sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mel


“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber. Nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros, e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” Mateus 6:25-26
Você não adotaria uma cachorrinha tão fofa quanto a Mel? Ela apareceu no portão de casa e no início nós a abrigamos para procurar um lar para ela ou até mesmo ver se achávamos o seu dono.Aparentemente, a Mel tinha um dono, ela parecia haver se perdido, ou então ter sido abandonada mesmo. Ela parece um urso peludo e os pelos de suas orelhas parecem cabelos de tão compridos e bonitos que são.
Não achamos nenhum lar para ela e também desistimos de procurar pois resolvemos adotá-la.
A Mel é muito carinhosa e submissa, não dá trabalho nenhum, nem sequer late por qualquer coisa. Ela se adaptou tão bem, que parecia que nós já a tínhamos desde filhote.
Ela é um animal feliz, está satisfeita por ter achado um abrigo onde ela recebe amor e alimento. Talvez ela já tenha esquecido dos dias ruins, sabe lá quantos foram, que ela passou na rua. Até mesmo um cãozinho, de personalidade tão doce quanto a Mel, Deus não permite que fique sem abrigo e proteção.
Saiba que também Deus nos ama demais e de modo nenhum abre mão de nós. Ele mesmo quer nos abrigar e proteger, Deus quer ser o supridor de todas as nossas necessidades.
Ele quer que nós saibamos que perto Dele poderemos descansar felizes e despreocupados.
O texto que selecionei é parte do sermão do monte, onde Jesus discursa longamente. O sermão do monte tem apenas um assunto: relacionamento.
Jesus ensina, nesse sermão, com devemos nos relacionar com o nosso irmão, dizendo que devemos nos reconciliar e resolver os problemas antes de oferecer sacrifício a Deus.
Jesus nos ensina a se relacionar com os nossos superiores e também como devemos nos comportar em relação aos falsos mestres.
Jesus também mostra como deve ser o nosso relacionamento com Deus, quando ele nos dá o exemplo orando: “PAI nosso”... - um relacionamento de pai e filho.
Mas nesse texto específico, parece que Jesus salienta um tipo de relacionamento que não valorizamos muito: O relacionamento criador e criatura, em outras palavras, o dono e animalzinho de estimação.
Muitas vezes nos esquecemos disso: Deus é o criador e dono das nossas vidas.
Eu tive um hamster há um bom tempo atrás, e lembro-me que quando eu o levei para casa, não tivemos de início um bom relacionamento.
Na primeira semana ele parecia muito triste e assustado, dava pena de ver, pensei até em devolvê-lo.
Os hamsters são da família dos esquilos, e possuem um compartimento nas bochechas para armazenar alimento.
O meu hamster enchia as bochechas até dobrar de tamanho e conseguia levantar o paninho da caminha dele, colocar a comida ali e cobrir novamente. Quando eu ia limpar a gaiola pela manhã, eis que a caminha estava repleta de comida.
Meu hamster agiu assim por algum tempo por uma questão de instinto de sobrevivência. É natural que ele, por medo de não ter alimento para comer mais tarde, escondesse tudo debaixo da cama.
Mas para mim, esse comportamento era um pouco frustrante, pois ainda ele não me reconhecia como dona e não entendia que ele sempre teria comida e água fresca todos os dias, não havia a necessidade de esconder alimento debaixo da cama.
O tempo passou e o hamster começou a comer quando tinha fome e já não levava mais alimento e preocupações com o futuro para a cama.
Assim somos nós também, como um hamster, que muitas vezes não confia na provisão diária de Deus, então levamos preocupações e ansiedades para a nossa cama. Não dormimos tranqüilos com a dívida, com o aluguel a vencer, com o gás que está acabando, enfim. Precisamos confiar mais em Deus e descansar, assim como o meu hamster aprendeu a confiar que eu nunca o deixaria passar necessidade.
Não frustre o coração de Deus, mas confie nele a cada dia, saiba que nunca faltará a bênção e a provisão sobre a sua vida.
Meu hamster era diferente, ele não comia pão amanhecido e nem cenoura crua como todos os outros. Ele simplesmente ignorava e deixava tudo no pote se eu colocasse.
Descobri com isso o que ele não gostava de comer, mas descobri também que ele gostava muito de alface.
Como ele gostava de uma folha fresquinha de alface, ele ficava em pé, abraçava a folha com as patinhas e começava a comer. Era tão engraçado ver o meu hamster comendo alface com tanta vontade, que eu já não lhe dava alface só porque ele gostava, mas porque eu gostava de vê-lo comer.
Assim também nós, nessa relação dono e bichinho, somos bichinhos muito diferentes uns dos outros, e essa peculiaridade que temos é o que nos torna seres especiais aos olhos de Deus.
Deus sabe tudo sobre você, sabe o que você quer e precisa. Ele pode te conceder o que você pede porque sabe que isso simplesmente te fará feliz.
Deus tem prazer em te agradar, em te ver feliz, assim com eu dava alface para o meu hamster só para vê-lo satisfeito e feliz.
O Senhor se agrada de você, ele se permite surpreender com as coisas que você faz, tem prazer em vê-lo desfrutar das bênçãos que ele dá.
Assim, tenha prazer na vida, se agrade do Senhor e ele satisfará os desejos do seu coração. Acorde agradecendo pela vida e saúde, agradeça pelo alimento que ele nunca deixa faltar e o coma com satisfação. Sabendo que muitos passam dificuldades, não entregaram ainda os seus problemas e ansiedades a Deus. Então você é um privilegiado por ter tantas coisas, por ter um teto, uma família e o alimento. Se você pensar assim, não vai ter razão para murmurar e reclamar da vida.
O hamster é um animalzinho um tanto sem inteligência, não tem a menor noção do perigo. Não se pode deixá-lo sozinho nem por um minuto, pois ele pode cair em algum lugar e se machucar feio.
Por vezes, o meu hamster subia pela escadinha da gaiola até o segundo andar, e de lá ele se pendurava no teto e andava como o Tarzan. Quando chegava exatamente no meio da gaiola, propositadamente ele se soltava e caía com tudo, rolando pela escadinha e se esborrachando no chão do primeiro andar. Esse era o esporte favorito dele, e à noite eu só ouvia o barulho do corpinho dele caindo na gaiola. Muitas vezes eu o via pela manhã com o nariz roxo, todo machucado, e até parecia que mancava um pouco. Mas o que fazer a respeito? Ele se machucava o tempo todo e parece que não aprendia nunca. Eu ficava triste e lamentava pelo focinho roxo e os machucados, mas não podia fazer nada a não ser pensar: “Que tolinho, se machuca à toa e não aprende nunca.”
De modo que Deus também nos vê dessa forma, como pessoas que não tem noção do perigo, não vemos o futuro e os males aos quais estamos sujeitos. Fazemos escolhas erradas e nos prejudicamos, nos ferimos. Temos prazer em nos lançar do teto ao primeiro andar da gaiola e ficamos com o nariz roxo, e ainda assim não aprendemos.
Peça para que Deus dirija sempre a sua vida e em todas as suas decisões, esteja certo de que tem a aprovação do Senhor.
O meu hamster tinha um medo enorme quando eu abria a gaiola para trocar o seu pote de ração. Ele entrava em pânico, se escondia na caminha e de lá não saía.
Com o tempo, ele se acostumou com a minha mão, e percebeu que era uma mão amiga. Logo o meu hamster passou a esperar ansiosamente o momento em que eu abria a portinha da gaiola para que ele viesse correndo pular na minha mão para sair.
Ele sabia que a minha mão não o deixaria cair, era uma relação de confiança entre dono e bichinho de estimação.
Assim também você deve buscar uma relação de total confiança e amizade com o seu criador, o dono da sua vida.
Entregue-se nas mãos dele, sem medo, e ele não te deixará cair.
Não tenha sobre ti nenhum cuidado qualquer que seja.
Até mais
Aurea Rikaczewski

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pegadinhas Picantes


“Não porei coisa má diante dos meus olhos” Salmo 101:3
O que será que tem acontecido com a televisão brasileira?
Tenho percebido, com o passar dos anos, uma banalização cada vez maior de valores morais e familiares, e olha que eu não sou tão velha assim...
Mas lembro-me com muita saudade do tempo em que se podia chegar da igreja e assistir ao programa “Topa tudo por dinheiro”, com o apresentador Sílvio Santos.
Eu era pequena, mas lembro-me que enquanto jantávamos, assistíamos o programa e nos divertíamos com as pegadinhas, que até então, eram moderadas.
Meu pai achava o máximo o encerramento do programa do Sílvio Santos e sempre dizia que não existe um apresentador igual a ele.
O que encantava o meu pai é que Sílvio encerrava o programa agradecendo a todos que permitiram que ele entrasse em suas casas, desejava a todos os chefes de família que tivessem uma ótima semana de trabalho cheia de prosperidade e desejava também que Deus abençoasse a todos os lares.
Isso, é claro, transmitia a sensação de que realmente Sílvio era um amigo próximo, uma visita agradável.
Programas assim valem a pena assistir em momentos de descontração; o telespectador não gosta que abusem de sua inteligência e de seu bom gosto. Televisão deve ser feita com respeito e preocupação com o público.
Hoje em dia não tenho visto mais o encerramento do programa do Sílvio Santos como era antes. Não existe mais essa “identificação”, essa proximidade com o telespectador.
Parece que Sílvio não fala mais diretamente aos “chefes de família, trabalhadores brasileiros”. Muitas das falas dele tem sido cheias de malícia e tem frequentemente uma conotação dúbia.
Na minha opinião, Sílvio até já foi o “homem sorriso”, como muitos o denominam. Mas sorriso e alegria são uma coisa, ironia e malícia são outra bem diferente.
Até mesmo numa festa da solidariedade, um momento tão belo e importante, tendo a audiência de milhares de crianças, ouvi a apresentadora Hebe Camargo falando um palavrão tão baixo e desnecessário. Foi algo que não condizia com o horário e com o tipo de celebração naquele dia.
Enfim, a TV não nos dá mais boas opções saudáveis de entretenimento, e até mesmo em programações infantis é preciso ter uma certa atenção com relação a valores e mensagens que são transmitidas.
O que me entristece, é que esses programas, os de auditório, principalmente, deveriam ser referência, deveriam defender bons valores.
Ainda mais os apresentadores que estão na mídia há tanto tempo, certamente é porque são carismáticos e possuem um grande talento e poder de comunicação.
Com tantos atributos, não há a necessidade de apelar.
Apresentadores como Sílvio e Hebe são formadores de opinião, lidam com algo muito importante que é a comunicação; e isso é algo muito sério, é uma responsabilidade enorme.
Na minha visão, a habilidade da comunicação é um dom que deve ser bem administrado.
O salmista diz: “Não porei coisa má diante dos meus olhos”. Note que essa é uma disposição pessoal do autor, ele se auto disciplina, toma uma atitude com relação àquilo que seus olhos vêem.
Ora, ele não diz “Não coloquem coisa má diante dos meus olhos”. Davi sabia que a tentação existe mesmo, não há como evitar. É como Jesus disse em sua oração: “Não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal”. Jesus também sabia que para viver num ambiente puro e santo, só lá na glória mesmo.
Mas estamos nesse mundo perdido e corrupto, cheio de pecado e malícia, porém não pertencemos a esse mundo. E é assim que nós devemos nos comportar, como verdadeiros ET´s.
Eu me sinto deslocada, totalmente perdida em festas onde há bebedeira, onde a conversação não é saudável. Não há assunto para se falar, pois não falamos a mesma língua.
Não somos desse mundo, não devemos nos apegar a ele e nem nos comportar como as pessoas do mundo.
A todo momento coisas más vão aparecer diante dos seus olhos na televisão, cabe a você dizer: “Não vou me contaminar com isso” e imediatamente mudar de canal. É uma decisão sua se disciplinar e selecionar o que seus olhos vêem.
A internet é uma maravilha, mas também coisas más saltam diante dos nossos olhos a cada instante. Devemos estar atentos e nos indignar com essas exposições malignas.
Saiba que infelizmente não se pode impedir a tentação, até Jesus em tudo foi tentado, mas cair na tentação é algo contra o qual você vai precisar lutar 24 horas por dia. Não é fácil, mas uma dica para que isso não ocorra com você é: “Não coloque coisa má diante dos seus olhos”.
Davi estava em sua casa, quando deveria estar trabalhando, estava ocioso. Por falta do que fazer, ele ficou perambulando pelo palácio quando viu uma mulher nua tomando banho. Isso foi o suficiente para ele cair na tentação.
Naquele momento, ao invés de tirar aquela visão má de diante dos seus olhos, Davi continuou olhando, desejando, e sua mente começou a trabalhar um plano diabólico de adultério que o levou até mesmo a se tornar um assassino. Ele alimentou essa tentação e cedeu ao que viu.
Outra dica para que você não caia na tentação: “Ocupe-se com o que você deve fazer”. Já diz o ditado: “Mente vazia é oficina do diabo”. E é verdade.
Quando vier a tentação, se retire para orar e ler a bíblia, ou fazer algo útil, enfim, faça tudo o que puder para fugir e tirar a coisa má diante dos seus olhos.
Eu não consegui entender por que estão exibindo um programa chamado “Pegadinhas picantes”, acho de péssimo gosto e é ofensivo aos valores cristãos. Esse é o tipo de maldade que você não deve colocar diante de seus olhos.
Existem outras maneiras boas e saudáveis de se divertir, e se não houver nada que preste na televisão, desligue-a e passe tempo brincando com a família ou meditando em uma boa leitura de algum livro.
Se você tem permitido que os seus olhos vejam o mal estampado em revistas pornográficas, programas de TV ou até mesmo na internet, esse é um bom momento para você parar e refletir sobre como tem vivido a sua vida, e se arrepender dessa conduta pecaminosa.
Que os seus olhos busquem sempre contemplar a glória de Deus, que eles estejam abertos para ver os planos de Deus para a sua vida.
Até
Aurea Souza

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sim, Senhor

Aluguei um filme bem legalzinho entitulado “Sim senhor”. É uma comédia com o ator Jim Carrey. A idéia do filme em si é interessante, rendeu cenas engraçadíssimas.
É a história de um sujeito que nunca está a fim de nada, ele se fechara para a vida após um divórcio. Nunca saía com os amigos e recusava todo e qualquer convite para se divertir.
Ele trabalhava num banco e era responsável pela análise e liberação de empréstimos a micro empresários.
Ele nunca aprovava nenhum, dizia não a todos indiscriminadamente.
Esse comportamento preocupava seus amigos mais próximos, então um desses amigos o convidou para participar de uma palestra promocional de um programa de auto ajuda.
Nesse programa, o rapaz foi desafiado a dizer “sim” para todas as coisas por um período de tempo. Ele concluiria com êxito o programa “diga sim” se ele aproveitasse cada oportunidade, aceitasse cada convite e topasse tudo o que viesse pela frente dentro desse determinado período.
Aí o filme começa a ficar engraçado. Ele aceita ir a todas as festas, mesmo cansado. É proibido dar qualquer resposta negativa. Ele até salva um rapaz de cometer suicídio.
Ele resolve aprender a pilotar helicóptero, tocar violão e até faz um curso de língua estrangeira.
Cada cliente que o consultava para o empréstimo saía do banco feliz da vida com seu empréstimo concedido.
Depois de muita confusão e momentos hilariantes causados pelo desafio do programa de auto ajuda, o rapaz é chamado pelo gerente do banco para uma conversa.
O gerente não brigou com ele por causa das aprovações de empréstimos. Ao contrário, ele foi elogiado pela iniciativa, pois aqueles micro empresários utilizaram os empréstimos para tocar os seus negócios. A maioria deles prosperou e é claro, depositaram mais dinheiro no banco.
No final, ele aprende que precisamos ousar e dizer “sim” a certas oportunidades na vida. É sempre bom estar aberto para aprender novas habilidades, fazer novos amigos e adquirir novas experiências.
Mas de todas as oportunidades que nos aparecem, devemos escolher e analisar bem o que realmente queremos fazer, o que realmente é importante fazer e o que realmente é viável fazer.
Dizem que eu concordo com tudo, faço tudo o que me pedem. É verdade, eu não gosto de negar favores ou contrariar as opiniões dos outros.
Tudo o que me aparece eu gosto de aproveitar, quanto mais conhecimento melhor. Quanto mais convites e oportunidades se aproveitar na vida é melhor, pois nem sempre essas oportunidades voltam.
Aprenda a dizer “sim” para a vida, “sim” para as oportunidades, sem medo de errar. Muitas vezes na vida é necessário arriscar, dar uma virada e dizer “sim” a novas escolhas.
Comece dizendo: Por que não? Vou fazer isso e pronto.
Diga “sim” a relacionamentos sólidos, diga “sim” a quem te pede pão, diga “sim” a quem precisa de apenas uma pequena oportunidade.
No caso do filme, pessoas prosperaram por causa de uma palavra positiva, por causa de uma pequena oportunidade, de um empréstimo concedido.
Um “sim” que você diz pode mudar a vida de alguém. Às vezes tudo o que as pessoas precisam é de apenas uma palavra positiva, incentivadora.
Quando você está no metrô e pensa: ”Por que não? Vou falar de Jesus para essa pessoa sentada ao meu lado”. Você está dizendo um “sim” que pode mudar uma vida.
Enfim, esteja aberto para as oportunidades e ouse dizer sim.
Há um tempo atrás, o cantor Moacir Franco contou numa entrevista como teve uma de suas músicas como tema de abertura de uma novela no SBT. Trata-se da novela “Canavial de paixões”, creio eu, não me recordo ao certo o título, não assisti essa novela.
Enquanto essa novela estava em fase de produção, um amigo de Moacir e produtor da novela, disse a ele que precisava de uma música que tivesse a ver com a trama.
Esse amigo disse a Moacir em primeira mão que a trama se passaria em um canavial, onde aconteceriam muitas intrigas e sabotagem com uma série de incêndios.
Na hora, Moacir não hesitou em falar que havia composto recentemente uma música que falava exatamente sobre um canavial incendiado. Disse que a música seria perfeita para a abertura da novela e que se houvesse interesse, ele poderia cedê-la.
Moacir não tinha na realidade música nenhuma, mas não queria perder essa grande chance.
Sabendo do tema, ele em sua casa trabalhou na música e rapidamente apresentou ao seu amigo responsável da produção.
A música foi um grande sucesso e pelo que me lembre, era muito bonita mesmo.
Não estou fazendo apologia à mentira de Moacir nesse caso, mas ele teve uma oportunidade e tanto, foi criativo e soube pensar rápido. Ele também confiou em sua própria capacidade artística, ele sabia que era capaz de compor uma música de qualidade e em pouco tempo.
Ouse, confie em você, diga “sim” aos seus sonhos e acredite que “sim”, você pode.
Mas existem momentos em que realmente você deve priorizar certos objetivos e deixar outros para depois.
Meu irmão tem 3 cachorrinhas e todas elas deram cria. São 2 SRD e uma poodle. Um cachorro entrou no quintal da casa dele enquanto ele saiu de férias. Da ninhada, a mais bonitinha é uma fêmea, branquinha, filhote da poodle.
Não é todo o dia que se tem a oportunidade de se adotar um filhote fofinho, assim de graça.
Dá vontade de aproveitar a chance de adotar um filhotinho para criar, só para não deixar o momento passar.
A essa situação tentadora, eu infelizmente vou ter que dizer não.
Quando eu tiver uma casa com espaço adequado e condições, e se acontecer de uma oferta semelhante aparecer, certamente eu direi “sim”.
De modo que, nem tudo o que aparece de uma forma muito fácil para você, necessariamente Você precisa dizer “sim”.
Você não precisa se prender a um emprego que não gosta com um salário que não supre as suas necessidades, por exemplo, então invista em novas qualificações profissionais. Diga “sim” a uma visão dinâmica e empreendedora, e por que não, até mesmo abrir o seu próprio negócio.
Mas faça o que fizer, que você faça o que realmente quer fazer e faça com dedicação.
Eu tive uma camiseta com uma inscrição enorme com o seguinte dizer: YES
Para mim, aquele “YES”, fora de um contexto, não me dizia absolutamente nada.
Não se pode dizer “sim” aleatoriamente sem refletir sobre o que ou a quem estamos dizendo “sim”.
A bíblia diz que a nossa palavra deve ser “sim, sim; não, não”.
Ou seja, você deve ter convicção daquilo que está afirmando e sustentar as suas idéias.
Se você falou que vai fazer algo, então faça; se você prometeu algo, então cumpra. Enfim, seja coerente.
Por isso eu resolvi dar um significado aquele “YES” da minha camiseta. Eu reformulei a camiseta e fiz uma pintura e ela acabou ficando assim: Say YES to Jesus!
Essa camiseta era um tanto justa e acabou ficando apertada, de modo que eu nem a usei tanto quanto gostaria.
Mas nada é melhor do que “vestir a camisa” do evangelho, mostrando às pessoas que a melhor decisão que elas podem tomar na vida é dizer “sim” a Jesus.
Existem pessoas no mundo que precisam de uma pequena oportunidade, de apenas uma iniciativa sua. Elas querem apenas a sua boa vontade.
Então diga: “Sim, Senhor! Eu vou”
Até mais e que sua vida seja repleta de respostas positivas e bênçãos
Aurea Rikaczewski

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Siga o Seu Coração


“E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e tendo o Senhor lhe dado descanso de todos os seus inimigos em redor, disse o rei ao profeta Natã: Eis que eu moro em uma casa de cedro, e arca de Deus mora dentro de cortinas.
E disse Natã ao rei: Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.
Porém sucedeu naquela mesma noite, que a Palavra do Senhor veio a Natã, dizendo: Vai ,e dize a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje...Eu te tomei da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses soberano sobre o meu povo, sobre Israel”.II Samuel 7:1-8
Nesse texto vemos um homem de Deus, um profeta dando um conselho ao Rei Davi.
Davi fez bem em questionar um profeta sobre qual seria a vontade de Deus, ouvir conselhos é uma atitude de pessoas sábias, e buscar a orientação de Deus para as nossas vidas é fundamental.
O que acho que é interessante observar é que o profeta nem ao menos consulta a Deus, ele simplesmente diz: Faça o que seu coração mandar.
Afinal Davi era um grande rei e suas idéias eram excelentes, por que Deus não o aprovaria? Não era nem necessário questionar. O profeta deve ter pensado: O que Davi fizer, está bem feito, ele tem a aprovação de Deus em tudo mesmo.
Muitas vezes superestimamos as pessoas, achamos que são as tais, que podem tudo.
Você já deve ter percebido que sempre as mesmas pessoas estão em todas, seja num trabalho escolar, seja no serviço, seja até mesmo na igreja.
Você já deve ter convivido com colegas “protegidos” pelo professor na escola, e esse colega estava sempre acima de qualquer suspeita, ganhando certos privilégios e tudo o mais. Ou no serviço, onde o chefe confia tudo sempre exclusivamente a uma única pessoa, como se não houvesse outro capaz de exercer certas tarefas. Até mesmo na igreja, são sempre as mesmas pessoas cantando e fazendo solos no coral de fim de ano, quando a igreja possui outras pessoas também capazes e com dom musical. Ou sempre o mesmo professor da EBD, que entra ano e sai ano,continua dando aulas, afinal, ele o faz muitíssimo bem. Mas existem outras pessoas também...
Mas é mais fácil fazer tudo sempre do mesmo jeito do que investir no novo. Estamos tão acostumados com certas pessoas que não pensamos em dividir as tarefas com outras.
E esse caso de Davi é um tanto complicado, pois ele havia sido um rapazinho totalmente subestimado pelo pai, pelos irmãos, por Golias, por Saul, enfim... De um rapazinho subestimado, Davi passa a ser um grande rei, cuja decisão seria sempre a certa, tudo o que fizesse estaria muito bem feito. Todos confiavam plenamente nele, sua palavra era lei.
Talvez com essa questão, Deus mostrou ao profeta que mesmo um rei, por mais bondoso e carismático que fosse, como era Davi, poderia cometer erros e pecar.
Davi foi o rei mais querido de toda a história, foi considerado como “um homem segundo o coração de Deus”, é verdade, mas também pecou.
O profeta disse para Davi fazer o que o “coração dele mandasse”, mas não disse “o que Deus mandou ele fazer”.
O profeta esqueceu que o coração humano é enganoso, e que acima de todas as coisas que se devem guardar, devemos guardar o nosso coração.
Por mais nobre que fosse a vontade de Davi, Deus na realidade, não queria que ele lhe edificasse um templo. Essa tarefa ficaria para o seu filho, embora fosse esse um grande sonho de Davi. Não sei qual a razão de Deus não permitir que Davi edificasse o templo que ele tanto queria. Talvez ele tivesse sido privado dessa honra devido ao seu pecado. Talvez Deus simplesmente tivesse planos específicos com Salomão em relação ao templo.
Um bom motivo certamente Deus tinha, e não cabia a Davi e nem ao profeta Natã questionar ou entender.
Imagino que o profeta Natã deva ter ficado bastante surpreso ao ouvir a voz de Deus falando que Davi não lhe edificaria um templo. Isso era algo que o profeta não esperava.
É como se Deus houvesse falado: Natã, não superestime as pessoas, não confie cegamente no homem, não pense que Davi está com “essa bola toda”. É claro que estou com ele, mas nem sempre as atitudes que ele toma são certas, nem sempre ele faz o que eu quero. Eu não quero, não preciso que ele me construa templo algum’.
Provavelmente, Davi tinha motivos nobres para querer edificar um templo, pois de coração ele amava a Deus. Porém, lá no fundo, ele deve ter tido uma crise de estrelismo e pensado: “Puxa, eu tenho tanto, minha casa é grande e confortável; enquanto Deus, pobrezinho, não tem lugar algum. O que será de Deus se eu não lhe construir um templo? Deus precisa de mim e só eu sou o rei que tem disposição e dinheiro para isso.”
Talvez Davi, lá no fundo quisesse se aparecer, mostrar ao mundo o que ele fez por Deus. Mas Deus mostrou com a negativa inesperada a Davi que ninguém é insubstituível. Davi pôde apenas guardar riquezas para que no futuro Salomão pudesse somar com a sua própria riqueza e construir o tão sonhado templo. Observe que, somado a riqueza de Salomão, o templo ficou muito mais imponente do que se Davi o tivesse construído sozinho na época.
Muitas vezes agimos assim, pensando que Deus, pobrezinho, precisa de nós. Então fazemos tudo o que estiver ao nosso alcance como ministério na igreja, evangelismo, enfim, tudo porque Deus precisa de nós, somos solidários ao “chamado desesperado de Deus” para servir.
Na verdade nós é que precisamos de Deus e como diz Paulo: ai de mim se não viver o evangelho e pregar a Palavra. Se não evangelizarmos, tanto mais Jesus demorará para voltar. Então, nós é que perdemos com a apatia espiritual e não chegaremos a lugar nenhum “brincando de crente”.
Deus precisou dizer a Davi: Ponha-se no seu lugar, rapaz. Quem você pensa que é? Lembre-se que eu tirei você lá do final da fila e te coloquei como líder sobre o meu povo. Tudo é meu, você não é nada e não pode me dar nada.
Muitas vezes o nosso coração é tão enganoso, que pensamos saber o que estamos fazendo, achamos que estamos agradando a Deus.
Pessoas que ministram o louvor estão ali adorando a Deus e servindo na igreja, pensam que estão agradando a Deus com uma bela voz e afinação. Mas não é para isso que Deus olha.
Um irmão líder de louvor contou uma experiência muito marcante que teve. O seu grupo iria participar de um concurso de equipes de louvor, e eles ensaiaram muito para esse dia. Todos do grupo estavam confiantes que iriam ganhar, pois tinham ótimos músicos e vocalistas. Antes da apresentação o líder perguntou: O que vocês vieram fazer aqui?
Um a um, eles responderam o mesmo: Eu vim adorar.
Por último, uma moça vocalista respondeu: Eu vim me aparecer. Confesso que essa foi minha motivação inicial, eu vim para mostrar minha voz e ganhar. Mas agora quero adorar a Deus pelo dom e tudo o que ele me deu. Eu não sou nada sem ele.
Um a um todos começaram a confessar o mesmo, também tinham ido para se aparecer.
Então o líder perguntou: E se essa fosse a última oportunidade de vocês para adorar a Deus? E se vocês soubessem que Jesus iria voltar logo após a nossa apresentação, como vocês adorariam, sabendo que seria a última vez?
O baterista respondeu: Eu viraria a bateria para a parede, para não ver ninguém.
Outro respondeu: Eu cantaria esparramado no chão, com o rosto em terra.
Uma vocalista respondeu: Eu colocaria um vestido de dança e cantaria dançando ao Senhor.
O líder respondeu: Pois então façam isso. Você vire a sua bateria para a parede, você cante prostrado no chão, e você coloque seu vestido de louvor e dance para o Senhor.- dando instruções a cada um de acordo com o que eles falaram.
Esse é o verdadeiro louvor, é isso o que agrada a Deus.
Que você possa ter sempre a motivação correta em todas as áreas da sua vida. Nunca confie cegamente em seu coração, pois ele é enganoso, e nem sempre te conduz à vontade de Deus.
Outros talvez tentem se aproximar de você, te aconselhando a seguir o seu coração e não a direção de Deus, assim como o profeta Natã fez com Davi.
Tem uma música até muito bonita e de ritmo empolgante do desenho “A polegarzinha” cujo título diz exatamente isso “siga o seu coração”.
Tudo começa quando uma andorinha francesa muito simpática chamada Jaquimô se aproxima de Polegarzinha ao vê-la triste e perdida, longe de casa. Então Jaquimô tenta animá-la, com toda a sua simpatia e amizade, verdadeira, até, mas que não ajudou muito a moça.
A letra diz:


...Não, nada impossível será

Siga o seu coração

Seu sonho se concretizará

Siga o seu coração

Veja a direção que quer

E aponte seu pé

Vá para onde lhe aprouver

Mesmo que se extravie

Em seu coração confie

Você nem precisa da visão

É só seguir seu coração...


Polegarzinha estava perdida, mas sabia onde queria chegar. Para chegar ao seu destino, precisava apenas saber qual era o caminho certo. Ela não precisava de alguém para dizer: vá para onde quiser, mesmo que você se extravie.
Muitas pessoas estão perdidas no mundo, seguindo caminhos incertos, sem saber para onde vão. Ao se afastar da direção de Deus, ao deixar de seguir o caminho de Deus, as pessoas se perdem. E se por acaso se extraviarem, quase nunca encontram o caminho de volta.
Você cristão, que conhece o caminho, deve alertar as pessoas para não seguirem pelo caminho do crime e das drogas, pois esses são caminhos de morte.
As pessoas estão perdidas e não precisam que alguém lhes diga: faça o que seu coração mandar. Tudo o que as pessoas precisam é que alguém lhes mostre o caminho certo.
Assim como Davi, ele pediu um conselho, ele queria ouvir a verdade, não precisava que Natã lhe dissesse que tudo o que ele fizesse estaria bem feito.
Assim, temos que reconhecer quem somos e para que fomos chamados.
Davi precisou reconhecer isso, que ele não havia sido chamado para se aparecer, mas para liderar um povo, cumprir um propósito.
Da mesma forma você também não foi chamado para seguir o seu coração, mas para obedecer a vontade de Deus e para indicar aos outros qual é o caminho certo.
Sabemos que há apenas um caminho, que é Jesus, e esse não tem erro. É um caminho estreito que poucos encontram, mas é o único que conduz à salvação.
Então tenha cuidado com amizades, e com o ego do seu coração, que podem te tirar da direção divina, não siga o seu coração.
Em caso de dúvida, consulte sempre a Deus, mantendo uma vida de leitura da Palavra e oração. Tenha uma vida de adoração contínua, como se fosse sempre a última oportunidade de adorar.
Que você seja um servo segundo o coração de Deus!
Até
Aurea Souza

domingo, 25 de outubro de 2009

Arnold


Quero começar fazendo uma pergunta: Como você vai estar daqui a dez anos?
Imagine a situação, lembre-se que em 10 anos muita coisa pode acontecer. Gostaria que você visualizasse o futuro que você imagina que terá.
Ainda hoje conversei com minha prima e ela me disse que as coisas não andam bem, mas ainda assim, Deus se manteve fiel. Num momento em que ela reclamava por passar um período difícil, Deus fez com que ela se lembrasse das bênçãos recebidas e a fez sentir que a tribulação é momentânea.
Ela achou uma carta que ela havia escrito para Deus há alguns anos atrás e nessa carta ela colocava objetivos profissionais e pessoais que gostaria de atingir. Ao reler essa carta, ela pôde ver que tudo o que ela havia pedido, Deus havia concedido. Não havia razão para murmurar e perder a fé, muito pelo contrário, o Deus que até agora atendeu as suas expectativas, certamente pode fazer muito mais.
Escrever uma carta para Deus não é maluquice, e inclusive é um jeito bom de se expressar e até mesmo ter algo registrado que pode ser útil no futuro, como foi no caso da minha prima. Deus permitiu que ela encontrasse aquela folha como “comprovante” do que Deus havia feito.
Talvez você esteja passando agora por uma situação delicada, e não enxergue a saída. E você não vê como as coisas podem melhorar, ao contrário, tudo tem ficado cada vez mais difícil.
Mas eu quero encorajar você a não desistir do seu casamento, dos seus sonhos, do seu parente envolvido com o vício, do seu ministério, enfim, seja qual for a sua dificuldade. Ainda que você até pense: “Mas só acontece comigo, meu vizinho não tem esses problemas. Por que minha vida não é normal como a dos outros?” Não se preocupe com o que você ainda não conseguiu, o importante é confiar em Deus.
Saiba que hoje você pode estar enfrentando uma crise, mas Deus pode reverter qualquer situação. E eu tenho uma boa notícia para você: as coisas ruins passam.
Mas algumas pessoas, por outro lado, pensam que estão vivendo tão bem, que não se preocupam com o futuro, não se planejam. Muitos acham que certos problemas nunca irão atingi-las.
Veja como você está hoje, muito feliz e próspero. O importante é reconhecer que tudo o que você é e tem vem de Deus. Jó era um homem tão rico, sadio e feliz, que nunca imaginaria que um dia pudesse perder tudo: todos os seus bens, seus filhos e até a sua saúde.
Há alguns dias atrás eu tive a curiosidade de pesquisar sobre o menino do seriado Arnold. Eu descobri que o ator que interpretava o garoto Arnold tentou o suicido por não conseguir outros papéis importantes depois desse seriado, afinal, o sucesso e a infância havia passado, e quando a pessoa não interessa mais, a mídia simplesmente esquece. A atriz que interpretava a irmã dele morreu devido a um suicídio, era usuária de drogas e também foi abalada pela perda da fama.O ator que interpretava o irmão de Arnold se envolveu com drogas, praticava atos de vandalismo e chegou a ser preso algumas vezes, mas hoje se recuperou das drogas e ainda trabalha como ator.
A perda repentina do sucesso e dinheiro causou nessas pessoas um vazio enorme, talvez por nunca imaginar que isso fosse acontecer logo com elas, ou por não estar preparado para quando acontecer. Esse é um seriado bem antigo, e por isso tive a curiosidade de saber o que alguns dos atores principais andam fazendo. Se eles tivessem a oportunidade de escrever um papel dizendo como se imaginariam no futuro, certamente desejariam ainda estar desfrutando de fama e dinheiro.
Assim, eu tenho uma notícia não muito boa para você: as coisas boas também passam.
Nada do que o mundo pode oferecer dura para sempre, seja fama, dinheiro ou felicidade circunstancial.
Você não deve se apoiar no fato de que tudo está bem em sua vida, e nada lhe falta, isso não é nada para Deus. Esse é o termômetro das suas motivações: Se você perder tudo, como Jó e se ver sem fama e dinheiro como os atores do seriado, será que você se deixaria abalar?
Se esses bens materiais e reconhecimento dos homens forem tão importantes para você a ponto de deixá-lo sem chão se por acaso um dia não mais os tiver, então você tem um grande problema.
Ore para que Deus te dê sim, tudo o que você deseja e necessita, tudo o que realmente te faça feliz, mas não faça disso toda a base da sua vida. Pois se assim o fizer, quando vier a dificuldade, você não será abalado. É como a parábola das duas casas, você lembra da história?
Um homem construiu uma casa na areia, gastou tempo, dinheiro para construí-la. Ninguém constrói uma casa pensando que será derrubada; esse homem tinha expectativas e planos para aquela casa. Outro homem também construiu uma casa, mas na rocha, e também se empenhou na construção, também tinha planos e expectativas.
Mas um dia veio a chuva e caiu fortemente sobre as duas casas, e a casa que foi construída na areia, por mais bela que fosse, caiu feio. Já a casa construída sobre a rocha não caiu, pois estava bem firmada. Apesar da chuva, a casa não se abalou.
Assim é a nossa vida, quem constrói a sua vida firmada em Jesus não se abala. Já quem coloca em si mesmo ou nos bens materiais que o mundo oferece, se abala, perde o chão.
Que sua vida seja firmada sempre na rocha e que você possa receber todas as bênçãos de Deus.
Faça o teste da carta, escreva como você gostaria de estar daqui a dez anos, certamente Deus vai te responder.
Até
Aurea Souza

sábado, 24 de outubro de 2009

Pentium dual core Hd 800 - 1 giga de memória

Consegui um ótimo emprego em uma empresa aérea, o salário é muito bom e terei também a chance de futuramente participar de processos seletivos internos
Estou muito feliz com essa oportunidade de emprego, pois além de tudo, a vaga é para trabalhar em casa, atendendo clientes on line.
Estou ainda mais feliz porque se não fosse pelo fato de eu já ter um computador, esse trabalho não seria possível. Tendo sido aprovada em todas as fases da seleção, eles mandaram um técnico em casa para fazer a vistoria do aparelho e ver se tudo estava de acordo com as normas da empresa para eu poder começar a trabalhar.O rapaz testou a internet e baixou alguns programas que eu deveria ter.
Ele disse que o meu computador foi aprovado, porém eu precisaria adicionar mais memória nele, e também ele solicitou que eu providenciasse uma cadeira de escritório com rodinhas e regulagem. Beleza! É um ótimo serviço e será uma bênção trabalhar em casa.
Então levei meu computador para colocar a memória, uma placa de 512, para inteirar 1 giga, que é o que a empresa pede.
Para isso, eu precisei descobrir que tipo era a placa de memória do aparelho, se era ddr1 ou ddr2, e eu não fazia menor idéia do que era isso. Até me viro bem no computador, na digitação e tudo o mais, só que da parte técnica eu não entendo nada.
O rapaz da loja examinou o computador e me vendeu a memória compatível, mas não instalou. Eu não sabia instalar a placa, então pedi a um amigo da lan house para fazer isso para mim. E pelo que pude ver, até que é simples.
Eu não conhecia o computador e nem tinha qualificação para abri-lo e fazer as alterações necessárias.
Sabia que a nossa vida é mais ou menos assim, como um computador?
Ora, o homem foi criado para ser um instrumento útil nas mãos de Deus com o qual ele pode trabalhar. Assim como o meu computador tem sido mão na roda e até me garantiu um emprego.
O homem foi criado com um objetivo, e a cada um de nós Deus deu um dom diferente, temos peculiaridades que atendem as normas do propósito de Deus para nós, assim como o rapaz da técnica baixou programas que especificamente irão me auxiliar no desempenho da minha função.
Sabe que no computador existe um diretório onde você pode organizar todos os programas que você tem. E você pode selecionar de acordo com o que é mais importante e deixar em destaque no desktop, aí é só clicar nos ícones dos programas e arquivos que você mais usa.
Mas enfim, na vida precisamos agir assim, selecionar o que é bom e mais importante e excluir itens nocivos ou desnecessários.
Então no seu desktop deixe Deus organizar sua vida criando pastas, dando a cada uma a devida prioridade. Isso é algo que Deus apenas deve fazer. Ele coloca em pastas a família, a vida profissional, o ministério e realizações pessoais tudo devidamente organizado e classificado.
Uma vez me disseram: “Minha vida é como um computador, eu coloco tudo em pastas, tudo em seu devido lugar, eu sei cuidar da minha vida”. Essa pessoa achava que estava fazendo uma coisa certa, mas na verdade, ela estava se auto programando, fazendo aquilo que ela achava que era certo,não o que Deus queria fazer nela. Essa pessoa excluiu programas importantes que Deus havia dado a ela para trabalhar, e resolveu se achar conhecedora de tudo.
Nunca vi um computador tão moderno que se programe sozinho e organize todos os arquivos e programas.
O que eu quero dizer é que o ser humano não é capaz de sozinho gerir sua própria vida e responder por suas decisões. Quando nossa vida não está no controle e direção de Deus, tudo se torna uma bagunça. Muitos pensam que não precisam de Deus e são felizes do jeito que estão, numa vida de pecados, rebeldia e “curtições”.
Aí é que as pessoas se enganam, se deixam contaminar por uma série de vírus espalhados pelo racker que é o nosso inimigo. O vírus do pecado corrompe o coração humano e faz com que o nosso computador não reconheça os programas que Deus quer instalar. Quando somos contaminados pelo mundo, existe uma inversão de valores muito grande, e o que é errado, torna-se certo e comum para muitas pessoas.
Quantas vezes observamos as desgraças acontecendo em nosso redor, e até nem nos chocamos mais. Pensamos: “Mais um assalto”, “Outro pai que mata o filho”, “Olha outro caso de pedofilia”. Enfim, nos tornamos frios e acabamos aceitando certos fatos e nos acostumando com essa realidade violenta e corrompida.
Mas não devemos nos conformar com esse mundo. Conformar significa “tomar a forma”, ser igual, ou ainda “fazer em nós um download das coisas do mundo”.
E se você tentar instalar uma “versão original” do programa, certamente vai encontrar resistência, pois as pessoas muitas vezes até sabem que estão erradas, mas não se incomodam com isso e nem pretendem mudar de atitude.São pessoas rebeldes ao seu propósito de existir.
Isso é o que o vírus do pecado tem feito, e ele é instalado sutilmente através de novelas, desenhos, programas e amizades duvidosas.
Talvez você se encontre assim, na rebeldia. O seu desktop está totalmente desorganizado e os seus programas corrompidos pelo vírus do pecado.
Mas é hora de você cuidar do seu computador, instalar o melhor anti vírus de todos que é a leitura da bíblia e oração.
Então coloque sua vida em ordem, abra uma pasta para sua família e cuide dela devidamente, coisa que você não fazia antes.
Abra outra pasta para as suas realizações profissionais, invista em você e corra atrás dos seus objetivos; deixe a vida de bebedeiras e baladas de lado,exclua essa pasta de uma vez por todas da sua vida.
Enfim, deixe Deus ajudar você a organizar sua vida.
Também, vá até a lixeira, onde existem valores que você aprendeu, talvez lá na infância, mas excluiu para viver de acordo com a sua própria vontade. É hora de achar esses arquivos perdidos na lixeira e restaurá-los ao seu devido lugar.
Não permita que o inimigo corrompa sua vida com vírus nocivos, não se iguale a esse mundo, mas seja transformado pela renovação do Espirito Santo em sua vida
Abraços!
Aurea Souza

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Enfeites Natalinos

Estamos no mês de Outubro e as pessoas já estão se preparando para o Natal.
As empresas já começam a trabalhar num rítmo acelerado para suprir as demandas de enfeites, panetones e presentes.
Muitos conseguem bons empregos nessa época, ainda que temporários.
Outro dia ví como uma empresa contratou funcionários para fabricar artigos de enfeites natalinos para shoppings e grandes empresas. E, segundo eles, a demanda é muito grande. Por dia são fabricados inúmeros lacinhos e enfeites de todo o tipo, tudo artesanal e com muitos detalhes. Realmente os enfeites natalinos são muito belos de se ver, são cheios de cores e nos remetem a um clima alegre e festivo.
Eu, pessoalmente, gosto muito de ver as decorações natalinas nos shoppings. Afinal, as pessoas gastam tempo e dinheiro e muito trabalho num projeto desses, e o resultado é sempre agradável aos olhos.
Mas tantos enfeites e cores no natal, assim como os balões e chapéuzinhos no aniversário de alguém, servem para exteriorizar uma alegria muito grande devido a um acontecimento marcante e singular.
Além de tudo, o enfeite também serve para dar a sua "personalidade" ao ambiente. Eu provavelmente vou enfeitar a minha casa nesse natal, mas você não encontrará na minha decoração nenhuma imagem de papai noel, nem nada que tire o foco da real essência dessa data.Os enfeites falam, transmitem uma idéia, podem refletir um pouco da sua personalidade e aquilo em que você acredita.
Tanto é verdade que os enfeites refletem a nossa personalidade, que Paulo alerta as mulheres que elas não devem muito se enfeitar com anéis, colares, brincos, esmaltes, maquiagens, chapinhas, permanentes e tudo o mais, mas sim que elas devem se enfeitar com boas obras, levando uma vida pura e de obediência a Deus.
Uma das peças de decoração que tenho é um quadro que fiz com a letra do meu hino preferido "Castelo Forte", uma tradução íntegra da letra original em alemão.
Não é apenas um quadro que pendurei na parede, pois quem ler vai saber um pouco da minha personalidade. E além disso, como também creio que existe uma realidade espiritual, gosto de imaginar que o inimigo deve pensar duas vezes antes de tentar algo contra o meu lar ao ver uma declaração tão poderosa.
Já o Marcelo pendurou na parede o seu certificado de batismo, devidamente emoldurado para que todos possam ver. Esse certificado para ele tem um grande valor, pois só ele sabe as lutas que passou antes de se entregar a Cristo.
Na minha casa existem vários enfeites e também tenho uma coleção de ímãs de geladeira, gosto de tudo arrumado e devidamente enfeitado.
Eu gosto tanto desses enfeites e coisas delicadas que se eu pudesse a minha casa seria igual a da Minnie mouse. E até que não seria má idéia...
Mas a verdade é que o nosso adorno deve ser o amor de Deus em nós. A alegria e paz de Deus em nossas vidas enfeitam os lugares por onde passamos.
A bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto, ou seja, enfeita o seu semblante. É gostoso e contagiante admirar uma pessoa feliz. Assim como é agradável admirar as cores do natal.
Paulo diz que devemos nos alegrar sempre no Senhor e esse enfeite da alma exterioriza a alegria que temos na nossa salvação, que é o fato mais marcante e singular na vida de uma pessoa.
Devemos nos enfeitar com boas obras, servindo, amando e respeitando o próximo.
Quando vemos uma bela decoração de Natal, sabemos que esse resultado só foi possível graças ao tempo, dinheiro e criatividade que foram investidos pela pessoa. Também nós devemos nos empenhar em crescer a cada dia nessa graça para com as pessoas.
É bom investir tempo orando pelos amigos e parentes, até mesmo por aqueles que te querem mal. Especialmente esses que te querem mal é que precisam das suas orações e do seu amor.
Esse é o enfeite mais belo que alguém pode ter: o amor incondicional.
E sabe do que mais? Amar quem é legal e te ama e te ajuda é muito fácil, mas para amar alguém que aos seus olhos pode "nem merecer" é mais difícil e exige um certo esforço e disciplina.No começo pode até parecer forçado "amar os seus inimigos" como disse Jesus, mas você precisa apenas tomar a decisão inicial: eu vou amá-lo. E então, com o passar do tempo, não será mais uma atitude "forçada", mas você o fará naturalmente, orando com sinceridade e amor por aquela pessoa.
Seu amor e seu enfeite pode mudar a vida daquela pessoa fria e rabugenta.
Lembro-me de uma história que ouvi, de uma professora que deu um lindo vestido azul para uma aluna muito carente de sua turma. Era um vestido cheio de brilho, e tão belo como aquela menina nunca teve antes. A menina era descuidada, não tinha asseio e vivia com os cabelos embaraçados e despenteados. Talvez pela acomodação com a vida sem brilho e felicidade que a pobreza gerava em sua famíla.
Mas quando ela recebeu aquele presente, tão simples, mas que elevou sua auto estima, ela resolveu fazer algumas mudanças em sua vida.
Primeiro, para combinar com o vestido tão bonito, ela resolveu se lavar e pentear os cabelos.
Todos perceberam a diferença, não era apenas o vestido novo, mas algo nela havia mudado.
Já que a menina não tirava o vestido para nada, a mãe também resolveu mudar sua própria vida; ela se arrumou melhor e passou a cuidar melhor da casa, tudo para combinar com o vestido azul da menina.
O Pai também percebeu a mudança, e para combinar, fez umas reformas na casa e a pintou por dentro e por fora, tirando toda a sujeira e bagunça da frente em sua rua.
Logo os vizinhos também viram algo diferente acontecendo e começaram a cuidar cada um da frente de sua própria casa, tirando toda a sujeira para combinar com a nova pintura do vizinho.
E tudo isso por causa de um vestidinho...
Assim, o enfeite de uma pessoa pode ser contagiante, mudar vidas.
Foi para isso que Jesus nos chamou, para contagiar vidas, fazer a diferença, para que as pessoas ao nosso redor vejam algo especial em nossas vidas e queiram também mudar só para "combinar" com o nosso próprio modo de viver.
Assim, nesse natal não se preocupe com enfeites exteriores e nem se preocupe com os presentes que você pode ganhar.
Muitos nesse natal nem ao menos terão presentes para compartilhar, muitas crianças não ganharão os brinquedos que gostariam de ganhar, mas o que realmente importa é ter a alma enfeitada, cheia de presentes bons para dar.
Jesus tem o presente da Vida Eterna para te oferecer, e essa vida pode ser tão contagiante quanto o vestido azul que aquela garotinha ganhou.
Que o seu natal seja colorido e cheio de enfeites, que sua vida expresse uma alegria verdadeira, que vem de um coração transformado por Jesus.
Deus te abençoe
Aurea Souza
























quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O dom da profecia



"Sucedeu também um dia que, indo Eliseu a Sunem, havia alí uma mulher rica, a qual o reteve a comer pão. E sucedeu que todas as vezes que passava, alí se dirigia para comer pão.

E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que esse que passa sempre por nós é um santo homem de Deus.

Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro, e alí lhe ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira e um candieiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para alí se retirará...

Então ( Eliseu) disse ao seu moço Geazi: Chama esta sunamita. E, chamando-a, ela se pôs diante dele.
Então disse ele: que se há de fazer, pois, por ela? E Geazi disse: Ora, ela não tem filho e seu marido é velho.
Pelo que disse ele: chama-a. E chamando-a, ela se pôs à porta.
E ele disse: A este tempo determinado, segundo o tempo da vida, abraçará um filho.
E concebeu a mulher e esta deu à luz um filho, no tal tempo determinado..."

Bem, essa é a história de uma mulher rica e bem sucedida, parecia que ela tinha tudo e era completamente feliz.Mas faltava algo, havia um desejo guardado lá no fundo, um desejo o qual ela nem se atrevia em se permitir sonhar que um dia poderia ser real. Ela queria muito ter um filho.
Ela fez amizade com o profeta do Senhor, e sempre se mostrava uma boa anfitriã. Ela o acolheu por diversas vezes e em determinado momento ela sugeriu a seu marido que construísse um quartinho para Eliseu, um quarto de hóspede VIP.
Isso já até demonstra que essa mulher era mesmo uma mulher de sorte, pois naquele tempo a mulher não opinava em nada. Qualquer outro marido certamente diria: Ficou louca, mulher? Você quer que eu gaste dinheiro para fazer um puxadinho, e comprar móveis para abrigar um maluco que nem conhecemos? É por isso que os homens mandam... as mulheres não raciocinam...
tinha que ser idéia de mulher...
Talvez eu tenha exagerado um pouco, mas é mais ou menos isso o que aconteceria, se essa mulher não fosse tão influente na vida do marido. Relacionamentos abertos onde o casal discute as decisões juntos não eram nada comuns naquela época. Então, penso que pelo menos, além de rica, ela desfrutava de um relacionamento conjugal muito feliz.Tinha um marido amoroso, compreensivo, que a ouvia e queria vê-la feliz fazendo suas vontades.
Mas a questão é que ela fez o seu melhor para servir e abrigar um homem de Deus, ela era uma mulher abençoadora.
De tanto que ela gostava de receber a visita do profeta em sua casa, ela pensou em tornar a sua estadia lá o mais confortável possível. Ela sabia que estava na presença de um homem de Deus e imagino que Eliseu teve que responder muitas, muitas perguntas dessa senhora a respeito das coisas de Deus.
Ou seja, um dos grandes passos para se receber uma bênção e abençoar.
Enquanto você espera algo no Senhor, aproveite o tempo servindo e se dedicando às pessoas ao invés de ficar murmurando porque as coisas ainda não aconteceram. Preencha seu tempo e seu coração com coisas saudáveis e úteis.
Essa mulher era assim, tinha um grande desejo, mas não deixava a ansiedade tomar conta de seu coração. Ela era bondosa e prestativa.
Por ser assim tão prestativa, o profeta teve uma vontade pessoal de fazer algo por ela. Eliseu queria recompensar os favores prestados, ele queria dar a ela algo para que ela guardasse a vida toda. Ele queria dar uma lembrança especial.
Escolher essa lembrança não foi muito fácil, pois a mulher parecia já ter tudo o que uma mulher gostaria de ter. Tanto que ele precisou pedir ajuda ao seu servo e perguntou a ele o que se poderia dar a uma mulher como ela. E o servo disse que ela talvez tivesse o desejo de ter um filho.
Aí está a beleza do dom profético.
Uma das faces do dom profético é que o profeta fala daquilo que vai acontecer e acontece.
É assim: Deus fala que vai fazer algo e então o profeta transmite a profecia, avisando sobre o que vai acontecer.
Mas nesse caso não penso que foi dessa forma. Não imagino Eliseu deitado em sua cama, pensando sobre o presente que daria a sunamita, quando de repente ele ouve uma voz dizendo : Eliseu, chama a sunamita, diz a ela que em tal tempo ela terá uma filho.
Eliseu não chamou a mulher e disse: Assim te diz o Senhor: Eis que terás um filho.
Nem tampouco Eliseu disse à mulher: Olha, tudo o que eu posso fazer é orar por você, vou jejuar bastante e esteja certa que Deus te abençoará.
Eliseu não falou daquilo que iria acontecer, ele simplesmente falou e aconteceu. Esse é um outro lado do dom profético, é quando o profeta fala e acontece.
A palavra tem imenso valor no mundo espiritual. Quando proferimos uma bênção com autoridade espiritual, ela acontece.
Assim, Eliseu sentiu-se pessoalmente constrangido a abençoar a vida daquela mulher.E não foi Deus quem revelou o que aquela mulher queria. Eliseu acreditava no seu chamado profético, sabia que sua palavra tinha poder, e seria confirmada por Deus. Como de fato foi: Eliseu lançou a palavra de bênção e Deus confirmou.
Assim, sempre receba os profetas do Senhor, sejam eles obreiros, pastores, missionários, enfim. Quem recebe um profeta na qualidade de profeta recebe o galardão de um profeta. Por isso aquela mulher foi abençoada.
Tenha prazer em estar perto daqueles que podem te ensinar, e quando você menos esperar, bênçãos que você menos imaginava te alcançarão.
Aprendi com essa história que servir a Deus em meio a uma luta, ou em meio a espera de algo que parece tão distante, nos traz conforto e faz tudo parecer mais fácil de suportar, além da alegria e do prazer que estar na presença de Deus pode trazer.
Também aprendi que devemos ser verdadeiros profetas do Senhor, sabendo que a nossa palavra tem poder, e não podemos negligenciar a esse chamado.
E se Eliseu tivesse se calado naquele momento? E se Eliseu tivesse falado para o seu servo: "Eu só quero dar um presente, não um milagre. " O sonho daquela mulher nunca teria ser tornado realidade.
Assim, muitas vezes nós precisamos dar aquela palavra certa na hora certa, aquela palavra que vem de Deus e que traz conforto e paz para quem ouvir.
Não se cale nunca pois as pessoas precisam ouvir e receber bênçãos da parte do Senhor através das nossas vidas.Isso faz uma difrença enorme na vida de quem está sendo ministrado.
Por isso esteja firme sempre e pronto para abençoar vidas.
Aurea Souza

Inri Cristo, o falso Cristo


Bem, Jesus nos advertiu que nos tempos do fim, muitos viriam dizendo-se ser o Cristo, mas que não deveríamos dar ouvidos pois esses tais são falsos Cristos levantados pelo inimigo para confundir e sobretudo chacotear o nome do Cristo verdadeiro.
Temos visto isso com certa frequência hoje em dia, muitos falsos mestres e falsos profetas que tentam seduzir o povo com doutrinas hereges e abomináveis aos olhos de Deus, sobretudo no que diz respeito áquelas falsas doutrinas que utilizam a própria bíblia, distorcendo-a para sustentar suas mentiras.
Está na moda ser evangélico ou falar da bíblia, até ouvimos espíritas falando de Jesus e da bíblia, recomendando orações e até mesmo trazendo Salmos bíblicos para o dia a dia.
Antes eles conhecessesm o Deus da bíblia e o real inspirador de tais salmos. É impressionante como as pessoas falam de Deus sem ao menos conhecê-lo.
Precisamos fazer o nome de Deus ser conhecido, pois a bíblia nos adverte que o povo perece por falta de conhecimento.
Agradeço a Deus porque Ele tem levantado pessoas para tornar o seu nome conhecido. Está acontecendo um fenômeno muito interessante com a música de Regis Danese "Faz um milagre em mim", tenho ouvido essa música em rádios, até mesmo seculares e em vários programas de tv o cantor Regis ministrando essa canção. O público sabe cantar de cor, e muitos através da letra dessa música podem vir a CONHECER Jesus. Não é saber uma música de cor que traz esse conhecimento, mas sim, um encontro pessoal e íntimo com o Senhor.
Mas esse avanço do evangelho através da música tem sido algo muito positivo, e que realmente essa e outras músicas possam alcançar as pessoas que precisam de um milagre, precisam que Jesus entre em sua casa e em sua vida e mexa com as estruturas e sare as feridas. Isso é uma profissão de fé, e quem canta isso, canta algo muito sério que pode realmente mudar uma vida por completo.
Sobre conhecê-lo, Jesus diz em João 14:7 " Se vós me conhecesseis a mim, também conheceríeis a meu Pai, e já desde agora o conheceis, e o tendes visto".
Para os seus discípulos, a quem ele amava e conviveu durante muito tempo, Jesus diz com um certo tom de frustração. " Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai".
Ainda quando Jesus partiu, disse que não nos deixaria órfãos e nem permitiria que fôssemos confundidos, e para isso ele nos enviou o consolador " o Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e nem o conhece; mas vós o conheceis porque habita convosco, e estará em vós".
Ou seja, quem tem esse Espírito da Verdade sabe quem é Jesus e não se deixa enganar, mas aquele que não tem esse Espírito da Verdade, é facilmente enganado porque não conhece a Jesus. E parece que para essas pessoas é mais fácil acreditar em mentiras do que na verdade da bíblia.
Muitos não aceitam a bíblia porque a acham fantasiosa, mas apregoam inverdades difíceis de engolir. Muitos não crêem que um peixe grande engoliu um homem ou que o sol parou por um dia inteiro ou que Sansão tenha matado mil filisteus com uma queixada de animal. Mas o que a bíblia diz é verdade, e muitas vezes, Deus age no sobrenatural através da fé, onde é necessário crer no impossível, esse é o propósito da bíblia. E só quem lê e entende e busca conhecer a Jesus pode discernir essas coisas, por isso que Jesus diz que o mundo não está preparado, não pode receber porque não vê e não entende. O mundo não conhece o Jesus verdadeiro e acaba com isso acreditando em qualquer outra coisa que se pregue.
Outro dia ví em um programa um falso Cristo que se auto denomina Inri Cristo, e se diz ser o filho de Deus. Esse falso Cristo começou a apregoar heresias e chacotear o nome de Jesus. Ele tem até seguidores que estão cegados pelas mentiras do diabo. Precisamos ter cuidado com os guias cegos, e não nos deixar guiar por eles, pois se o fizermos, a bíblia diz que "Se um cego guia outro cego, ambos cairão num barranco".
Então quando eu ví aquele homem eu comecei a me questionar o que leva uma pessoa a fazer isso? Primeiramente ele está enganando a sí mesmo, acreditando ser alguém que ele não é, e o pior é que ele quer que os outros acreditem nesse engano também.
Ora, quando conhecemos alguém profundamente, sabemos como essa pessoa é, o que ela gosta de fazer e comer e sabemos da manias e pequenos detalhes que só um conhecimento de convivência pode trazer.
Assim quem conhece Jesus sabe quem ele é e não se engana.
Ele diz:"Eu sou o bom pastor, e conheço as minhas ovelhas e das minhas sou conhecido". " As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as e elas me seguem.; e dou-lhes a vida eterna".
Uma outra característica do verdadeiro conhecedor é que quanto mais conhecemos alguém e convivemos com essa pessoa, mais nos tornamos parecidos com ela. Se você viajar a um determinado lugar onde o sotaque seja diferente, em uma questão de tempo logo você estará falando com sotaque também, e talvez nem mesmo se aperceba disso. É algo natural.
Assim como Pedro, que nem ao menos conseguiu negar Jesus, não conseguiu enganar ninguém. Tudo em Pedro denunciava uma convivência de intimidade com Jesus. Pedro tanto conhecia Jesus, que até se parecia com ele.
Já pararam você na rua e perguntaram: Você é crente? Isso já aconteceu comigo, e é muito bom que as pessoas consigam identificar isso em nós. É como se o rosto de Cristo brilhasse em nós de uma forma que as pessoas reconhecem que somos diferentes. Isso é conhecer Jesus de verdade, Aleluia!!!
Então não há como se enganar, e quando eu via aquele programa minha primeira reação foi de indignação e raiva, não admitia ver o nome do meu Mestre ser chacoteado daquela forma. Queria ligar para aquele programa e desmascarar esse homem e fazer perguntas até que ele caísse em contradição.
Aí eu comecei a chorar muito, pois quando você conhece alguém, sabe o que a outra pessoa sente. E naquele momento eu senti como se Jesus estivesse muito triste com tudo aquilo, uma tristeza grande mesmo.
Parecia mais uma daquelas imitações baratas de humorísticos, mas o pior é que não era brincadeira, o homem se dizia ser o Cristo.
Deus não gosta de ver seu nome sendo falado em vão, o nome é algo muito sério, é a sua identidade, a sua essência. Muitos artistas não gostam de ver seu nome falado de qualquer jeito, nem de imitações baratas de humoristas. É muitas vezes até ofensivo.
Então o artista começa a pensar: Mas eu não sou assim.... não tenho esse tique... mas eu não falo assim... Enfim, e tudo isso é muito desagradável.
Ainda mais em relação ao nome do Senhor, que está acima de todo nome, não se deve escarnecer.
Jesus é uma pessoa e como pessoa tem sentimentos, Jesus também se ofende e se indigna quando vê o nome dele falado de qualquer jeito e se entristece com as imitações baratas de falsos Cristos.
De modo que duro será o julgamento para aqueles que tomam o nome do Senhor em vão para enganar, para aqueles que acrescentam doutrinas falsas sobre os fundamentos bíblicos. Em apocalípse, a bíblia diz que todas as maldiçoes descritas nesse livro serão acrescentadas as pessoas que assim procederem.
Que você possa ouvir a voz de Jesus e conhecer o verdadeiro Cristo, o Filho do Deus Vivo.
Que você possa ter um encontro tão profundo com o verdadeiro Jesus a ponto de dizer como Jó: "Eu antes te conhecia de ouvir falar, mas agora o conheço de contigo andar".
Receba essa presença tão maravilhosa em sua vida, e dela não se afaste jamais.
Esteja preparado pois muitos outros falsos mestres e cristos virão para te enganar. Mas o verdadeiro Jesus diz que se te disserem que Jesus está alí; não vá. Se te disserem que Jesus está acolá; não perca seu tempo, você já sabe que é mentira.
Assim que a graça de Jesus, a verdadeira paz que o mundo não pode oferecer e a comunhão com o Espírito que o mundo não entende seja sobre a sua vida.
Até mais
Aurea Souza



















terça-feira, 1 de setembro de 2009

Heróis na adversidade


“Então levantou-se Pedro, com os onze;e,erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras”. Atos 2:14
Pedro foi um homem bruto, do tipo que talvez falasse palavrões e não tivesse nenhuma cultura e noção de etiqueta.
Mas quando Pedro teve um encontro com Jesus, as mudanças começaram a acontecer. Não foi de uma hora para outra, mas Pedro conseguiu mudar seu caráter bruto, intempestivo e covarde.
Pedro, ao ver Jesus andando sobre as águas, foi o único que teve a ousadia de pedir para se encontrar com Jesus andando sobre as águas também. Mas ele teve medo, e o medo o fez cair e quase se afundar.
Ele também teve medo das pessoas e negou a Jesus no momento em que o mestre mais precisava, disse que não o conhecia.
Esse era Pedro, mas nesse texto vemos um Pedro diferente.
Todos estavam ainda assustados com a morte e ressurreição de Jesus, tudo havia sido muito rápido e ainda eles estavam com medo de serem perseguidos e mortos.
Então Pedro, corajosamente se levanta, toma uma atitude e começa a falar. Sua fala foi profunda e ousada, ele disse: Esse Jesus, a quem vocês mataram, Deus o fez Senhor e mestre.
Ora, Jesus havia partido, não estava mais entre eles fisicamente. Eles não tinham mais o mestre para ensiná-los e protegê-los. Agora eles precisariam fazer tudo sem o professor, era hora de mostrar o que aprenderam.
Imagine um médico recém formado, sempre acostumado com o professor do seu lado falando quais os procedimentos para cada caso, e de repente ele se depara na rua com uma pessoa desmaiada. Ele vai atendê-la sozinho, vai diagnosticar e fazer o procedimento que ele achar melhor.
Assim estava Pedro, sozinho, agora era com ele.
Já viu aqueles casos de pessoas que na hora da adversidade se tornam verdadeiros heróis? Já vi o caso de um menino que fez o parto da mãe sozinho, pois não havia ninguém na casa. Já vi o caso de pessoas que nem sabiam nadar, mas quando viram alguém se afogando, pularam na água para salvar. Já ví casos de pessoas que entraram em casas em chamas para salvar alguém, mesmo sem serem bombeiros.
De onde vem essa força? De onde vem a coragem para superar a situação de crise?
Se você perguntar a alguns desses heróis, eles provavelmente dirão: Não sei como fui capaz de fazer isso, não sabia que tinha essa coragem.
Assim Pedro expressou uma coragem que nem ele sabia que tinha. Tudo por que a adversidade, o medo de ser preso e morto e o fato de Jesus não estar entre eles, o impulsionaram a isso.
Sabe como as águias aprendem a voar? Os pais simplesmente jogam os filhotes de águia montanha abaixo, e assim eles são obrigados a esticar as asas e voar.
Isso também demonstra a confiança que o pai tem de que o filhote não vai se “esborrachar” no chão, mas vai bater asas e voar.
Jesus acreditou no potencial de Pedro, e não teria deixado seus discípulos se sentisse que eles ainda não estavam preparados para continuar sozinhos.
Jesus jogou Pedro em uma verdadeira “queda livre” e ele se saiu muito bem. Falou com ousadia e muitos se converteram.
Deus acredita em você. Ele vê uma ousadia e força que nem você sabe que possui.
Deixe Deus usar você, e não tema se você se encontrar em uma “queda livre”, isso apenas te fortalecerá e fará ser o que Deus quer que você seja.
Chega uma hora em que a nossa fé é colocada à prova, mas não tema, você saberá como agir.
Seja um corajoso de Deus, pregue a palavra, e não diga que você não é capaz ou que não está preparado.
Você nunca estará preparado enquanto não o fizer. É questão de prática.
Existem pessoas se afogando, presas em casas pegando fogo, morrendo por causa do pecado. Você precisa reunir coragem e salvá-las.
Seja um herói!
Até
Aurea Souza

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Salvação



Nessa postagem, gostaria de falar sobre Deus e o seu grande amor por nós.
Bem, no princípio Deus criou todas as coisas; os céus, a terra e tudo o que nela há. E tudo o que Deus criou era muito bom, mas faltava algo.
Deus então criou o homem, a sua imagem e semelhança, um ser capaz de raciocinar, que se relaciona e tem capacidade de tomar decisões.
Ao criar o primeiro homem com suas próprias mãos, Deus tinha a intenção de ter no homem um amigo, um parceiro na sua obra de criação.
O homem foi feito para dominar sobre toda a criação, cuidar dos animais e do meio ambiente.
Mais do que isso, o homem seria o único ser dentre toda a criação capaz de se relacionar intimamente com Deus. E a amizade entre Deus e o homem era assim, perfeita. O Criador falava todos os dias face a face com a sua obra prima – o homem.
Imagine poder falar com Deus e Ele te responder audivelmente! A relação de amizade entre Deus e o homem era assim tão próxima, tão informal.
Acontece que o homem virou as costas para Deus através do pecado da desobediência. Adão e Eva preferiram acreditar em uma mentira do diabo a serem obedientes a Deus. E olha que Ele não havia pedido muito, apenas que eles não comessem do fruto de uma árvore do meio do jardim.
Pecado é a única coisa que afasta o homem de Deus, é o pecado que acaba com esse relacionamento tão próximo.
O pecado traz a morte, que é a separação total de Deus por toda a eternidade.
Mas e agora, o homem estaria para sempre afastado de Deus? Será que já não há remédio para o pecado?
A bíblia diz que a recompensa pelo pecado é a morte, e diz também que TODOS pecaram e estão afastados da glória de Deus.
O pecado é uma dívida enorme que o homem jamais seria capaz de pagar por suas próprias forças.
Com a desobediência de Adão e Eva, um enorme abismo se criou entre Deus e o homem, assim esse relacionamento de amizade foi quebrado.
Imagine uma criança que brinca o dia inteiro de futebol em dia de chuva num campo de terra. Aí a criança quer entrar em casa toda molhada e com os sapatos repletos de barro pisando pela sala que a mãe acabou de limpar. Certamente a mãe não vai permitir, a reação dela seria: “NÂO!!!!!! O meu chão limpo!!!! Nem pense em entrar assim. Tire os sapatos aí fora e vá direto para o banho.”
Esse é o sentimento de Deus em relação ao pecado, ele simplesmente não tolera, é como se fosse o barro nos sapatos da criança.
Com essa sujeira do pecado é impossível entrar na presença de Deus.Pois Deus é limpo, puro e santo.
A boa notícia é que Deus nos fez para ser como ele mesmo é.
Assim, não há nada que VOCÊ possa fazer para restaurar a sua comunhão com Deus, Mas existe algo que ELE fez que pode te salvar e restaurar a sua posição perante Ele.
Deus mandou Jesus Cristo, seu único filho para vir a esse mundo e fazer a reconciliação do criador com a criatura.
Jesus, sendo o próprio Deus, Deixou a sua glória e se fez carne, veio a esse mundo como homem, sujeito as mesmas provações e tentações que qualquer um de nós.
Isso tudo ele fez por amor, pois Jesus tinha toda a glória, mas abriu mão de tudo isso para poder se relacionar com o homem.
Imagine uma criança que corre até o pai para beijá-lo quando ele chega em casa. Por mais que a criança pule e pule para beijar seu rosto, ela jamais conseguirá, pois é pequena.
Se a criança não consegue alcançar o rosto do pai, o jeito é o pai se abaixar até uma altura onde a criança possa beijá-lo.
Foi isso o que Deus fez, o homem não poderia mais, por causa do pecado, ver a sua face, por isso Ele “se abaixou”, na figura de seu filho Jesus.
Jesus é o único meio de o homem alcançar o rosto de Deus, só Jesus é o caminho da salvação;
Não há outro. Pode pular e pular, mas só Jesus pode te dar a salvação e te perdoar os pecados que te afastam de Deus.
Mas novamente o homem virou as costas para Deus, rejeitando a Jesus e o crucificando sem ter cometido crime algum.
É difícil acreditar que a humanidade tenha rejeitado um presente tão maravilhoso, uma proposta tão amigável de reconciliação.
Mas Deus, através do sangue derramado de Jesus se reconcilia com todo aquele que recebe a Jesus como o único Senhor da sua vida e confessa que ele é o filho de Deus que tira o pecado do mundo.
Jesus veio para todos, mas nem todos o aceitaram. Mas a todos quantos o receberem terão o DIREITO de serem chamados filhos de Deus.
Que tremendo, não? Aceitando a Jesus é como se você nascesse de novo aos olhos de Deus. Você se torna uma nova criatura, as coisas velhas e o pecado ficam para trás e tudo se faz novo, você recebe uma nova oportunidade para se relacionar com Deus.
Mesmo sendo pecaminosos, Deus quer que nos voltemos para ele, e não apenas ele quer ser nosso amigo, mas quer que nós o chamemos de pai. Podemos com ousadia desfrutar dessa relação pai e filho.
E você? Quer hoje receber a Jesus como senhor da sua vida?
Quer nascer de novo e se tornar filho de Deus?
Faça comigo essa oração:
“Senhor Jesus, eu te recebo em minha vida. Entendo e creio que tu és o filho de Deus, o único que pode me perdoar os pecados e me reconciliar com Deus.
Eu abro o meu coração e confesso a ti os meus pecados, peço que o Senhor me perdoe e me limpe de toda iniqüidade.
Eu aceito o seu presente de salvação através do precioso sangue de Jesus que foi derramado por mim.
Agradeço pelo teu amor, e agradeço por que agora posso te chamar de pai.
Que eu possa viver como um filho de Deus, vitorioso sobre o mundo e sobre o pecado.
Em nome de Jesus. Amém.”
Essa foi a melhor decisão que você poderia tomar em sua vida.
Que deus te abençoe em sua jornada na fé.
Aurea Souza

Injustiça humanaxJustiça de Deus

Imagine que você esteja trabalhando em uma grande empresa, onde você é um funcionário antigo que trabalha direitinho, faz hora extra, “puxa o saco do patrão”, nunca causou nenhum tipo de problema dentro da empresa.
Contudo, você nunca recebeu um aumento, e nunca foi reconhecido por seus serviços. Então chega um novato que acha que sabe tudo, consegue em pouco tempo uma promoção e um salário melhor que o seu.
Responda sinceramente: Qual a primeira palavra que te vem a mente sobre essa situação?
Você pensou: “felicitações” ao novato, ou “injustiça!” ?Somos humanos e dificilmente você de coração demonstraria felicidade por alguém que está num lugar que deveria ou poderia ser seu.
Muitas vezes nos sentimos assim injustiçados, e até sofremos “injustiças involuntárias”, quando vemos, por exemplo, uma pessoa de mau caráter progredir na vida todo feliz. Aí você pensa: “E eu que sou cristão, faço tudo certinho, mas não tenho tanto quanto aquele fulano e ainda estou desempregado.”
E quando você, que como eu quer ser mãe, assiste aos noticiários e vê casos e mais casos de meninas menores que engravidam, casos de aborto, casos de abandono de crianças, enfim... Tudo isso é revoltante, ainda mais quando você pensa:”Tanta gente despreparada tem filhos, e até quem não quer tem, e eu não consigo.”
Que injustiça! Seria a definição disso.Bem,não é questão de amargura, despeito ou inveja, até porque inveja é querer o que é dos outros. Nunca queira o que é dos outros, mas corra atrás do que é seu, se eles conseguem, você também consegue.
Devemos com as injustiças da vida nos fortalecer e nos tornar pessoas melhores e aprovadas por Deus. Ele não deixa nehuma injustiça passar em branco, Ele está vendo tudo, e no tempo certo te exaltará.
E quando isso acontecer, não pense que é por mérito seu, e nem se utilize das bênçãos para humilhar os outros.
Estava assistindo o reality show “A fazenda”, e achei muito bonita a história de vida do participante Carlinhos.
Mas é interessante como quando nas horas em que estamos prosperando aparece a família toda de onde nem se imagina, e todos se dizem ser amigos.
Esse moço Carlinhos estava entre os finalistas para levar o grande prêmio, e muitos acreditavam que a família que o havia abandonado retornou apenas por interesses. Esse rapaz não ganhou o jogo, mas deve ter ganhado paz no coração ao liberar perdão e aceitar a família, mesmo tendo sido rejeitado no passado.
Ele poderia ter virado as costas e nem querer saber de ninguém e dizer: “É justo, é o troco pelo que vocês me fizeram.”
Numa situação de injustiça também se encontrou José, que foi vendido como escravo pelos irmãos e foi afastado de seu pai e de seu país. José por causa de outra tremenda injustiça passou parte da sua juventude em uma prisão. E as prisões não eram tão confortáveis como as de hoje. Imagine quanta mágoa e revolta ele poderia ter sentido, afinal ele havia sido vendido pelos irmãos e preso sem ter feito absolutamente nada.
Mas Deus não nos deixa ser injustiçados, e José foi liberto e se tornou depois o maior governador que o Egito já teve.
Mas José não se aproveitou dessa posição para dar o troco, e nem virou as costas para a sua família. Ele liberou perdão e chamou a todos para morarem no Egito com ele.
A questão não é o quanto você tenha sido injustiçado, mas sim qual a sua atitude em relação a essa injustiça.
Talvez você tenha sido injustiçado ou traído por alguém próximo,ou até mesmo pelo seu cônjuge. Não estou subestimando a dificuldade em perdoar, não estou fazendo pouco dos seus sentimentos, sei que é difícil- ou até humanamente impossível aceitar a injustiça. Queremos logo que a justiça seja feita em nosso favor, queremos logo a vingança.
Mas nenhuma “vingança” é maior do que liberar perdão, pois o inimigo quer que você se corroa em mágoa e revolta. E se você perdoar, o diabo sai perdedor, e você se vinga do verdadeiro vilão da história.
Deixa as coisas acontecerem e Deus vai preparar o caminho da sua vitória.
Ainda como exemplo o reality show da tv, o ganhador foi no mímino inesperado,muitos acharam até injusto, pois ele foi um rapaz polêmico e pouco autêntico no jogo. Ele ganhou um milhão de reais, e aí a gente se pergunta: “Não é muito dinheiro para quem nem precisa”?Seja como for, não podemos olhar para o que acontece com os outros.
A Bíblia diz que não devemos cobiçar a prosperidade do ímpio. “O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio sabe sondá-lo. Quando triunfam os justos, há grande festividade; quando, porém, sobem os perversos,os homens se escondem.” Provérbios 28: 11-12. Medite nisso e que você encontre conforto em meio a injustiça, saiba que Deus tem orgulho dos seus filhos quando enfrentam com coragem as dificuldades. Logo chegará o seu momento de ser honrado e os justos se alegrarão com você!
Beijos
Aurea Souza

Mulheres estranhas

“O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de faraó: moabitas, amonitas, edomitas e hetéias, das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes aos seus deuses.
A estas se uniu Salomão com amor. E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus...” I Reis 11
“Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se tem separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus, porque tomaram suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nessa transgressão.
E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito.” Esdras 9
Esses dois textos tratam de uma forma de corrupção, uma espécie de prostituição cultural e espiritual.
No caso de Salomão, vê-se que ele teve muitas mulheres, não só pelo fato de ser mulherengo, mas também porque tinha interesses políticos. A união com filhas de líderes de outros países garantia paz, estabilidade financeira e comercial, além de dar a Salomão uma grande sensação de superioridade e poder.
Acontece que essas alianças políticas e familiares não eram agradáveis aos olhos de Deus. Salomão tinha tudo o que precisava sem ter que se unir a mulheres estranhas, elas fizeram perverter o seu coração.
Cada uma delas veio com sua cultura e religião, e Salomão foi cedendo a esses hábitos e cultos pagãos.
O pior nem é o fato de ele ter se unido a essas mulheres, o pior é a desobediência que ele demonstrou, pois Deus já havia deixado claro que ele não deveria fazer esse tipo de aliança e o que aconteceria se ele o fizesse.
Salomão não poderia dar uma de “desentendido” perante Deus, até porque ele foi o homem mais inteligente que existiu, ele errou feio e sabia disso.
Tanto no caso de Salomão quanto no caso relatado em Esdras, vemos que a prostituição vem de onde deveria vir o exemplo: dos líderes. Eles foram os primeiros a cair nessa transgressão.
Os líderes podem muitas vezes errar e escandalizar o povo com sua conduta, muitos cedem à “mulheres estranhas”.
São muitos os políticos e até pastores que se dizem evangélicos que cedem a corrupções e provocam escândalos. Todo tipo de corrupção pode ser uma “mulher estranha”, pode ser a droga, o álcool, desvio de dinheiro, crimes de qualquer natureza, enfim.
Talvez você nunca tenha experimentado nenhum tipo de droga, mas já encontrou amigos que lhe oferecem insistentemente essa “mulher estranha”, falam de tudo de bom que você pode sentir ao se unir a ela e até dizem que você será um fraco se não experimentar. Eles só não dizem que depois esse caminho traz a ruína, pois foi isso o que aconteceu com Salomão por causa do seu pecado.
Talvez você tenha a oportunidade de crescer em sua empresa, mas para isso você deve fazer algo errado, deve passar por cima das pessoas e conquistar dinheiro de forma ilícita.
Parece fácil, mas não é o melhor caminho.Salomão sabia disso... Não ceda à “mulher estranha” da corrupção.
Pode ser que apareçam em seu caminho mulheres muito bonitas que facilitam para você, e você pode sentir-se tentado a ceder. Essas são mulheres estranhas, você tem a sua e deve ser feliz com ela, nunca ceda a prazeres momentâneos.
Quem sabe você congrega, mas às vezes sente vontade de não ir à igreja, pois poderia fazer muitas outras coisas, poderia ir a qualquer outro lugar ao invés disso. Essas são tentações das quais você deve fugir.Tudo o que te induz a não buscar a presença de Deus são “mulheres estranhas”.
Outro dia ví uma reportagem sobre rachas de carro, e como as pessoas não medem esforços em uma prática ilegal e perigosa. Os que praticam o racha colocam Deus em último lugar. Também deixam em segundo plano a própria vida, a vida dos outros e a lei de trânsito.
Uma dessas pessoas ao ser entrevistada disse: “Tudo o que eu poderia gastar comigo, eu invisto no carro”. Tudo para poder tirar um racha com alguém.
Muitas pessoas colocam um carro na frente de Deus, e esse pecado não é em nada diferente do pecado que vimos nos dois textos bíblicos.
Outros colocam cachorros na frente de Deus, e esses animais se tornam mais do que animais de estimação, se tornam ídolos, que precisam ser quebrados. Enquanto crianças morrem de fome, muitos cães dormem em colchões de nenê, fazem acumpultura para tirar o stress e tomam banho de ofurô.
Deus não se agrada disso, essa conduta é abominável aos olhos de Deus, que não tolera inversão de valores.
Deus te ama e quer sua total atenção, quer você por inteiro. Deus é um Deus zeloso, ciumento, não divide sua glória com ninguém e nem o seu louvor dá a imagens de escultura.
Deus quer o seu coração e quer ver você livre do laço da “mulher estranha”.
Talvez você nem tenha forças para se libertar dos pecados e vícios, você até sabe que precisa, mas simplesmente não consegue.
Entregue-se a Deus, a boa notícia é que Ele te entende e pode te libertar.
Além disso,Deus é fiel e cumprirá o que te prometeu, mas você precisa entregar-se a Ele totalmente, você deve ser fiel a Deus e não se unir a nenhum tipo de “mulher estranha”.
Seja abençoado e que Deus seja o seu único alvo e motivação.
Até
Aurea Rikaczewski

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Age of empires

"Quanto a mim, porém, ando na minha integridade; livra-me e tem compaixão de mim.
O meu pé está firme em terreno plano; nas congregações bendirei ao Senhor.
O Sennhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?
O Senhor é a fortaleza da minha vida ; a quem temerei?
Os malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos eles é que tropeçam e caem.
Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim uma guerra, ainda assim terei confiança...
Ensina-me, Senhor, o teu caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam" Salmo 26-27

Instalamos em nosso computador um jogo muito legal chamado "Age of empires" (Era dos impérios). Nesse jogo você é um desbravador e sua missão é explorar o território e implantar aldeias. Você começa o jogo com alguns camponeses, que sob suas ordens, caçam, mineram e recolhem lenha. Ainda você precisa construir casas, muralhas e formar um exército.
O inimigo pode atacar a qualquer momento, por isso o povo não pode estar nem muito espalhado e nem muito tempo em um lugar só.
A medida em que o explorador anda, o lugar ao redor se ilumina, e um novo pedaço do mapa é desvendado. A intenção do jogo é desbravar toda a área, até que tudo fique iluminado, pois onde pisar o pé do explorador se torna um território conquistado.
E quanto mais o explorador avança, mais o exército inimigo fica furioso, pois eles também querem explorar e dominar o território. Há risos e palavras de ameaça do inimigo.
É um jogo um pouco difícil de se jogar, mas eu me diverti muito.
Também pude aprender algumas verdades espirituais com isso...
Deus nos colocou nesse mundo como desbravadores, peregrinos. Nesse mundo também encontramos forças inimigas que podem sair das trevas a qualquer momento para nos atacar,
e precisamos estar preparados para isso.
Muitas vezes não temos essa percepção do mundo espiritual, mas onde nós pisamos, também iluminamos e conquistamos territórios inimigos.
Por onde você vai, saiba que a luz de Cristo brilha, e à medida em que isso acontece, as trevas vão saindo, e você pode ver a paisagem ao redor.
Você já entrou em uma casa para visitar alguém e depois a pessoa diz que sua visita trouxe uma paz diferente? Ou então você já visitou alguém e saiu da presença dessa pessoa mais leve e em paz?
Isso acontece quando contagiamos ou somos contagiados pela luz de Cristo, e isso nos faz deixar de lado toda preocupação e desânimo.
Quando oramos por alguém e a enfermidade vai embora, quando intercedemos e a bênção acontece, quando louvamos e sentimos a presença de Deus, quando ministramos o conforto sobre a vida de alguém, são em situações como essas que vamos avançando com a Luz de Cristo e conquistando territórios.
Assim devemos fazer nossa luz brilhar, e não ficar acomodados em um lugar, escondendo a nossa luz.
E quanto mais avançamos, assim como no jogo, mais o inimigo se irrita e avança furiosamente.
Já sentiu-se "odiado" por alguma pessoa e nem sabe o porquê? Enfim, podemos ser odiados e perseguidos sem nenhuma razão aparente, mas Jesus já nos advertiu sobre isso. Ele disse que seríamos odiados por todos por causa do evangelho. Sabemos que podemos ser injuriados, perseguidos, humilhados e acusados falsamente por amor a Jesus.
No texto que lemos, o salmista fala que o seu pé está firme em terreno plano. Assim também nós devemos avançar aos poucos, sabendo onde estamos pisando. No jogo, a tela se ilumina à medida em que o explorador avança, e isso dá segurança para ir adiante, podemos saber o que tem pela frente.
No jogo a sua intenção é implantar um povoado, se espalhar, e o inimigo tenta frustrar a todo custo a sua estratégia.
Da mesma forma nós fomos chamados para avançar, ganhando pessoas para Cristo e povoando o céu. Devemos fazer valer a nossa vocação e fazer o possível para "saquear o inferno e povoar o céu".
O evangelho precisa avançar, só assim Jesus será entronizado entre as nações. À medida em que o evangelho alcança um povo, o inimigo perde território.
Ouvi dizer que existe uma tribo indígena na amazônia que nunca teve contato de nenhuma natureza com o homem branco. É claro que é do interesse do inimigo que essa parte do mapa permaneça escura, inexplorada. Para isso, o diabo usa de justificativas aparentemente boas como : Ninguém pode se aproximar para evitar que eles percam a cultura, e não corram o risco de adquirir doenças próprias do homem branco.
Mas quem será o explorador disposto a desbravar essa terra em trevas, mesmo contra todos?
Enquanto todo o território não for desbravado, o jogo não termina. Assim como o fim não virá enquanto o evangelho não for pregado a todos os povos e a toda criatura de todas as tribos, línguas e nações.
E nesse jogo também vemos que o explorador não trabalha sozinho, ele tem camponeses, sem os quais não poderia avançar. Ele também pode pedir ajuda da grande cidade, e eles enviam pessoas, soldados, mantimentos e até dinheiro. Os camponeses trabalham muito lenhando, minerando e caçando para o bem da aldeia.
Assim, no reino de Deus também devemos ser colaboradores. As igrejas devem ser como a cidade grande na ajuda para os missionários.
Devemos entender que o missionário não é "representante da igreja" em um lugar, ele "é a igreja" onde quer que esteja.
Assim como o explorador vai com a bandeira de seu país e tem cada terreno conquistado como colônia, também o missionário leva o reino de CRISTO e onde quer que haja um trabalho missionário, alí é território do Senhor Jesus.
Temos pensado muito em abrir um ponto de pregação, para que depois se solidifique uma igreja, mas sabemos que essa é uma tarefa a ser executada com cautela e precisamos nos preparar com recursos, principalmente cobertura espiritual.
Assim, não tenha medo de avançar em sua visão ministerial, mas tenha em mente que você precisa de oração e não se arrisque a andar sozinho.
Que Deus te dê um coração corajoso de explorador e que você leve a bandeira de Cristo, fincando-a em lugares ainda não explorados que precisam ser revelados através da luz de Deus.
Até mais
Aurea Souza