sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bem Afinado



"Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com órgãos.Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor". Salmo 150:4-6
As pessoas costumam usar o seguinte jargão evangélico: "ser instrumento nas mãos de Deus". Mas o que de fato é ser instrumento nas mão de Deus?E se você fosse de fato um instrumento, qual instrumento você gostaria de ser?
Vamos analisar um piano, por exemplo, cheio de teclas. O piano funciona assim: o músico fere a tecla correspondente a nota musical, e lá dentro um martelinho é acionado e fere uma corda. Essa corda vibra, produzindo o som, e o som, por sua vez é amplificado pela caixa de ressonância que é o próprio corpo do piano.
Já um violão por sua vez, funciona quando o músico fere uma corda e essa corda vibra produzindo o som que será amplificado pela caixa de ressonância que é o próprio corpo do violão.
Não há uma ligação tão direta entre músico e instrumento nesses dois casos.
De modo que se eu pudesse escolher, gostaria de ser uma flauta transversal.
Isso porque a flauta transversal é diferente de todos os outros instrumentos de sopro. Todos os outros possuem um bocal já pronto e definido. A flauta transversal possui apenas um orifício por onde passa o ar, e assim o som é produzido. O músico faz a embocadura, controlando a emissão de ar e controlando o movimento de lábios.
A flauta é composta de três partes: cabeça, corpo e pé. Ela possui um conjunto de chaves que se forem acionadas não produzem som algum, é um instrumento dependente.
Ela apenas produzirá som quando o músico soprar e o ar fluir por dentro dela. É o fôlego de vida do músico que faz da flauta um instrumento vivo.
Se o instrumentista tiver fome, estiver cansado, resfriado, com dor de cabeça ou com muito sono, a produção musical será comprometida. O estado do instrumentista interfere diretamente no resultado final da produção do som.
Se um violonista ferir uma corda de seu violão, ela vai produzir o som da mesma forma, por mais fome, cansaço ou dor de cabeça que o músico tenha.
Ou seja, como instrumento nas mão de Deus você apenas produzirá som quando depender totalmente Dele. É o fôlego de vida do próprio Deus em você que te faz ser um instrumento vivo, que produz boa música.
É o Espírito Santo que flui em você que te faz soar a melodia de Deus para a vida das pessoas. Quantas vezes você já foi usado para falar algo que abençoou a vida de alguém? Quantas vezes, sem nem ao menos entender por que, você ministrou algo sobre a vida de alguém, algo que essa pessoa realmente precisava ouvir? Quantas vezes você já deu uma palavra de ânimo para alguém que já estava prestes a desistir?
Isso, meu amigo, é o Espírito de Deus fluindo em você, fazendo-o soar uma melodia de acordo com a vontade do músico.
Seja dependente das instruções de Deus para sua vida e assim você será um instrumento nas mãos do Senhor.
Como todo instrumento, a flauta é cheia de surpresas e macetes, o músico precisa conhecer o seu instrumento detalhadamente. É necessário disciplina, muito tempo de ensaio para se conseguir tirar um som limpo e agradável.
Até hoje existem notas agudas, verdadeiras façanhas, que ainda não consegui alcançar. É uma alegria muito grande quando descubro habilidades novas e alcanço uma nota que não conseguia antes.
Assim também é Deus com relação a você. Deus te conhece como ninguém, só ele sabe até onde ir com você, ele conhece suas capacidades. Sabe o que você pode e o que você não pode, por isso nunca te vem provações além do que você possa suportar.
Ele tem prazer em se surpreender com você, em ver o seu progresso dia após dia. Deus quer extrair o máximo de você, até aquela nota agudíssima, aquela que conseguir fazer é um verdadeiro desafio. Mas acredita que você pode, e se você passa hoje por um aperto, por uma provação, não se preocupe. Deus está extraindo o melhor de você.
Sabe que quando eu comprei minha flauta pensei que fosse um instrumento que não necessitava de afinação. E de fato, ela vem afinada e não se deve mexer na afinação padrão.
Mas ela pode ser afinada, e o processo é complicado. A flauta possui uma tampinha de rosquear na cabeça, e quando você remove essa tampinha, vê que existe lá dentro uma cortiça, que se for pressionada, muda a afinação do instrumento.
Só que apenas um profissional autorizado pode fazer esse procedimento, do contrário a flauta pode ser danificada e nunca mais produzir uma afinação adequada.
Então, se você é um instrumento, esteja preparado para afinações. O processo de afinação pode ser até doloroso, pode até doer e apertar, mas é necessário.
Muitas vezes Deus vai precisar abrir a tampinha do seu coração, lá onde só Ele pode mexer e remover os seus pecados, trazendo-o de volta à afinação que Ele deseja.
Pode ser estranho ter o coração aberto, exposto perante Deus, mas é por amor e zelo por você que ele precisa fazer esse procedimento delicado.
Diga como Davi: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno".
Ou seja, Davi, como instrumento, pede que Deus o avalie e o traga de volta à afinação.
Outro ponto que gostaria de ressaltar é que minha flauta custou caro. Na realidade, custou-me o salário de um mês inteiro, e foi paga à vista.
Só eu sei o quanto trabalhei para conseguir adquirí-la.
Assim também você custou nada mais nada menos que o precioso sangue do cordeiro, já pensou nisso? Jesus pagou um alto preço por você.
"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado"...
Isso está escrito em I Pedro 1:18-19, e certamente nos faz refletir sobre o valor que temos.
Quando eu comprei minha flauta, minha expectativa era de que ela produzisse um som agradável; assim Deus também pagou um alto preço por você, e espera que você produza boa música.
Tenho um zelo enorme pela minha flauta, limpo bem por dentro para que a umidade não crie manchas com o tempo. Isso porque a flauta é feita de metal, que em contato com o ar quente, produz gotículas de água. Se não for seco, isso diminui o tempo de vida útil do instrumento.
Na nossa vida é assim também; Deus nos limpa e seca bem por dentro para que o pecado não deixe nehuma mancha e venha a "oxidar" nossa vida.
Certa vez, uma das chaves da minha flauta se quebrou, e era uma chave que fica bem no meio. Interessante é que do outro meio para lá, nenhuma chave funcionava por causa daquela que havia se quebrado.
Por sorte, percebi que era apenas um pequeno ferro que havia se deslocado e eu mesma pude arrumar.
Não queria ver minha flauta quebrada, fiquei preocupada quando isso aconteceu.
Assim também Deus quer te ver bem e feliz, e se algo ruim acontece em sua vida, ele se entristece e se preocupa. Deus quer que você esteja funcionado em todas as áreas da sua vida, pois se apenas em uma delas você tiver problemas, as outras ficam comprometidas.
Deus não medirá esforços para te ajudar quando você precisar, ele sabe consertar o instrumento que ele mesmo criou.
Assim, seja verdadeiramente um instrumento nas mãos do Senhor
Essa é a essência de ser usado, de ser instrumento.
Que o Espírito Santo flua em você, fazendo-o produzir boa música e lembre-se que Deus zela por você e te comprou por um alto preço.
Beijos
Aurea Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário