segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Siga o Seu Coração


“E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o Senhor lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em uma casa de cedro, e arca de Deus mora dentro de cortinas.
E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.
Porém sucedeu naquela mesma noite, que a Palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai ,e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje...Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses soberano sobre o meu povo, sobre Israel”.II Samuel 7:1-8
Nesse texto vemos um homem de Deus, um profeta dando um conselho ao Rei Davi.
Davi fez bem em questionar um profeta sobre qual seria a vontade de Deus, ouvir conselhos é uma atitude de pessoas sábias, e buscar a orientação de Deus para as nossas vidas é fundamental.
O que acho que é interessante observar é que o profeta nem ao menos consulta a Deus, ele simplesmente diz: Faça o que seu coração mandar.
Afinal Davi era um grande rei e suas idéias eram excelentes, por que Deus não o aprovaria? Não era nem necessário questionar. O profeta deve ter pensado: O que Davi fizer, está bem feito, ele tem a aprovação de Deus em tudo mesmo.
Muitas vezes superestimamos as pessoas, achamos que são as tais, que podem tudo.
Você já deve ter percebido que sempre as mesmas pessoas estão em todas, seja num trabalho escolar, seja no serviço, seja até mesmo na igreja.
Você já deve ter convivido com colegas “protegidos” pelo professor na escola, e esse colega estava sempre acima de qualquer suspeita, ganhando certos privilégios e tudo o mais. Ou no serviço, onde o chefe confia tudo sempre exclusivamente a uma única pessoa, como se não houvesse outro capaz de exercer certas tarefas. Até mesmo na igreja, são sempre as mesmas pessoas cantando e fazendo solos no coral de fim de ano, quando a igreja possui outras pessoas também capazes e com dom musical. Ou sempre o mesmo professor da EBD, que entra ano e sai ano,continua dando aulas, afinal, ele o faz muitíssimo bem. Mas existem outras pessoas também...
Mas é mais fácil fazer tudo sempre do mesmo jeito do que investir no novo. Estamos tão acostumados com certas pessoas que não pensamos em dividir as tarefas com outras.
E esse caso de Davi é um tanto complicado, pois ele havia sido um rapazinho totalmente subestimado pelo pai, pelos irmãos, por Golias, por Saul, enfim... De um rapazinho subestimado, Davi passa a ser um grande rei, cuja decisão seria sempre a certa, tudo o que fizesse estaria muito bem feito. Todos confiavam plenamente nele, sua palavra era lei.
Talvez com essa questão, Deus mostrou ao profeta que mesmo um rei, por mais bondoso e carismático que fosse, como era Davi, poderia cometer erros e pecar.
Davi foi o rei mais querido de toda a história, foi considerado como “um homem segundo o coração de Deus”, é verdade, mas também pecou.
O profeta disse para Davi fazer o que o “coração dele mandasse”, mas não disse “o que Deus mandou ele fazer”.
O profeta esqueceu que o coração humano é enganoso, e que acima de todas as coisas que se devem guardar, devemos guardar o nosso coração.
Por mais nobre que fosse a vontade de Davi, Deus na realidade, não queria que ele lhe edificasse um templo. Essa tarefa ficaria para o seu filho, embora fosse esse um grande sonho de Davi. Não sei qual a razão de Deus não permitir que Davi edificasse o templo que ele tanto queria. Talvez ele tivesse sido privado dessa honra devido ao seu pecado. Talvez Deus simplesmente tivesse planos específicos com Salomão em relação ao templo.
Um bom motivo certamente Deus tinha, e não cabia a Davi e nem ao profeta Natã questionar ou entender.
Imagino que o profeta Natã deva ter ficado bastante surpreso ao ouvir a voz de Deus falando que Davi não lhe edificaria um templo. Isso era algo que o profeta não esperava.
É como se Deus houvesse falado: Natã, não superestime as pessoas, não confie cegamente no homem, não pense que Davi está com “essa bola toda”. É claro que estou com ele, mas nem sempre as atitudes que ele toma são certas, nem sempre ele faz o que eu quero. Eu não quero, não preciso que ele me construa templo algum’.
Provavelmente, Davi tinha motivos nobres para querer edificar um templo, pois de coração ele amava a Deus. Porém, lá no fundo, ele deve ter tido uma crise de estrelismo e pensado: “Puxa, eu tenho tanto, minha casa é grande e confortável; enquanto Deus, pobrezinho, não tem lugar algum. O que será de Deus se eu não lhe construir um templo? Deus precisa de mim e só eu sou o rei que tem disposição e dinheiro para isso.”
Talvez Davi, lá no fundo quisesse se aparecer, mostrar ao mundo o que ele fez por Deus. Mas Deus mostrou com a negativa inesperada a Davi que ninguém é insubstituível. Davi pôde apenas guardar riquezas para que no futuro Salomão pudesse somar com a sua própria riqueza e construir o tão sonhado templo. Observe que, somado a riqueza de Salomão, o templo ficou muito mais imponente do que se Davi o tivesse construído sozinho na época.
Muitas vezes agimos assim, pensando que Deus, pobrezinho, precisa de nós. Então fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance como ministério na igreja, evangelismo, enfim, tudo porque Deus precisa de nós, somos solidários ao “chamado desesperado de Deus” para servir.
Na verdade nós é que precisamos de Deus e como diz Paulo: ai de mim se não viver o evangelho e pregar a Palavra. Se não evangelizarmos, tanto mais Jesus demorará para voltar. Então, nós é que perdemos com a apatia espiritual e não chegaremos a lugar nenhum “brincando de crente”.
Deus precisou dizer a Davi: Ponha-se no seu lugar, rapaz. Quem você pensa que é? Lembre-se que eu tirei você lá do final da fila e te coloquei como líder sobre o meu povo. Tudo é meu, você não é nada e não pode me dar nada.
Muitas vezes o nosso coração é tão enganoso, que pensamos saber o que estamos fazendo, achamos que estamos agradando a Deus.
Pessoas que ministram o louvor estão ali adorando a Deus e servindo na igreja, pensam que estão agradando a Deus com uma bela voz e afinação. Mas não é para isso que Deus olha.
Um irmão líder de louvor contou uma experiência muito marcante que teve. O seu grupo iria participar de um concurso de equipes de louvor, e eles ensaiaram muito para esse dia. Todos do grupo estavam confiantes que iriam ganhar, pois tinham ótimos músicos e vocalistas. Antes da apresentação o líder perguntou: O que vocês vieram fazer aqui?
Um a um, eles responderam o mesmo: Eu vim adorar.
Por último, uma moça vocalista respondeu: Eu vim me aparecer. Confesso que essa foi minha motivação inicial, eu vim para mostrar minha voz e ganhar. Mas agora quero adorar a Deus pelo dom e tudo o que ele me deu. Eu não sou nada sem ele.
Um a um todos começaram a confessar o mesmo, também tinham ido para se aparecer.
Então o líder perguntou: E se essa fosse a última oportunidade de vocês para adorar a Deus? E se vocês soubessem que Jesus iria voltar logo após a nossa apresentação, como vocês adorariam, sabendo que seria a última vez?
O baterista respondeu: Eu viraria a bateria para a parede, para não ver ninguém.
Outro respondeu: Eu cantaria esparramado no chão, com o rosto em terra.
Uma vocalista respondeu: Eu colocaria um vestido de dança e cantaria dançando ao Senhor.
O líder respondeu: Pois então façam isso. Você vire a sua bateria para a parede, você cante prostrado no chão, e você coloque seu vestido de louvor e dance para o Senhor.- dando instruções a cada um de acordo com o que eles falaram.
Esse é o verdadeiro louvor, é isso o que agrada a Deus.
Que você possa ter sempre a motivação correta em todas as áreas da sua vida. Nunca confie cegamente em seu coração, pois ele é enganoso, e nem sempre te conduz à vontade de Deus.
Outros talvez tentem se aproximar de você, te aconselhando a seguir o seu coração e não a direção de Deus, assim como o profeta Natã fez com Davi.
Tem uma música até muito bonita e de ritmo empolgante do desenho “A polegarzinha” cujo título diz exatamente isso “siga o seu coração”.
Tudo começa quando uma andorinha francesa muito simpática chamada Jaquimô se aproxima de Polegarzinha ao vê-la triste e perdida, longe de casa. Então Jaquimô tenta animá-la, com toda a sua simpatia e amizade, verdadeira, até, mas que não ajudou muito a moça.
A letra diz:


...Não, nada impossível será

Siga o seu coração

Seu sonho se concretizará

Siga o seu coração

Veja a direção que quer

E aponte seu pé

Vá para onde lhe aprouver

Mesmo que se extravie

Em seu coração confie

Você nem precisa da visão

É só seguir seu coração...


Polegarzinha estava perdida, mas sabia onde queria chegar. Para chegar ao seu destino, precisava apenas saber qual era o caminho certo. Ela não precisava de alguém para dizer: vá para onde quiser, mesmo que você se extravie.
Muitas pessoas estão perdidas no mundo, seguindo caminhos incertos, sem saber para onde vão. Ao se afastar da direção de Deus, ao deixar de seguir o caminho de Deus, as pessoas se perdem. E se por acaso se extraviarem, quase nunca encontram o caminho de volta.
Você cristão, que conhece o caminho, deve alertar as pessoas para não seguirem pelo caminho do crime e das drogas, pois esses são caminhos de morte.
As pessoas estão perdidas e não precisam que alguém lhes diga: faça o que seu coração mandar. Tudo o que as pessoas precisam é que alguém lhes mostre o caminho certo.
Assim como Davi, ele pediu um conselho, ele queria ouvir a verdade, não precisava que Natã lhe dissesse que tudo o que ele fizesse estaria bem feito.
Assim, temos que reconhecer quem somos e para que fomos chamados.
Davi precisou reconhecer isso, que ele não havia sido chamado para se aparecer, mas para liderar um povo, cumprir um propósito.
Da mesma forma você também não foi chamado para seguir o seu coração, mas para obedecer a vontade de Deus e para indicar aos outros qual é o caminho certo.
Sabemos que há apenas um caminho, que é Jesus, e esse não tem erro. É um caminho estreito que poucos encontram, mas é o único que conduz à salvação.
Então tenha cuidado com amizades, e com o ego do seu coração, que podem te tirar da direção divina, não siga o seu coração.
Em caso de dúvida, consulte sempre a Deus, mantendo uma vida de leitura da Palavra e oração. Tenha uma vida de adoração contínua, como se fosse sempre a última oportunidade de adorar.
Que você seja um servo segundo o coração de Deus!
Até
Aurea Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário