quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A Ponte para Terabítia

"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai, senão por mim".
João 14:6

Certa vez assisti um filme que me deixou um bocado pensativa. Apesar de ser uma história fictícia, certas cenas me fizeram meditar sobre o maravilhoso plano de salvação de Deus para a humanidade. Trata-se do filme: "A ponte para Terabítia" que mostra o mundo de imaginação das crianças.
"A ponte para Terabítia" conta a história de um menino chamado Jess, uma história bastante sofrida.
Jess cresce num ambiente de dificuldades finaceiras, descaso por parte do pai e ainda tem uma irmãzinha que o aborrece. O rapaz sente-se triste por não ter o carinho esperado do pai, sendo toda a atenção voltada para Maybelle, a irmã menor.
Então na escola, onde não possui amigos por causa dos valentões, surge uma nova colega de classe, a garota Leslie.
Possuidora de uma imaginação fértil, logo Leslie conquista a amizade de Jess e se torna sua grande companheira de aventuras.
Eles descobrem um lugar muito bonito, secreto, e desse lugar fazem um reino: O reino de Terabítia.
Para chegar até esse lugar secreto, eles precisam atravessar um abismo, o obstáculo que os protege de invasores. Eles utilizam uma corda para pular até o outro lado onde fica o "reino" imaginário.
Na Terabitia imaginária, exitem moradores imaginários que esperam ansiosos por libertação, já que os espíritos do mal tomaram conta do que era um reino lindo e perfeito. Eles esperavam por um rei, e acreditavam que Jess e Leslie seriam aqueles que poderiam salvar o povo e reinar em Terabítia.
Todas as tardes eles iam até o seu reino e lá eram perseguidos por monstros e seres estranhos.
Um dia, no mundo real, Jess convida sua amiga Leslie para assistir um culto, e ela vai, usando seu melhor vestido.
No caminho de volta, Jess, Leslie e Maybelle voltam discutindo sobre o que aprenderam.
Jess fala que devemos acreditar na Bíblia, pois Deus manda para o inferno aqueles que não fazem o que Ele diz.
Aí entra uma resposta interessante de Leslie, ela diz: "Eu acho que Deus está ocupado demais mantendo a criação para ter tempo de condenar as pessoas ao inferno. Você crê porque você deve crer, e odeia isso; Eu creio na mesma coisa porque eu quero e acho tão lindo."
Bem, eu lí comentários pesadíssimos com relação a essa fala, uns acham que foi nociva, que Leslie nega a existência do inferno e o juízo de Deus sobre os pecadores, mas enfim...
De qualquer forma, eu também creio que Deus não fica por aí condenando as pessoas ao inferno, quem acusa é o diabo e quem se condena é o próprio pecador.
Deus nos dá a escolha de serví-lo e obedecê-lo ou não. Podemos aceitar Jesus como o único e suficiente salvador da nossa vida ou não. Deus disse que Adão não deveria comer do fruto da árvore do meio do jardim, mas Adão não obedeceu; ele ESCOLHEU morrer, pois Deus havia avisado que se eles desobedecessem, certamente morreriam.
Assim, o inferno já está preparado para o diabo, seus anjos e aqueles que escolherem o caminho do mal. Deus não precisa condenar ninguém, pois aquele que não crê no Filho de Deus está condenado.
Assim como o reino de Terabítia foi tomado por forças do mal, o mundo e toda a criação perfeita de Deus foi amaldiçoada por causa do pecado, por causa da escolha de um homem.
A bíblia diz que o mundo jaz no maligno, o diabo se apossou de um reino que não é dele, e assim como o povo de Terabítia, esperamos que o rei chegue e tome aquilo que é dele por direito. Por isso esperamos a volta do nosso rei Jesus.
Você precisa fazer sua escolha, se ainda não o fez; não por medo do inferno, mas por amor a Deus, e pela confiança que Jesus é o único que pode te dar a Salvação e te livrar do inferno.
Tantas pessoas vão à igreja porque acham que devem ir, para estar "em dias" com Deus. Outros dão o dízimo porque devem dar, e não sentem como se isso fosse um ministério, mas uma obrigação, apenas mais uma conta para se pagar.
Não é esse o objetivo de Deus, nunca a sua motivação deve ser dessa forma.
Deus quer te salvar, e te levar para reinar com ele, num novo céu e numa nova terra.
Mas assim como havia um abismo a ser atravessado para se chegar em Terabítia, o pecado também causou um abismo entre Deus e o homem, existe uma separação que impossibilita o homem de se achegar até Deus. As crianças do filme usavam uma corda para pular de um lado ao outro e ter acesso ao reino, mas e você, o que você acha que pode te aproximar de Deus? O que você pode usar para ir ao céu?
Vejamos: Talvez se você for honesto, fizer caridades, praticar a religião, e não tiver vícios, você vá para o céu. Vou continuar contando a história do filme e vou dizer o que você precisa fazer para chegar do outro lado onde Deus está, mas vá pensando: Porque você acha que vai para o céu? E o que faço para chegar lá?
Lembre-se que o inferno é uma questão de escolha, o céu também é. Não é uma questão de mérito, mas de escolha.
Bem, nossa história continua e por infelicidade Leslie vai sozinha atravessar o abismo com a corda para chegar à Terabítia, mas a corda se rompe e ela cai no abismo e se afoga na cheia do rio, devido à chuva da noite anterior.
Ela não conseguiu chegar do outro lado, morreu no abismo.
Jess poderia acabar com a brincadeira, pois sua melhor amiga acabara de morrer. Ele fica muito triste e pensa em esquecer Terabítia; além disso, o meio de acesso que era a corda já não existia, como ele poderia voltar?
Jess tem a idéia de construir uma ponte de acesso ao seu reino e continuar a brincadeira. O rapaz trabalha duro construindo uma ponte e agora quem quisesse poderia ter acesso ao seu reino.
Terabítia já não seria mais um lugar secreto, a ponte seria o único acesso seguro para se chegar.
Uma cena muito bonita é quando Jess se reconcilia com sua irmã menor e a chama para entrar no reino de Terabítia como nova rainha
Quando os dois atravessam a ponte, tudo muda, o reino fica belo e colorido.Jess e Maybelle são aclamados soberanos de Terabítia.
Mas aí eu aprendo que o acesso incerto e perigoso que era a corda não funcionou. Ou seja, se você pensa que vai pro céu porque é boa pessoa, é honesto e não tem vícios, você está enganado.
As pessoas criam "cordas" para chegar ao céu, mas elas quebram e você vai para o abismo. Nada que é produzido pelo homem pode te fazer reconciliar com Deus, isso é como tentar usar uma corda. Nenhuma penitência, nenhum voto, nenhuma oferta te aproximará de Deus.
A única ponte de reconciliação entre Deus e o Homem é Jesus. Ele é O caminho, A verdade e A vida. Não há outro caminho, não há outra verdade, e sem Ele não há vida.
Jesus não disse que era o caminho mais curto, ou um dos caminhos, mas Ele próprio declarou que é o único caminho.
Jesus abriu o caminho para o céu, agora temos livre acesso através dele.
Assim como Jess se reconciliou com sua irmã e a levou ao seu reino, Jesus se reconcilia com a humanidade, e vai nos levar para reinar com Ele.
Deus é um Deus de perdão e amor, que você receba e viva nesse amor.
Escolha o amor de Deus, existe uma ponte para se achegar a Ele e não sofrer a condenação.
Faça uma oração comigo:
"Senhor Jesus, eu te agradeço por ter vindo ao mundo e com a sua morte ter construído a ponte de reconciliação entre Deus e o homem.
Confesso que tú és o único caminho e que preciso da tua salvação.
Perdoa-me pelos meus pecados, sei que sem tí já estou condenado por causa deles.
Eu me arrependo dos meus maus caminhos e te peço, vem Senhor Jesus, morar em meu coração, pois já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.
Obrigado por ser minha segurança, meu salvador e por me aceitar em seu reino.
Eu te entrego a minha vida para te amar e te servir com todo o meu ser.
Em nome de Jesus,
Amém!"
Parabéns! Você acaba de tomar a mais sábia de todas as escolhas da sua vida.
Que você caminhe com Jesus em novidade de vida a cada dia!
Beijos
Aurea Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário