
Meus dias tem sido normais; tediosos, até.
Sabe quando você sente-se à deriva? Dia após dia você espera e nada acontece. Aquela imensidão de mar à sua frente e você não vê nada além de água.
Sabe quando você sente-se à deriva? Dia após dia você espera e nada acontece. Aquela imensidão de mar à sua frente e você não vê nada além de água.
É chato esperar que a situação mude, ainda mais quando não se tem expectativa de quando ou se vai de fato mudar.
Ando tão desanimada de esperar que já faz alguns dias que nem tenho feito postagens para o blog. Às vezes é necessário um pouco de emoção na vida, novas experiências, até mesmo para que você possa compartilhá-las com os outros.
Sabe que eu tenho me preocupado com isso, com o modo como tenho gasto minha vida.
Na realidade, quero ter vivido bem e ter trabalhado com excelência para Deus e para a sociedade quando for uma senhora idosa. E olha que já tenho 30.
Aquele lance de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro é verdade, saibam os jovens que esse desejo vai pegar vocês um dia.
Talvez o amadurecimento que vem com a idade nos faça ter uma nova perspectiva da nossa existência.
Aí você para e pensa em como tem vivido a sua vida e o que já conseguiu conquistar. Que legado eu tenho deixado para o mundo e para os meus filhos? Ou mais ainda, como será que eu seria lembrado se partisse hoje? Será que eu vou passar pela vida despercebido?
Se você perder tempo questionando esses temas, vai ficar maluquinho.
Para mim, pelo menos estou trabalhando na etapa do "escrever um livro"; e quando tivermos nosso filho, plantaremos uma árvore no quintal.
Mas esse sentimento é o mesmo que teve o rei Salomão.
E ainda tem um detalhe: ele teve filhos, plantou não apenas uma árvore, mas "fez para ele hortas e jardins, e plantou neles árvores de toda espécie de fruto"; e ainda escreveu palavras que estão no maior de todos os livros: A bíblia!
Porém, nem com tudo isso ele alcançou satisfação, não conseguiu preencher o seu vazio.
Não que todas as suas conquistas não tivessem sido boas, mas colocar a sua felicidade nelas é o problema. A realização pessoal não depende de realizações e conquistas materiais.
Salomão levou toda a sua vida para descobrir isso, e ele era o homem mais inteligente que se teve notícia.
Então Salomão pensa em sua vida, todas as coisas que fez e tudo o que havia conquistado, e pensa em seu grande legado. Mas de que vale um legado, sendo que não podemos saber quem herdará o que é nosso e se cuidará com zelo dos nossos bens ou não?
Ele chega à deprimente conclusão que tudo é vaidade e correr atrás do vento. Ou seja, todas as facilidades do mundo são vãs, são fúteis. Todas as suas conquistas são efêmeras, aquilo que você lutou tanto para conquistar, vai se perder e estragar um dia.
Se você pensar assim, vai ficar deprimido mesmo, mas é por ser assim passageira que a vida deve ser aproveitada ao máximo.
Aproveitar ao máximo a vida não é fazer como Salomão que esbanjou dinheiro e teve todo tipo de mulher, mas é cultivar bons valores.
Dá para você se alegrar naquilo que Deus te dá, seja muito ou pouco. Salomão tinha muito, mas não era feliz pois sua motivação não estava em Deus. Mas ele acaba descobrindo que o resumo de tudo o que se deve aprender é temer ao Senhor e guardar os seus mandamentos.
Ele foi questionador e quis entender o porquê das coisas. Mesmo sendo o mais sábio dos homens ele não conseguiu.
Salomão só pode dizer o seguinte: O melhor é temer ao Senhor e guardar os seus mandamentos.
Assim, talvez Salomão com toda a sua fama e riqueza estivesse entediado, buscando por algo que ainda faltava.
E o outro lado também é real, talvez você tenha tão pouco e esteja pensando: "Mas isso não é vida!" Falta algo e você pensa que será uma pessoa realizada ao conquistá-lo.
Se assim fosse, Salomão tinha tudo para sentir-se um homem feliz e realizado.
Que você tenha ambições e sonhos, mas não corra atrás do vento por isso, não se estresse, não faça disso o alvo principal da sua vida.
Busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.
Sabe, talvez você como eu já tenha se sentido tão pequeno, tão imperceptível aos olhos das pessoas; talvez você esteja sentindo-se desvalorizado e quer algo mais da vida.
Quem sabe você esteja olhando para os seus amigos e comparada a eles, parece que só você não progrediu. Todos tem a sua casa, a sua família e são abençoados. E aí você pergunta: Mas e quanto a mim? Será que vai chegar a minha vez?
Não que esse sentimento seja inveja, mas é o tipo de cobrança que o mundo nos faz e nos sentimos frustados, querendo satisfazer a essas exigências. Fico triste quando sou questionada a respeito de emprego e tenho que responder que ainda não estou trabalhando. Ou quando sou questionada sobre filhos e tenho que responder que ainda não, mas quero muito.
É impressionante como o mundo pode ser cruel, e Salomão sabia disso.
E o que dizer dessas mulheres que andam correndo atrás do vento o ano inteiro para nessa época de carnaval mostrar o único "talento" que tem. Sem essa beleza exterior, essas mulheres não são nada, são vazias e fúteis, envergonham as mulheres de família. Aliás, como as mulheres hoje em dia estão se desvalorizando e se expondo gratuitamente.
O pior é que essas mulheres são tidas como exemplo, ícones de beleza e sensualidade. São elogiadas e assediadas por todos. Aí você, mulher virtuosa, se lembra que seu marido nem reparou no penteado que você fez pensando nele, chegou direto do serviço e foi dormir.
Não devemos nos espelhar nas coisas que o mundo faz, não devemos nos moldar a ele, como a bíblia diz.
Esqueça os padrões de beleza, status, cultura e tantos padrões que o mundo te impõe. Isso te faria correr atrás do vento. Aliás, é isso o que o diabo quer, ele quer que você passe a sua vida correndo atrás do vento, para que assim você deixe em segundo plano a obra do Senhor.
Se você é aquela dona de casa que cuida do seu marido, mas sabe que é capaz e tem inúmeras habilidades que as pessoas nem sabem que você tem, é hora de mostrar.
Sabe, surpreenda as pessoas a cada dia, crescendo no conhecimento da Palavra e investindo em você em todas as áreas.
Sabe, surpreenda as pessoas a cada dia, crescendo no conhecimento da Palavra e investindo em você em todas as áreas.
Não pare de sonhar, faça aquele curso que você já até desistiu de sonhar em fazer. Guarde suas economias para comprar aquele carro, não é impossível. Guarde suas economias para fazer aquela viajem especial com sua família. Esses são legados que você precisa deixar.
Você pode desfrutar do seu trabalho com alegria, mas com a consciência de que Deus deve ser engrandecido em todas as suas conquistas e decisões.
Lembre-se disso, e siga os conselhos do rei Salomão.
Beijos
Aurea Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário