Pelo que disse ele: chama-a. E chamando-a, ela se pôs à porta.
E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçará um filho.
E concebeu a mulher e esta deu à luz um filho, no tal tempo determinado..."

Bem, essa é a história de uma mulher rica e bem sucedida, parecia que ela tinha tudo e era completamente feliz.Mas faltava algo, havia um desejo guardado lá no fundo, um desejo o qual ela nem se atrevia em se permitir sonhar que um dia poderia ser real. Ela queria muito ter um filho.
Ela fez amizade com o profeta do Senhor, e sempre se mostrava uma boa anfitriã. Ela o acolheu por diversas vezes e em determinado momento ela sugeriu a seu marido que construísse um quartinho para Eliseu, um quarto de hóspede VIP.
Isso já até demonstra que essa mulher era mesmo uma mulher de sorte, pois naquele tempo a mulher não opinava em nada. Qualquer outro marido certamente diria: Ficou louca, mulher? Você quer que eu gaste dinheiro para fazer um puxadinho, e comprar móveis para abrigar um maluco que nem conhecemos? É por isso que os homens mandam... as mulheres não raciocinam...
tinha que ser idéia de mulher...
Talvez eu tenha exagerado um pouco, mas é mais ou menos isso o que aconteceria, se essa mulher não fosse tão influente na vida do marido. Relacionamentos abertos onde o casal discute as decisões juntos não eram nada comuns naquela época. Então, penso que pelo menos, além de rica, ela desfrutava de um relacionamento conjugal muito feliz.Tinha um marido amoroso, compreensivo, que a ouvia e queria vê-la feliz fazendo suas vontades.
Mas a questão é que ela fez o seu melhor para servir e abrigar um homem de Deus, ela era uma mulher abençoadora.
De tanto que ela gostava de receber a visita do profeta em sua casa, ela pensou em tornar a sua estadia lá o mais confortável possível. Ela sabia que estava na presença de um homem de Deus e imagino que Eliseu teve que responder muitas, muitas perguntas dessa senhora a respeito das coisas de Deus.
Ou seja, um dos grandes passos para se receber uma bênção e abençoar.
Enquanto você espera algo no Senhor, aproveite o tempo servindo e se dedicando às pessoas ao invés de ficar murmurando porque as coisas ainda não aconteceram. Preencha seu tempo e seu coração com coisas saudáveis e úteis.
Essa mulher era assim, tinha um grande desejo, mas não deixava a ansiedade tomar conta de seu coração. Ela era bondosa e prestativa.
Por ser assim tão prestativa, o profeta teve uma vontade pessoal de fazer algo por ela. Eliseu queria recompensar os favores prestados, ele queria dar a ela algo para que ela guardasse a vida toda. Ele queria dar uma lembrança especial.
Escolher essa lembrança não foi muito fácil, pois a mulher parecia já ter tudo o que uma mulher gostaria de ter. Tanto que ele precisou pedir ajuda ao seu servo e perguntou a ele o que se poderia dar a uma mulher como ela. E o servo disse que ela talvez tivesse o desejo de ter um filho.
Aí está a beleza do dom profético.
Uma das faces do dom profético é que o profeta fala daquilo que vai acontecer e acontece.
É assim: Deus fala que vai fazer algo e então o profeta transmite a profecia, avisando sobre o que vai acontecer.
Mas nesse caso não penso que foi dessa forma. Não imagino Eliseu deitado em sua cama, pensando sobre o presente que daria a sunamita, quando de repente ele ouve uma voz dizendo : Eliseu, chama a sunamita, diz a ela que em tal tempo ela terá uma filho.
Eliseu não chamou a mulher e disse: Assim te diz o Senhor: Eis que terás um filho.
Nem tampouco Eliseu disse à mulher: Olha, tudo o que eu posso fazer é orar por você, vou jejuar bastante e esteja certa que Deus te abençoará.
Eliseu não falou daquilo que iria acontecer, ele simplesmente falou e aconteceu. Esse é um outro lado do dom profético, é quando o profeta fala e acontece.
A palavra tem imenso valor no mundo espiritual. Quando proferimos uma bênção com autoridade espiritual, ela acontece.
Assim, Eliseu sentiu-se pessoalmente constrangido a abençoar a vida daquela mulher.E não foi Deus quem revelou o que aquela mulher queria. Eliseu acreditava no seu chamado profético, sabia que sua palavra tinha poder, e seria confirmada por Deus. Como de fato foi: Eliseu lançou a palavra de bênção e Deus confirmou.
Assim, sempre receba os profetas do Senhor, sejam eles obreiros, pastores, missionários, enfim. Quem recebe um profeta na qualidade de profeta recebe o galardão de um profeta. Por isso aquela mulher foi abençoada.
Tenha prazer em estar perto daqueles que podem te ensinar, e quando você menos esperar, bênçãos que você menos imaginava te alcançarão.
Aprendi com essa história que servir a Deus em meio a uma luta, ou em meio a espera de algo que parece tão distante, nos traz conforto e faz tudo parecer mais fácil de suportar, além da alegria e do prazer que estar na presença de Deus pode trazer.
Também aprendi que devemos ser verdadeiros profetas do Senhor, sabendo que a nossa palavra tem poder, e não podemos negligenciar a esse chamado.
E se Eliseu tivesse se calado naquele momento? E se Eliseu tivesse falado para o seu servo: "Eu só quero dar um presente, não um milagre. " O sonho daquela mulher nunca teria ser tornado realidade.
Assim, muitas vezes nós precisamos dar aquela palavra certa na hora certa, aquela palavra que vem de Deus e que traz conforto e paz para quem ouvir.
Não se cale nunca pois as pessoas precisam ouvir e receber bênçãos da parte do Senhor através das nossas vidas.Isso faz uma difrença enorme na vida de quem está sendo ministrado.
Por isso esteja firme sempre e pronto para abençoar vidas.
Aurea Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário